Buscar

Conheça 4 dicas práticas para dormir melhor

Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

17 novembro 2020

Redação Jolivi.

Você sabia que o primeiro pilar da boa saúde é o sono?

Dormir bem é algo que não depende de ninguém, a não ser de você mesmo.

É você quem deve colocar em prática, a partir de agora, todas as etapas da chamada “higiene do sono”, um passo a passo que vai te ajudar a mudar os hábitos na hora de dormir e, dessa forma, se aproximar cada vez mais do verdadeiro repouso da saúde.

Vamos juntos?

1 – Vá para cama mais cedo

Esqueça a história de dormir cada dia num horário diferente – você precisa treinar o seu cérebro para que ele entende que, a partir de um determinado momento, é hora de começar a “desligar”.

O horário que eu considero ideal é às 22h, ou 10h da noite.

E o bom sono, como você vai entender daqui para frente, não tem só a ver com a quantidade de horas dormidas, mas com a qualidade de sono.

2 – Troque as luzes da sua casa

Muita gente ainda tem o hábito de investir em lâmpadas brancas (aquelas de luz fria) para iluminar a casa à noite, o que causa uma confusão no nosso organismo. Quanto mais fria a luz, pior para o seu sono, acredite.

Isso porque a luz branca tem uma frequência muito próxima à da luz azul, que é a iluminação, por assim dizer, do céu diurno.

Então, quanto mais branca a lâmpada, mais o seu cérebro entende que está de dia – bagunçando, novamente, todos os complexos relógios que existem dentro de nós.

Portanto, é fundamental que você invista em lâmpadas de luz amarela e quentes à noite, para iluminar todos os cômodos da sua casa, até mesmo banheiro e cozinha.

3 – Prefira emoções positivas

Se você tem o hábito de ver filmes de terror, drama ou suspense, ou gosta de ver notícias trágicas em programas televisivos e sensacionalistas antes de dormir, tenho uma má notícia: seu cérebro acha que você está em verdadeiro perigo, e a última coisa que ele vai querer é dormir em paz, profundamente.

Por isso, não recomendo nenhum conteúdo com emoções violentas à noite, próximo à hora de dormir.

Prefira comédias, romances ou histórias leves para pegar no sono com mais facilidade.

4 – Evite erros no jantar

Se você está tendo problemas para dormir à noite, uma das causas pode estar na alimentação.

É um aspecto que, felizmente, pode ser facilmente corrigido, desde que você recebe as instruções adequadas.

O primeiro erro que algumas – atenção: eu disse algumas – pessoas cometem é eliminar, completamente, os carboidratos da última refeição do dia.

Essas pessoas não vão conseguir ter um sono reparador. Por quê?

Os carboidratos são importantes no processo de conversão do aminoácido triptofano em serotonina e, por sua vez, em melatonina.

Então, na falta de carboidratos, esse processo pode ser interrompido.

Não estou falando que os industrializados e refinados estão liberados à noite para te ajudar a dormir bem.

Mas um carboidrato complexo, como um pequeno pedaço de batata-doce, pode ser a peça que está faltando para você pegar no sono com mais facilidade e, acima de tudo, com qualidade.

Um interruptor para acabar com a insônia?

Cientistas descobriram uma técnica simples para você voltar a dormir em questão de minutos, sem interrupções e acordar revigorado pelas manhãs. Tudo o que você precisa fazer, antes de deitar na cama, é ligar o Interruptor do Sono localizado no seu cérebro.

Descubra tudo aqui
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

17 novembro 2020

Redação Jolivi.