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Por que luz azul do celular pode prejudicar o sono?

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Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

1 outubro 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Leitor, eu espero que você não deixe para ler esse meu recado à noite e na cama. Se prefere a leitura noturna, te digo: melhor evitar que seja por computador ou celular. O hábito é extremamente nocivo.

Parece radical, eu sei, mas a ciência tem nos mostrado, cada vez mais, o impacto da luz azul na regulação do sono.

Pois é. A luz azul (embora pareça “amarela”, é chamada de azul mesmo), essa que sai da telinha do seu computador, televisão e celular ocasiona efeitos no corpo.

E meu objetivo hoje é me aprofundar um pouco mais nesse tema, já que percebo as pessoas cada vez mais grudadas na tela dos aparelhos.

 

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O que os estudos dizem sobre os efeitos nocivos da luz azul?

Segundo informações da Harvard Health Publishing, o comprimento da luz azul aumenta a atenção, o foco e o tempo de reação – o que, durante as atividades do dia, é extremamente benéfico.

Porém, à noite, o tiro sai pela culatra: a luz azul é extremamente prejudicial à qualidade do sono, uma vez que interfere na produção de melatonina e, por consequência, no ciclo circadiano.

Alguns estudos, inclusive, já sugerem uma ligação entre a exposição à luz à noite, como trabalhar no turno da noite, e alguns tipos de câncer, diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

Uma bactéria que come gordura abdominal?!

Cientistas americanos comprovam: há algo diferente no corpo dos magros que está em FALTA no corpo dos obesos (e que pode te ajudar a eliminar os quilos extras).

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Mas calma. Isso não quer dizer que a exposição noturna à luz cause essas condições, mas sugere que pode haver ligação entre os quadros.

Outra interessante publicação de Harvard comparou os efeitos de supressão de melatonina em participantes expostos à luz azul e à verde por um período de 6,5 horas.

Resultado? A luz azul suprimiu a melatonina por cerca de duas vezes mais do que a luz verde e alterou o ritmo circadiano em duas vezes mais (3 horas versus 1,5 horas).

Insônia? Conheça 8 dicas para dormir melhor

Mas Dr. Victor, eu não consigo pegar no sono naturalmente!

Se você apenas ficar mexendo no celular antes de dormir, é óbvio que o sono não virá naturalmente.

Mas se investir na chamada higiene do sono, as coisas podem mudar de configuração.

O ritual do sono perfeito que eu defendo, por exemplo, é esse:

  1. Evite fazer refeições pesadas antes de se deitar
  2. Só vá para a cama quando estiver com sono
  3. Tire eletrônicos do quarto, como televisão, celular e aparelho de som
  4. Deixe o ambiente confortável, com iluminação amarela ou vermelha bem baixa
  5. Pratique uma meditação para relaxar e pegar no sono mais rápido
  6. Prepare chás naturais, como de passiflora ou valeriana
  7. Pingue gotinhas de óleo de lavanda nas mãos e inspire profundamente
  8. Repita os passos acima todos os dias, para criar uma rotina

Agora que você já sabe de tudo isso, leitor, peço que esteja atento.

O ato de pegar o celular ou ficar até 1h da manhã engatando um episódio de série atrás do outro pode, sim, ter consequências à saúde.

Evite exposição às telas neste período. Sua saúde agradece!

Revelada: a flor da visão cristalina

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Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

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Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

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