Buscar

O que Dr. Victor Sorrentino diz sobre óleo de coco?

Maior Menor
Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

23 abril 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Hoje reservei este espaço para falar de um ingrediente que já faz parte da minha vida há muitos anos: MCT Oil, uma versão mais concentrada do óleo de coco. Ou melhor, a escolha e a separação de determinadas partes da gordura do óleo de coco.

Infelizmente, já falei aqui também, apesar de ser um nutriente riquíssimo e com variadas aplicabilidades, alguns profissionais da saúde ainda repetem que este e outros óleos ricos em gorduras de boa qualidade fazem mal, engordam, entopem as artérias…

Tudo isso porque não conhecem suas propriedades terapêuticas.

Ora, mas por que a ciência diz, então, que essa forma mais concentrada e sintetizada do óleo de coco é capaz de ajudar na queima de gordura?

É por isso que eu sempre repito: contra a ciência, os fatos, não há argumentos ou opinião. Você vai entender em breve.

O que é MCT Oil, óleo de coco concentrado?

Primeiro, você sabe o que significa MCT Oil? MCT ou TCM… ambas as siglas se referem à mesma coisa: triglicérides de cadeia média.

Os triglicérides de cadeia média são subtipos das gorduras saturadas, que são divididas entre: ácidos graxos de cadeia curta, média e longa, cada qual com propriedades específicas e conjuntas.

No caso dos MCT’s, uma das propriedades mais exploradas é justamente o seu potencial de fornecimento de energia de via direta, sem a necessidade da utilização de alguns mecanismos mitocondriais.

E o fato de poder ser utilizado como fonte de energia de forma rápida e diferente pode estar associado, em determinadas estratégias nutricionais, com uma possibilidade de aumento da termogênese.

Para que fique mais fácil de você entender, os triglicérides de cadeia média representam cerca de 62% da composição do óleo de coco.

Vale dizer que existe hoje uma discussão na ciência sobre o maior agente antimicrobiano do óleo de coco, que é o ácido láurico, ser classificado como triglicéride de cadeia média ou cadeia longa.

Mas no caso dos óleos de MCT, geralmente o ácido láurico não é incluído. Temos, no lugar, uma combinação dos ácidos caprílico e cáprico.

Ambos atuam em funções ligadas ao fornecimento rápido de energia aos músculos e cérebro, fortalecimento do sistema imunológico e melhora da digestão.

Estão escondendo ESTES remédios…

Atenção: estão mantendo sob sigilo ESTES remédios naturais de você.

Isso porque eles são mais seguros, econômicos e eficazes que drogas para combater doenças como Pressão Alta… Diabetes… Depressão… Artrose…

O Dr. Victor Sorrentino revelou TODOS neste vídeo (assista aqui).

E já que há uma possibilidade de que esse óleo se transforme em energia de rápida ação no organismo, diminuindo também a fome e a necessidade de outros substratos energéticos, muitos profissionais se utilizam desse concentrado para auxiliar no processo de emagrecimento.

O óleo de coco auxilia no emagrecimento saudável

Parece contraditório falar em um óleo “gordo” que pode ajudar a emagrecer, não é mesmo? Mas é verdade.

Isso porque o MCT Oil tem uma ação inibitória na grelina, o conhecido hormônio da fome, e estimula a leptina, o hormônio da saciedade.

Quando estes hormônios se mantêm em equilíbrio, a tendência é que seu corpo pare de sentir aquela vontade de comer grandes porções de alimentos, o tempo inteiro.

Isso foi evidenciado por um estudo da Oxford Brookes University, publicado no periódico Physiology & Behaviour. Os cientistas observaram que as pessoas que tomavam duas colheres de sopa de MCT Oil como parte do café da manhã acabavam comendo menos comida no almoço

Além disso, o uso de MCT Oil também auxiliou na redução significativa do peso corporal e a circunferência abdominal, quando ingerido em um plano alimentar adequado, como muitos estudos já evidenciaram.

Óleo de coco MCT é um grande aliado da dieta cetogênica

É por isso que as dietas low carb ou cetogênica encontram no MCT Oil um ótimo aliado: é uma gordura saudável, que fornece energia e pode estimular o estado de cetose nutricional — quando o corpo passa a utilizar a gordura como fonte primária de energia, no lugar do carboidrato.

Ou seja, O MCT Oil, aliado a uma estratégia alimentar adequada, pode fazer com que o seu organismo potencialize a queima de gorduras, o que contribui para o seu emagrecimento contínuo e duradouro, desde que você consiga gerenciar melhor a ingestão calórica ao longo do dia, claro.

O que os estudos já mostraram é que cerca 1 colher de sopa de MCT Oil, adicionado a um shake proteico, smoothie de frutas ou suco verde, já é suficiente para trazer resultados positivos para a saúde como um todo.

Mas no caso de dosagens individualizadas ou suplementos em cápsula (que já estão no mercado), converse com o profissional que te acompanha.

Apesar de termos focado em composição física e emagrecimento nesse texto, quero ressaltar que o MCT é estudado para diversas condições, principalmente para as alterações comportamentais. Por isso, vale a pena conhecê-lo.

Espero que a nossa conversa de hoje tenha te inspirado a seguir por uma rota mais saudável de vida.

Referências bibliográficas:

  • Physiol Behav. 2017 Oct 1;179:422-426;
  • Eur J Clin Nutr. 2014 Oct; 68(10): 1134–1140;
  • Int J Obes Relat Metab Disord. 2003 Dec; 27(12):1565-71.
Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

23 abril 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Conteúdos Relacionados