Sua Saúde

12 dicas para melhorar a sua saúde

Olá, leitor.

Meu nome é Dr. Leonardo Aguiar e colaboro como um dos defensores da saúde integrativa na Jolivi.

Adoro pesquisar como a tecnologia pode ser uma excelente aliada da saúde, capaz de transformar enredos e mudar destinos.

Este jeito de pensar sobre os cuidados médicos, inclusive, foi um dos motivos que fez com que a NASA me convidasse para discutir como seria a medicina do futuro.

Já fui um dos palestrantes do seminário Social Good Brasil (SGB), um evento que reuniu as principais cabeças pensantes brasileiras focados em mudar o mundo por meio dos conceitos da economia colaborativa.

O tema abordado por mim foi “exponencialidade” – a capacidade de ampliar o potencial das coisas com o passar dos anos, por meio da reunião de funcionalidades.

Este “upgrade” característico do conceito fez com que o termo “organizações exponenciais” ganhasse espaço de destaque nas principais publicações e sites de tecnologia na hora de pensar em novas funções para os produtos já existentes, além de potencializar os resultados das empresas e dos negócios.

E com isso, ao longo dos últimos anos, surgiram diversos exemplos de pessoas que aprenderam a cuidar de sua vida e de sua saúde de uma forma exponencial.

E para celebrar, elaborei 12 recomendações baseadas nos conceitos de Organizações Exponenciais que podem dar um upgrade em nosso bem-estar:

1. Mude os Rituais.

Mudar as formas de celebrar é um passo importante para mudar paradigmas. Reuniões da empresa regadas a whisky, reencontro de amigos no bar e amigo secreto na churrascaria são apenas alguns exemplos que ameaçam a sua saúde. A sugestão do Dr. Leonardo é priorizar reuniões para café da manhã, pensar nos parques como ponto de encontros para cogitar e discutir novos projetos enquanto caminha.

2. Engajamento.

Engaje sua família e seus amigos para experimentarem o novo olhar sobre a saúde com você. Em outras palavras, chame um primo para ser seu parceiro de corrida, pense na sua mãe como companhia da academia, faça um plano de caminhar todas as noites com seu namorado (a). As pesquisas já mostram que as decisões feitas em parceria são mais simples e mais saborosas.

3. Meça.

Use aplicativos, relógios, celulares ou qualquer outra forma de registrar os seus dados referentes a suas horas de sono, atividade física, ingestão de líquidos. Traçar metas e ter parâmetro de medidas podem auxiliar na gestão da sua saúde.

4. Controle.

Faça exames regularmente. Busque especialistas que consigam interpretar os exames de uma forma mais completa e associada, que vá além de simplesmente verificar se estão dentro dos padrões do laboratório.

5. Corrente.

Fique perto de pessoas interessantes e que tenham pensamento e energia positiva. E saiba ouvir pessoas diferentes do seu estilo. Elas podem trazer ideias inovadoras para a sua rotina.

6. Arrisque.

Quando surgirem ideias inovadoras – tipo: que tal eu cozinhar meu próprio almoço? Ou quem sabe ir a pé para o trabalho? – pratique sem medo de errar. Caso não dê certo, é só mudar ou parar de fazer. O medo do erro não traz o acerto.

7. Propósito.

Selecione um propósito de vida inspirador que faça o seu coração vibrar e fuja das metas impossíveis – exemplo: emagrecer 20 quilogramas em uma semana – que só trazem estresse, ansiedade e frustração.

8. Cálculos.

Aplique o seu propósito no seu trabalho e sabia calcular – em tempo, dinheiro e benefícios – o quanto trocar, por exemplo, 30 minutos nas redes sociais por meia hora de meditação pode trazer no aumento de benefícios.

9. Autonomia/Autoeficiência.

Gerencie a sua saúde sabendo que você é o sócio majoritário. Saiba que todos os seus investimentos evitam gastos desnecessários e trazem lucros imediatos para a qualidade de vida.

10. Comunidade.

Participe de comunidades que discutam seus temas de interesse e crie a sua comunidade local que tenha os interesses e propósitos alinhados com o seu.

11. Decifre.

Busque recursos que ajudem a entender a causa de um problema, antes de silenciar o sintoma. Tem dor? Tem cansaço? Tem insônia? O que isso reflete da sua rotina?

12. Pratique o que compartilha.

A vida que levamos nas redes sociais, normalmente, representam a vida que gostaríamos de ter na realidade. Praticar o que você compartilha já é um bom passo para alcançar os objetivos.

Anotou?

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