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Oito dicas para tratar o diabetes naturalmente

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Você está com excesso de peso, não consegue largar doces e está sem tempo para exercícios físicos? Se respondeu sim para algumas condições citadas, você pode estar no alvo do diabetes tipo 2, doença já devidamente instalada em 12 milhões de brasileiros e que é companheira fiel de outras doenças, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Mais isso, provavelmente, você já sabe. E deve padecer de uma dificuldade insana em mudar de hábito, assim como 52,5% dos brasileiros com excesso de peso e 80% dos que são sedentários – contabilizados no levantamento do Ministério da Saúde.

Sou Dr. Wilson Rondó Jr., cirurgião e nutrólogo, um médico que contraria todas as recomendações oficiais e que consegue zerar o diabetes, sem drogas, sem cirurgias, sem aplicações artificiais de insulina, na maioria dos casos.

Em meus 33 anos de profissão, já atendi mais de 20 mil pessoas. Sete em cada dez já chegavam ou completamente diabéticos ou com o primeiro passo em direção à doença já dado (em uma condição chamada de resistência à insulina). Porém, consegui, por meio de um método natural, derrubar o diabetes e ajudei as pessoas conquistarem uma vida sem privações.

Por isso, hoje reservei este espaço justamente para revelar oito dessas dicas para tratar o diabetes naturalmente para qualquer um colocar em prática, do conforto da sua vasa. Basta ter compromisso e 20 minutos por dia.

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Comer saudável é um dos passos primordiais para tratar o diabetes naturalmente!

Os primeiros passos para tratar o diabetes naturalmente

Se alguém te comprovasse por A+B como ganhar mais dinheiro no final do mês, você seguiria fielmente as recomendações? Suponho que sim.

Pois bem, da mesma forma, a escolha alimentar correta e a atividade física frequente são ações comprovadamente efetivas para que você tenha mais saúde e trate o diabetes de forma natural.

São tão efetivas que, de acordo com um estudo público no The New England Journal of Medicine, os pré-diabéticos – pessoas que já conviviam com índices alterados de glicemia, mas ainda não podem ser enquadrados como portadores do problema – reduziram em 58% o risco de desenvolver a doença.

Por que, então, não adotamos estes hábitos como os primeiros passos para começar a vencer o diabetes?

Por que é preciso escolher bem os alimentos?

Primeiro, vale explicar, quem são os potenciais diabéticos tipo 2. O tipo 1 é associado a um problema autoimune em que o corpo tem, naturalmente, dificuldade em metabolizar açúcar. Em contrapartida, diabetes tipo 2 está intimamente ligado aos (péssimos) hábitos de vida.

Um organismo frequentemente bombardeado pela alimentação rica em carboidratos (arroz, pães, massas), açúcar refinado, fast food e produtos industrializados, é um organismo cheio de glicose, potencialmente diabético.

Para sair da corrente sanguínea e chegar às células, a glicose precisa de insulina, um hormônio produzido no pâncreas. Cada refeição cheia de carboidratos e de açúcares significa carga extra de serviço para o pâncreas. O órgão, então, fica cansado, exausto e começa a falhar na produção de insulina, o início do diabetes do tipo 2.

Além disso, em organismos já com excesso de peso, a insulina também tem mais dificuldade para transportar a glicose, devido ao estado de “inflamação” gerado pelos quilos a mais, estocando a energia em forma de gordura.

E o que você precisa para sair deste ciclo vicioso? Você precisa escolher alimentos que dão férias para o pâncreas, tomar muita água para que o rim trabalhe mais e em boas condições para excretar toxinas, além de fazer exercícios físicos para ajudar o corpo a queimar este estoque de glicose extra que foi armazenado em forma de gordura.

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Confira as oito dicas de como se alimentar melhor e saia da rota do diabetes

Oito rotas de fuga do diabetes

Para ajudar a fazer escolhas alimentares que aliviam a função do pâncreas e ainda ajudam a ter energia para começar os exercícios, listei 8 ações que são verdadeiros caminhos para tratar o diabetes naturalmente.

Elas são aplicáveis à rotina de quem precisa almoçar ou jantar fora de casa, priorizam alimentos in natura, aceleram o metabolismo e são compostas por produtos que dão energia, mas não elevam muito a necessidade do corpo em produzir insulina (os chamados alimentos de baixo índice glicêmico).

Vamos então aos caminhos:

1) Atenção: com fome, ninguém aprende a comer direito. Faça o planejamento de suas refeições quando estiver saciado (lista de mercado, lanches para entre as refeições, frutas que irá consumir ao longo do dia).

2) Aposte na batata doce ou abóbora assada. Estes dois alimentos oferecem energia por mais tempo ao corpo (espécies de bateria de longa duração), têm mais fibras e exigem menos insulina.

3) Coloque em vários saquinhos um mix de frutas secas com oleaginosas (damasco, ameixa, maçã, castanhas, sementes de girassol) e espalhe na bolsa, no ambiente de trabalho e em casa. Substitua as barras de cereais e bolachinhas por este mix. Elas são dois vilões mascarados que se apresentam como mocinhos da saúde.

4) Sempre acrescente fibras às refeições. Leve um potinho com chia, linhaça, quinoa, aveia ou amaranto e salpique as refeições feitas fora de casa. Esta técnica pode ser usada após fazer o prato no restaurante por quilo, por exemplo.

5) Não adianta só falar que faz. Beba, realmente, oito copos de 200 ml de água ao longo do dia, mas não ao mesmo tempo em que faz as refeições.

6) Inclua proteínas (carne, queijo magro, ovo, amaranto – sim, amaranto de novo) em todas as refeições, inclusive café da manhã.

7) Aposte no abacate, considerado um superalimento. Além de ampliar a saciedade, ter gordura do bem e dar energia, ele demora para ser absorvido pelo corpo e protege o organismo. Uma excelente forma de começar o dia ou intercalar o almoço e o jantar.

8) Consuma realmente alimentos integrais. Reduza o consumo de glúten e lactose (os grandes vilões da inflamação que abordaremos em outra newsletter). Na hora de comprar um pão por exemplo, atenção ao rótulo. O primeiro componente descrito nas letras miúdas revela se o produto não é uma enganação. Muitos aparecem como integrais, mas são compostos majoritariamente por “farinha de trigo enriquecida”. Não caia nesta cilada!

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