Você tem dificuldade em criar bons hábitos?

Maior Menor
Redação Jolivi

Redação Jolivi

14 junho 2021

Redação Jolivi.

Por Aharon Okada* 

 

Pode parecer duro em um primeiro momento mas é a real. Precisamos criar vergonha na cara.

O quanto procrastinamos, desistimos, damos desculpas para inúmeras situações em nossa vida que nos levam a ter uma qualidade de vida pior, limitação de conhecimento e mais amor no coração? Você já parou pra pensar?

Quanto do nosso tempo gastamos com coisas inúteis que poderiam ser melhor aplicadas se usássemos para subir a barra de alguns aspectos da nossa vida?

Criar hábitos mais saudáveis, praticar exercícios, ler, estudar… todos nós sabemos o quanto isso é valioso para viver melhor e evoluirmos como seres humanos.

Mesmo assim, seguimos gastando nosso tempo olhando a internet, as redes sociais ou receitas que nunca iremos fazer, vendo programas de rodas de discussão de futebol (aqui uma perda de tempo sem tamanho: três horas para falar sobre um jogo que durou 90 minutos e teve 50 minutos de bola rolando).

Não estou aqui falando pra todos largarem os celulares e começarmos uma revolução. A reflexão é sobre eliminar a distração com coisas menores e focar em coisas que já concluímos que são importantes. 

O primeiro passo? Parar de inventar desculpas e fazer uma autocrítica.

Antes de reclamar que não tem tempo, olhe no seu celular e confira quanto tempo você passou nas redes sociais. Um estudo de 2019 realizado pela GlobalWebIndex indicou que o Brasil é vice-campeão mundial em tempo gasto em redes sociais. 

Enquanto isso, assinamos e pagamos diversos produtos e informações que sequer utilizamos. 

Você sabia que a maioria das pessoas que se matricula em academias, cancelam ou desistem depois do terceiro mês?

Sabia também que as academias, sabendo disso e da falta de assiduidade das pessoas tem muito mais clientes do que aparelhos? E que se todas as pessoas que estão matriculadas na academia comparecessem, elas não conseguiriam nem entrar?

Quanto tempo você gasta para escovar os dentes? 2, 3, 5 minutos? uma média de 10 a 15 minutos por dia? Já parou pra pensar que de nada vai adiantar você escovar seus dentes durante 5 horas apenas 1 vez ao mês? Tudo é uma questão de consistência. 

E por que não conseguimos? 

Muitas vezes somos bombardeados por uma chuva de distrações.

Uma timeline que, intencionalmente, te puxa para ficar vendo só mais um vídeo, uma postagem. “Vou ver só mais um” — você pensa.

E quando vê, foram-se algumas horas. 

O problema se tornou tão grave que virou um mercado. Já existem apps e serviços que ajudam a te manter focado, tirar as distrações do caminho e criar hábitos de forma prazerosa.

Posso citar alguns mas a lista é enorme:

Existem inclusive músicas para te manter mais focado e diminuir a ansiedade. Procure por ‘binaural sounds’ no Google ou mesmo no Spotify.

Mas lembre-se: não adianta só tentar trazer hábitos positivos para sua vida. É preciso tirar os hábitos negativos.

E para isso existe uma regra simples que pode te ajudar: dificulte-os.

Se você come uma barra de chocolate depois do almoço, coloque em uma prateleira de difícil acesso, onde será preciso pegar uma escada para alcançar. Ou simplesmente, não compre.

Se você está acessando muito o Instagram, utilize funções de bloqueio ao app ou desinstale. Caso tenha que entrar pra ver algo necessário e nas exceções, você pode instalar de novo. Mas será bem mais chato o processo.

Use das automações e tecnologia a seu favor.

From hero to zero

Outro aspecto que nos faz falhar é achar que nos tornaremos um super herói.

Se queremos ter mais dinheiro e para isso precisamos investir, tendemos a achar que seremos Warren Buffet em 1 ano.

Quando temos como meta emagrecer ou ter um corpo definido, sonhamos em virar o Arnold Schwarzenegger ou a Gisele Bündchen em alguns meses.

Quantas vezes não ouvimos a célebre frase “mas eu faço tudo certinho e não estou conseguindo perder peso”?

Claro que algumas pessoas têm outras disfunções e situações adversas que dificultam esse processo. Falo aqui das pessoas não conseguem alcançar objetivos pois acham que essas coisas acontecem no curto prazo. Se você fez errado durante toda sua vida. Os resultados não vão vir em um mês.

Aposentadoria

Se você tem menos de 40 anos responda pra si mesmo. O que você faz hoje para garantir uma aposentadoria que te deixe com uma vida confortável no futuro?

Você investe seu dinheiro, certo? Pode ser que ainda não o faça, mas sabe e entende a importância disso, não é mesmo?

Agora responda: o que você faz hoje para cuidar da sua saúde e não ter doenças graves quando tiver 60 ou mais anos?

Por quê agimos com desleixo para nossa própria qualidade de vida quando somos mais jovens?

Muitas vezes ao não termos os benefícios de curto prazo e de forma concreta, passamos a ignorar as consequências de nossas ações deixando a conta pra depois.

Mas não espere os 60 anos pra saber responder:

  • o que eu faço para diminuir minha próstata?
  • como reduzir os efeitos da menopausa?
  • como faço para ter uma memória mais afiada?
  • por que minhas costas doem tanto?
  • por que tenho tanta insônia?
  • como faço para diminuir minha pressão?

Eu não sou perfeito. Escorrego em várias coisas que falei. Algumas partes foram escritas na primeira pessoa do plural não por acaso. Será que juntos a gente consegue chegar num lugar melhor?

SOBRE O AUTOR

*Aharon Okada é sócio e diretor de Tecnologia da Jolivi.

O órgão oculto que controla as suas emoções

Para combater a depressão e a ansiedade, é preciso regular o órgão chamado de "cérebro oculto", o verdadeiro maestro das suas emoções.

Veja aqui como é simples
Redação Jolivi

Redação Jolivi

14 junho 2021

Redação Jolivi.

Conteúdos Relacionados