Buscar

Protetor solar, carne vermelha e gordura: derrubamos 3 mitos da saúde

Dr. Wilson Rondó

Especialista: Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

19 janeiro 2021

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.

Os conselhos “amigos” da sua saúde estão por todos os lados: nos telejornais, nos portais de internet, no Facebook e até nas dicas da vizinha.

Todo mundo pede para você abrir mão, por exemplo, da carne com gordura, do banho de sol na praia, do torresmo… enfim, de tudo que lhe dá prazer de viver, não é mesmo?

Com a ajuda do Dr. Wilson Rondó, médico, nutrólogo e um dos médicos pioneiros em Saúde Natural, separamos este espaço para derrubar os seguintes mitos da medicina desinformada:

  • “Filtro solar previne contra o câncer de pele e você deve usá-lo todos os dias.”
  • “Carne vermelha faz mal para saúde do coração”
  • “Gordura saturada aumenta o risco de doenças cardiovasculares e deve ser eliminada do seu cardápio”

Mito 1: Use protetor solar todos os dias

Independente da marca e do fator de proteção, os filtros solares são muito indicados para quem deseja ter uma pele jovem, bonita e saudável.

Porém esses produtos, especialmente aqueles que contém oxibenzona e octinoxate, são verdadeiros inimigos do nosso bem-estar e do planeta.

Segundo as pesquisas, o oxibenzona pode causar alteração hormonal e até câncer de pele. Isso porque ela age como se fosse estrógeno no corpo, alterando a produção de espermatozoides nos homens e aumentando as chances de desenvolver endometriose nas mulheres.

Além disso, os estudos afirmam que o octinoxate, uma substância muito recorrente nos protetores solares, está relacionado aos danos no DNA!

No meio ambiente, essas substâncias causam descoloração, danos genéticos e aumento das taxas de mortalidade aos corais e ainda comprometimento neurológico, endócrino e reprodutivo em organismos marinhos, como baleias, peixes, camarão, caranguejos, ouriços do mar e entre outros.

Os protetores solares são verdadeiros inimigos da nossa saúde e do planeta!

Que tal substituir os seus filtros solares pelo óleo de coco?

Conhecidos por sua capacidade de nutrição e hidratação, o óleo de coco tem sido usado também para recuperar o brilho e a maciez dos cabelos e da pele.

De acordo com a pesquisa publicada pela plataforma PubMed, o óleo pode melhorar o ressecamento, a coceira, a descamação e as rachaduras da pele.

E, mais do que isso, ele pode ser utilizado como protetor solar, já que é capaz de bloquear até 20% da incidência solar. É um percentual menor comparado a outros produtos disponíveis no mercado, porém para o uso diário é o suficiente.

Mito 2: Carne vermelha faz mal para o coração e para o planeta

Você tem que concordar comigo que o gado confinado é um desastre ecológico. Colocar os animais em confinamentos, cheio de glifosato, milho transgênico e com estrume infectado por e-coli, não é uma boa ideia do ponto de vista ambiental.

Por outro lado, a criação de animais a pasto, em pastagem rotacionada, permite que o gado fixe o carbono na terra, uma das suas importantíssimas qualidades.

Ou seja, cada vez que uma vaca dá um passo, seus cascos afiados empurram o capim – que é principalmente feito de carbono sequestrado da atmosfera – para dentro da terra. E o estrume de gado faz o mesmo.

Mito 3: Gordura deve ser removida da sua dieta

Proibir o consumo da gordura também é uma história antiga e uma recomendação baseada em pseudociência.

A afirmação de que a gordura saturada deve ser removida para reduzir o risco de doença cardiovascular tem dominado conselhos e diretrizes dietéticas durante quase quatro décadas.

Errou quem te disse que não pode comer carne gordurosa

Porém, o Dr. Wilson Rondó, durante os seus estudos diários, descobriu uma verdade incontestável.

Análise de dados de 72 estudos separados sobre risco cardíaco e ingestão de ácidos graxos, realizados pela Universidade de Cambrigde, cuja meta-análise maciça incluía dados de 600 mil participantes em 18 países, concluir que a gordura saturada NÃO está ligada ao risco de doença coronariana.

Portanto, volte as gorduras para a sua lista de compras. Isso inclui o óleo de coco, que já falamos dos benefícios, azeite de oliva, manteiga de animais criados a pasto e entre outros.

Agora que você derrubou os três mitos mais famosos da medicina desatualizada, continue lendo as recomendações da Jolivi para saber mais sobre a Saúde Natural.

Um ÚNICO remédio para 12 doenças?

Como prevenir, tratar e até reverter Diabetes, Pressão Alta, Depressão e outras doenças com um único remédio: a alimentação. Descubra com o nutricionista Gabriel de Carvalho os SuperAlimentos melhores que drogas prescritas.

Para saber mais, clique aqui
Dr. Wilson Rondó

Especialista: Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

19 janeiro 2021

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.