A pressão pelo sucesso está acabando com a sua saúde?

Maior Menor
Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

5 agosto 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Para ter uma carreira de sucesso, você precisará de muito trabalho e preparo; mas nada disso vai fazer sentido se custar sua saúde, o tempo com família e a qualidade de vida 

“Você tem que”. Toda frase de coach de internet, daqueles que têm certeza a respeito do que você tem que fazer com a sua vida, começa assim. Com uma palavra de ordem. Você tem que trabalhar enquanto eles dormem. Você tem que ganhar mais, vencer os concorrentes, se esforçar mais, mais e mais. Você tem que várias coisas. E se não der certo? Você vira coach? 

É claro que para ter uma carreira de sucesso você precisará de muito trabalho e preparo. Mas nada disso vai fazer sentido se custar sua saúde, o tempo com sua família e a qualidade de vida. 

A atleta americana Simone Biles não trabalhou enquanto eles dormiam. Ao menos, não nessas Olimpíadas. E foi criticada pelos coachs de plantão, do alto de suas cadeiras em salas com ar condicionado e exercícios físicos de baixo impacto por ter desistido de participar das finais da ginástica para cuidar da saúde mental. Biles tem apenas 24 anos. Já é medalhista olímpica. Acho que dá para imaginar a pressão a que ela é submetida todos os dias, certo?

Trate e reverta doenças da mente naturalmente e receba hoje mesmo o grande livro da saúde natural na sua casa

A pressão pelo sucesso é uma preocupação atual de várias entidades e especialistas. O meu amigo, Dr. Nelson Annunciato, aqui da Jolivi, deu uma entrevista nesta semana ao jornal O Estado de S. Paulo falando sobre isso.  Confira:

Segundo ele, os mais jovens são submetidos a uma série de pressões que podem ser nocivas à saúde mental: “as incertezas vivenciadas pelos jovens: indecisão sobre qual carreira profissional seguir; quais serão as necessidades/possibilidades financeiras futuras, receio de decepcionar familiares, amigos, instrutores e patrocinadores e, finalmente, o processo de amadurecimento cerebral (processo de mielinização ocorrendo, principalmente, no córtex pré-frontal) facilitam sobremaneira essa vulnerabilidade”, disse o neurocientista. 

Apague a ansiedade e a depressão ativando o seu cérebro oculto com o Dr. Nelson Annunciato

É claro que o sucesso profissional é relevante — não à toa estamos aqui, numa coluna dedicada a falar de carreira. Mas também é claro que, em muitos casos, a busca por sucesso na carreira pode nos levar ao adoecimento — não à toa estamos aqui, numa coluna dedicada a falar de saúde e carreira.  

A solução vem do Dr. Carlos Schlischka: “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.

 

Leopoldo Rosa, head de conteúdo da Jolivi

Jornalista desde 2010, formado pela Universidade São Judas Tadeu. Foi head de conteúdo da Rádio Globo e chefe de reportagem e apresentador da Rádio CBN. Também passou pela TV Globo, CNN Brasil e Editora Abril. Se especializou em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional B3.

 

 

Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

5 agosto 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Conteúdos Relacionados