Buscar

Sinusite — Tratamentos Naturais para Aliviar Este Incômodo

Maior Menor
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

14 dezembro 2020

Redação Jolivi.

Sensação de peso no rosto, dor em cima e atrás dos olhos, coriza, cansaço. A sinusite é uma inflamação nas vias nasais bastante comum, mas muito desconfortável e não são poucas as pessoas que têm dificuldade de se livrar dela.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), entre 15 a 20% da população mundial é atingida por esta condição. Aqui no Brasil, a Faculdade de Medicina da USP mostra que 5% da população de São Paulo sofre de infecções crônicas.

Essa condição pode ser causada por vírus, fungos e bactérias. No entanto, outra causa pode estar escondida na sua alimentação, como falaremos mais a seguir.

Veja agora maneiras naturais de combater a sinusite:

Como tratar a sinusite de forma natural?

Os dados da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço mostram que a sinusite é a quinta maior causa para uso de antibióticos. Entretanto, o uso deste tipo medicamento deve estar restrito a situações comprovadamente causadas por bactérias e, sempre, com acompanhamento e prescrição médica.

Lembre-se ainda que o uso em excesso deste tipo de medicamento pode agredir sua microbiota intestinal, colônia de microorganismos responsável por te proteger de invasores, além de prevenir de outras condições como obesidade, Alzheimer, depressão…

Portanto, é interessante conhecer alguns tratamentos naturais que ajudarão a aliviar esses sintomas. Confira alguns alimentos e plantas que são muito úteis!

Estão escondendo ESTES remédios...

Atenção: ESTES remédios naturais são mais seguros, econômicos e eficazes que drogas para combater doenças como Pressão Alta... Diabetes... Depressão... Artrose...

Para conferir todos os remédios naturais, clique aqui

1. Chá de camomila

A camomila é bastante popular pelas propriedades calmantes. Porém, ela também apresenta ações anti-inflamatórias e antibacterianas. A união dessas três ações faz com que o consumo do chá de camomila ajude no alívio dos sintomas da inflamação nasal, além de reduzir as dores de cabeça.

2. Gengibre

Por sua poderosa ação anti-inflamatória, o gengibre consegue reproduzir os efeitos dos medicamentos não-esteróides, como a aspirina, o ibuprofeno e o paracetamol.

Então além de reduzir a inflamação, ele também pode diminuir significativamente outros desconfortos causados pela sinusite, como cansaço e dor.

O gengibre pode ser consumido in natura, adicionado na preparação de pratos ou mesmo ser fervido e consumido em chás.

3. Cúrcuma

Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma tem origem no Sudeste Asiático e é usada há milênios pela medicina ayurveda. O seu princípio ativo, a curcumina, tem forte ação contra inflamações e consegue reduzir o inchaço nos seios do rosto.

Uma pesquisa publicada pelo Alternative Medicine Review – A Journal Of Clinical Therapeutics mostra que a planta diminui 50% de edemas, inchaço causado pelo excesso de líquidos em tecidos do corpo.

Este é um dos alimentos anti-inflamatórios utilizados para temperar pratos, mas também é possível adicionar a cúrcuma em chás, café e até em leites vegetais, como o leite de amêndoas, por exemplo.

4. Água oxigenada com água destilada

Preparar uma solução de água oxigenada 3% de 10 volumes com água destilada também é uma alternativa para quem deseja tratar os sintomas da inflamação nasal de forma natural.

Use sempre a proporção um para um, ou seja, se você usar cinco gotas de água oxigenada, use também cinco gotas de água destilada. Então, deite e aplique as gotas nas narinas. Com isso, irá sentir uma queimação no interior devido à sensibilidade da região. Permaneça nessa posição por pelo menos cinco minutos e, então, a secreção começará a descer e você sentirá que houve uma limpeza dos seios nasais;

Esse tratamento pode ser quantas vezes achar necessário, sendo recomendado o seu uso durante a noite, antes de dormir.

5. Soro fisiológico

Esse método é simples eficiente e deveria ser um hábito tão comum quanto escovar os dentes. Ele é eficaz porque além de eliminar os agentes infecciosos, como vírus, fungos e bactérias, também mantém as narinas hidratadas.

Para fazer, basta comprar soro fisiológico e um adaptador para fazer a lavagem. As farmácias geralmente têm alguns modelos de uso prático. Na pia do banheiro, você vai encaixar o aplicador com soro, inclinar levemente a cabeça e pressionar o frasco até que até gerar um fluxo confortável para a saída pela outra narina. O alívio, muitas vezes, é imediato.

6. Beba água

Pode parecer algo bastante simples, mas a água é uma grande aliada para aliviar o incômodo da sinusite. Se não estiver sentindo fortes dores, mas apenas irritação no rosto próximo ao nariz e aos olhos, esta é uma ótima alternativa.

Isso porque a falta de hidratação no corpo deixa as cavidades mucosas mais secas. Ou seja: as secreções ali acumuladas ficam mais duras, piorando a inflamação

7. Alimentação saudável e balanceada

Muitas inflamações são causadas por maus hábitos alimentares. Desta forma, consumir excessivamente itens que fazem mal a saúde, como alimentos processados, ultraprocessados, glúten, leite pasteurizado e gorduras hidrogenadas, além de não diversificar os nutrientes no prato, contribui para que esta condição não melhore.

Pensar em uma nova alimentação é fundamental para combater esse e outros problemas de saúde, mas queria chamar sua atenção para o leite, principalmente aquele de caixinha, que ocupam corredores inteiros de supermercados.

Você já parou para pensar que o homem é o único animal que bebe leite mesmo depois de adulto, e de outra espécie?

Já começou a preparar seu tratamento natural para aliviar a sinusite? Continue acompanhando a Jolivi para mais dicas!

Uma bactéria que come gordura abdominal?!

Você sabe qual é a principal diferença entre uma pessoa gorda e magra? Não. Não é a quantidade de calorias. É a quantidade de bactérias EMAGRECEDORAS que devoram a gordura abdominal.

Clique aqui para saber mais
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

14 dezembro 2020

Redação Jolivi.

Conteúdos Relacionados