Verão: como curtir de forma saudável?

Maior Menor

Leitor, como está sendo o seu verão? Está conseguindo colocar em prática as recomendações da Jolivi?

Sei que essa época do ano ainda tem aquela atmosfera de festança, música e diversão. Por isso, estou aqui para dar algumas dicas importantes para curtir a estação de maneira saudável.

Como você deve imaginar, aprendi tudo com o nosso nutrólogo e cardiologista Dr. Lair Ribeiro.

Vamos lá?

Aproveitando o Sol de Verão

Se você é aquela pessoa que não sai de casa de jeito nenhum sem protetor solar, tenho uma mensagem que requer a sua atenção.

Tome muito cuidado e pesquise bastante sobre o seu produto!

Existem no mercado muitos filtros que não são eficazes para blindar o seu corpo dos perigos do excesso de exposição solar e que favorecem o aparecimento de câncer de pele.

Além disso, como sempre ressalta o Dr. Lair Ribeiro, é preciso atentar-se ao uso excessivo dos filtros porque os raios solares são muito importantes para o funcionamento do nosso organismo.

O sol, leitor, auxilia na produção de vitamina D, um dos componentes mais essenciais do seu corpo.

Essa vitamina é tão importante que, de acordo com as pesquisas que li indicadas pelo Dr. Lair, pode ser uma das saídas para as doenças crônicas e autoimunes, que são muito incidentes nas pessoas com faixa de idade avançada.

O mais importante é: deixe para trás a ideia de que o sol é o nosso inimigo! Ele nunca foi e nunca será um vilão, se soubermos utilizá-lo com segurança.

Enfim, aqui vão as recomendações gerais do Dr. Lair Ribeiro.

verão

3 Toques para o verão

  1. Um banho de sol perfeito precisa ser com mais de 80% do corpo desnudo;
  2. Os primeiros 15 a 20 minutos, fique no sol sem nenhuma proteção solar;
  3. Caso vá continuar exposto ao sol, utilize um filtro solar que realmente consiga proteger a sua pele.

Essa exposição, de 2 a 3 vezes por semana, seria suficiente para produzir a quantidade de vitamina D que necessitamos para nos manter saudáveis.

Anote essas dicas num bloquinho de notas e lembre-se delas quando for se expor ao sol.

Veja também: Não use o filtro solar (a não ser que…)

Água, sempre!

“Beba mais água!”.

Esta frase sempre vem à tona no verão e pode até soar um pouco banal no Brasil, um país que possui o maior reservatório de água do mundo.

Porém, as estatísticas mostram que 40% dos brasileiros, quatro em dez pessoas, andam desidratados pelas ruas.

É um grande paradoxo, não é mesmo?

A razão disso é que muita gente acha que o corpo pede água somente quando sua boa e garganta estão secas.

A verdade, segundo o que aprendi com o Dr. Lair, é que a sede não é o único indicativo para saber se você está devidamente hidratado.

É importante ressaltar que quanto mais idade você tem, mais essa percepção diminui e você acaba bebendo menos água. Esse é um dos grandes motivos de aparecimento de rugas com a idade.

verão

Muitas pessoas não sabem. Mas a água é tão poderosa que, em alguns casos, pode substituir o uso de um medicamento, a neosaldina.

A falta deste líquido no organismo pode desencadear dores de cabeça. Portanto, antes de usar o remédio para sanar esse mal-estar, beba 200ml de água!

Além da boca seca, diminuição da produção de urina e pele seca, existem outros sintomas que dão algumas pistas de que o seu organismo está passando por deficiência de líquido.

Sintomas da desidratação

São elas:

– Alergia, crise de asma, rinite e bronquite;

– Cansaço crônico e dores em geral no corpo;

– Prisão de ventre;

– Confusão mental e tonturas;

– Colesterol alto;

– Angina e infarto.

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Mas, leitor, muita calma.

Eu sei que você está ansioso para tomar trezentos litros de água para equalizar a sua hidratação e reverter diversas doenças.

Porém, segundo o Dr. Lair, se você começar a tomar a água de forma demasiada, o líquido pode fazer espoliação de todos os minerais do corpo.

A dica do doutor, então, para quem está desidratado e sofrendo algum dos sintomas citado é consumir 2 litros de água com uma colher de café de sal integral.

Diferente dos sais refinados, o sal integral – como sal do Himalaia, sal celta, sal marinho integral e sal do Tibete – traz muito benefício para o nosso organismo.

Eles são sais que regulam os fluidos corporais e dispõem de mais de 80 minerais extremamente benéficos que garantem o bom funcionamento corpóreo.

Entre eles estão: zinco, selênio, estrôncio, potássio, cálcio e magnésio.

Ah, e última coisa antes de finalizar.

Não tente substituir a ingestão de água pelo café, chá, refrigerante, suco.

O consumo de água, ela pura, é um dos pilares mais importantes e básicos para o seu bem-estar.

Que tal colocar essas dicas como metas para o verão de 2018?

Um recado breve…

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Veja também: Como Ômega 3 pode turbinar o meu cérebro?

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