Buscar

Pressão Alta — Por Que Sua Pressão Está Subindo + Nutrientes Que Vão Te Ajudar

pressão-alta
Maior Menor
Redação Jolivi

Redação Jolivi

15 fevereiro 2021

Redação Jolivi.

Sabe quando bate aquela tontura, dor de cabeça e zumbido no ouvido? Quando esses sintomas aparecem juntos e com frequência, é bom acender um alerta, porque você pode estar com pressão alta.

Aliás, você sabia que 38,1 milhões de adultos têm hipertensão no Brasil? É o que mostra a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Entre os idosos acima dos 75 anos, especificamente, a porcentagem é de 62% atingidos pela doença.

É preciso tomar cuidado ao ser diagnosticado com essa patologia. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), cerca de 200 mil brasileiros morrem por ano por conta das complicações causadas pelo aumento da pressão.

Isso porque ela está diretamente ligada a problemas cardiovasculares, como é o caso do infarto. Ou seja: aquela dor no peito que você sente de vez em quando pode ser um indicador dessa alta.

Então, o que fazer ao perceber que a pressão está subindo? O que está causando isso? Existe alguma forma de reverter essa situação?

A alimentação é um ponto muito importante para aliviar a doença. Há alimentos que conseguem beneficiar a melhora da pressão arterial, evitando que ela aumente.

Quer saber como fazer um tratamento natural para aliviar a hipertensão? Veja só estas dicas que a Jolivi preparou!

O que causa a pressão alta?

Esta doença crônica ocorre quando os vasos sanguíneos encontram barreiras para o transporte do sangue. Então, para correr por todo o corpo de forma suficiente, o coração precisa bombear com mais força.

Isso faz com que a pressão aumente!

Mas antes de falarmos das principais causas, é preciso reforçar o contrário, ou seja, o que não são fatores verdadeiros ou importantes. 

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que a pressão alta ocorre por causas genéticas. 

Isso é mentira! Mesmo tendo pais, avós e tios hipertensos, é possível neutralizar as tendências com um bom tratamento natural. Afinal, ter um gene condicional não significa, necessariamente, que você terá a doença. 

Você certamente já viu crianças que são bem diferentes do pai ou da mãe, certo? Assim como nem todos os filhos têm as mesmas características físicas de seus pais, o mesmo vale para o organismo.

Inclusive, um estudo da Universidade de Stanford mostrou que os principais fatores para a qualidade de vida depois dos 65 anos são o estilo de vida e o meio ambiente — 60% e 20%, respectivamente. A genética compreende apenas 15% dos problemas durante a terceira idade.

Outro mito que é preciso esquecer é que o sal eleva a sua pressão. Isso porque, o tipo de sódio que você deve evitar não é o sal de cozinha, mas sim o proveniente de alimentos industrializados, ok?

Desvendadas as principais incoerências sobre o assunto, vamos agora às principais causas da pressão alta! São elas:

  • sedentarismo;
  • abuso de bebidas alcoólicas;
  • consumo de ultraprocessados;
  • fumo;
  • entre outras ações prejudiciais relacionadas ao estilo de vida.

Quais são os alimentos que aliviam a hipertensão?

hipertensão

Se uma má alimentação é capaz de criar gatilhos para que o seu corpo desenvolva uma pressão alta, uma boa dieta tem o efeito contrário, certo? 

Prestar atenção no que você come é muito importante para negativar as predisposições genéticas e viver uma vida mais saudável.

Apesar do tratamento convencional ser feito por meio de medicações químicas, nem todas as pessoas se sentem bem com este tipo de procedimento. 

Para citar um exemplo, um artigo publicado na revista científica de Harvard, The New England Journal of Medicine, reconheceu que indivíduos hipertensos tratados com betabloqueadores apresentaram riscos 28% superiores de desenvolver diabetes tipo 2. 

Então, o que você pode fazer? Ter uma boa alimentação!

Veja alguns nutrientes que devem entrar na sua dieta!

1. Magnésio

Você sabia que o magnésio é responsável pela regulação das contrações musculares? 

Ele é essencial para manter um bom compasso das batidas do coração, já que evita que o cálcio — também importante nesse processo — superestimule o órgão.

O nutriente é encontrado no abacate e nas oleaginosas, como castanhas e nozes.

2. Ômega 3

O corpo humano não tem a capacidade de produzir ácidos graxos por conta própria, então o consumo de ômega 3 é muito importante. 

Além de ser um poderoso anti-inflamatório natural, uma meta-análise da revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association) mostra que a suplementação pode levar à redução relevante da pressão arterial.

Para consumi-lo, busque peixes selvagens, linhaça e semente de chia.

3. Óxido nítrico

Já ouviu falar desse nutriente? O óxido nítrico promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta a fluidez do sangue e diminui a pressão arterial.

Em uma pesquisa do The Journal Clinical of Hypertension, foi mostrado um teste comparativo entre o óxido com o placebo em dois grupos de 30 pacientes hipertensos. Apenas 20 minutos depois, o grupo que recebeu óxido nítrico diminuiu a pressão sistólica e a diastólica.

Incrível, né? Você pode encontrá-lo na beterraba, espinafre e sementes.

Continue lendo o blog da Jolivi para saber mais sobre pressão alta e tratamentos naturais!

Redação Jolivi

Redação Jolivi

15 fevereiro 2021

Redação Jolivi.

Conteúdos Relacionados