Quer receber conteúdo exclusivo e gratuito "os 6 Principais Nutrientes"?

* Não vamos distribuir seu e-mail

Saiba como a vitamina C pode combater o câncer

Maior Menor

Tenho profunda admiração por Linus Pauling (1901-1994), um cientista americano que ganhou não apenas um, mas dois prêmios Nobel, um de Química e outro da Paz. 

Uma de grandes contribuições de Pauling na comunidade científica foi os seus estudos sobre a vitamina C. O americano era tão fascinado pela substância que consumia cerca de 18 gramas (e não miligramas!) por dia e, não à toa, morreu com 93 anos, convivendo durante décadas com um câncer de próstata sem incomodá-lo.

A vitamina C combate o câncer

Um estudo publicado pela Academia de Ciências norte-americana verificou que a vitamina C, quando administrada por via intravenosa (por meio de injeção ou cateter) e em altas doses, produz o peróxido de hidrogênio, um dos elementos que aniquila as células cancerígenas.

O mesmo estudo ainda mostrou que as células saudáveis não sofreram qualquer dano por conta da intervenção, ou seja, a vitamina C combateu o câncer, sem causar prejuízo ao organismo dos pacientes, diferentemente de muitas drogas e tratamentos.

E mais do que regredir as células do câncer, a vitamina C também está envolvida na síntese do colágeno, um dos componentes do tecido conjuntivo, que é uma espécie de “cimento” das células. Assim, ter colágeno em abundância e saudável, impede que as células do câncer invadam outros tecidos ou se expandam.

alimentos ricos em vitamina c: brócolis, kiwi, tomate, limão, laranja, morango e entre outros Consumir alimentos ricos em vitamina C também ajuda a combater o câncer!

As melhores fontes de vitamina C

Mesmo com resultados promissores por via intravenosa, também é possível combater o câncer, ingerindo boas fontes de vitaminas C, como frutas, verduras e hortaliças frescas:

  • acerola;
  • kiwi;
  • pimentão;
  • brócolis;
  • couve de Bruxelas;
  • e limão.

E a maneira mais simples e eficiente de ingerir a vitamina C todos os dias, combater o câncer e ainda conquistar outros benefícios é a seguinte: espremer um limão em um copo d’água e tomar em jejum

Água com limão realmente faz bem para saúde?

Sim, a água com limão faz bem e muito! Explicarei aqui o porquê.

Se você ainda não está familiarizado, o pH (potencial Hidrogeniônico) é uma escala logarítmica que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade das substâncias. Os valores variam de 0 a 14 e funcionam desta maneira:

  • Quanto menor o valor, mais ácido: pH de 0 a 6,9.
  • Quanto maior o valor, mais básico ou alcalino: pH de 7,1 a 14.

O pH do suco de limão é em torno de 2, ácido. Já o pH da água de torneira que passa pelo filtro é em torno de 7,5, alcalino.

O suco de limão, quando diluído em 200 ml (um copo quase cheio) de água, terá o seu pH aumentado e a água terá seu pH diminuído. Um limão gera em torno de 5 ml de suco. Portanto, um copo de água com limão espremido terá um total de 205 ml de volume (200 ml de água, pH 7,5; e mais 5 ml de suco de limão, 2), calculando a média aritmética ponderada, o pH da mistura será aproximadamente 7,36, levemente alcalino.

Limões sobre uma mesa de madeira Limão é um dos alimentos mais ricos em vitamina C.

Só para você ter uma ideia, o pH de alguns refrigerantes é de 2,5! Olha o quanto de ácido você está tomando, não é mesmo? Portanto, se a água com limão faz mal para seu estômago, como algumas pessoas têm divulgado nas redes sociais, imagine o estrago feito pelo refrigerante…

Já está comprovado pelas comunidades científicas de que a dieta alcalina ajuda a tornar o sangue levemente básico, auxilia no tratamento de doenças crônicas e dificulta o aparecimento do doenças, como câncer. E o limão, além de ser rico em minerais, contribui sobremaneira para a manutenção do pH do nosso sangue que precisa estar entre pH de 7,35 a 7,45.

Portanto, para combater o câncer, mantenha o seu sangue alcalinizado com suco de limão e diminua o risco de ter uma deficiência de vitamina C.

Há anos, eu tomo o suco de um limão diluído em 250 ml de água, todas as manhãs e recebo inúmeros depoimentos de pessoas que melhoraram a saúde, seguindo essa dica. Que tal amanhã mesmo você começar a adotar esse hábito transformador?

divulgação para a Semana Especial A Verdade Sobre o Câncer com Dr. Lair Ribeiro. Clique para participar