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Seu chefe precisa te deixar dormir! 

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Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

25 maio 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Já vivenciei experiências de trabalho que me deixaram doente. Não é normal, mas acontece. E nem sempre, acredite, é culpa exclusiva da empresa. Claro que existem pessoas que não têm escolha. Aceitam o que é preciso aceitar porque precisam pagar as contas. Mas nós também somos responsáveis por aquilo que deixamos que façam conosco.

Me lembro de ter uma chefe que mandava mensagens sempre depois da meia-noite, uma, duas da manhã. Embora eu não respondesse imediatamente sempre, o celular vibrava, eu acordava, perdia o sono e acabava começando a trabalhar naquele exato momento, uma da manhã, já que minha cabeça passava imediatamente a funcionar na frequência daquelas informações da mensagem.

No dia seguinte, emendava-se um dia cansativo, estressante e recheado com gatilhos para crises de ansiedade. Agravadas, claro, pela mal dormida noite anterior. A falta de sono, sabe-se, pode ser um importante desencadeador de estresse, ansiedade, depressão, problemas de ordem cardiovascular, entre outros.

Às vezes é difícil, claro. Mas é preciso impor certos limites no trabalho pelo bem da nossa saúde. Com o home office em alta, a relação entre casa e trabalho pode ter ficado ainda mais confusa e é essencial separar, senão os ambientes, ao menos os horários. E principalmente: cuidar do sono. 

Eu tive a chance de sair do emprego que me causava insônia. Mas depois dele, aprendi muita coisa. E junto esses aprendizados ao que venho ouvindo dos maiores especialistas em saúde natural do país sobre saúde do sono para te deixar cinco dicas de como ser mais feliz no trabalho com boas noites de sono:

 

1 – Desconecte-se. De vez. Estabeleça um horário limite para encerrar o expediente e aproveite para largar o celular ao menos 1 hora antes de dormir.

2 – Se puder, não trabalhe no seu quarto. Ter o quarto apenas como seu ambiente apenas de descanso é muito importante para o momento de pegar no sono. Se não puder sair do quarto, evite trabalhar na sua cama. 

3 – Anote suas preocupações num papel. Se surgir um assunto de trabalho bem na hora de ir dormir, ponha no papel para resolver no dia seguinte. Assim você libera esse pensamento da sua mente e garante que lembrará dele depois. 

4 – Use o espaço pós-expediente para atividades mais leves e diferentes. Se você trabalha o dia todo no computador, tente fazer algo fora das telas.

5 – Se alimente de forma leve à noite. Às vezes, nos empolgamos no trabalho e esquecemos de comer. Acabamos comendo muito no fim do dia, o que atrapalha demais um sono reparador. 

 

É claro que cada pessoa vivencia uma experiência diferente e vai, a seu tempo, promover as viradas que precisa em sua vida. Mas sempre que possível, estabeleça de forma tranquila e conversada quais são seus limites. E que eles sempre sejam pensados para favorecer a sua saúde. Até porque, uma noite bem dormida faz profissionais muito melhores!

Quer saber como a saúde natural pode ajudá-lo a dormir melhor? Eu e a Kitty Vilas Boas nos reuniremos amanhã com os melhores especialistas neste assunto no Seminário Saúde do Sono. Inscreva-se aqui para não perder nada.

 

SOBRE O AUTOR

Leopoldo Rosa é jornalista e head de conteúdo da Jolivi. Foi head de conteúdo da Rádio Globo e chefe de reportagem e apresentador da Rádio CBN. Também atuou como repórter da Editora Abril e produtor da TV Globo. Se especializou em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional B3. 

 

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