Planeje sua aposentadoria. E eu não estou falando de dinheiro

Maior Menor
Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

6 julho 2021

Head de conteúdo da Jolivi

A expectativa do brasileiro está cada vez maior, mas ela significa nada se não for acompanhada por uma vida com independência, autonomia e vitalidade; você tem plantado a sementinha do bem para envelhecer livre de doenças?

Quando a reforma da previdência se colocou em marcha aqui no Brasil, muita gente se desesperou: o tempo de serviço e a idade para aposentadoria aumentaram, fazendo com que as pessoas tenham que trabalhar mais para ter direito à aposentadoria. 

Por mais cruel que possa parecer, o raciocínio por trás da reforma tem lógica: as pessoas estão vivendo cada vez mais e, com isso, a divisão de tempo entre trabalho e descanso precisa ser recalculada.

No entanto, planejar a aposentadoria tem a ver com mais fatores do que apenas o cálculo previdenciário ou mesmo seus investimentos privados para uma segurança financeira futura. Você já pensou o que você quer fazer e quem você quer ser quando se aposentar?

Dinheiro é bom e a gente gosta, claro. Mas ter saúde para desfrutar dessa benesse é ainda mais importante. E se, na visão de economistas, é preciso pensar desde cedo na aposentadoria, posso garantir a você que os médicos pensam igual.

Tempos atrás, numa conversa com o Dr. Naif Thadeu, especialista aqui da Jolivi, falamos sobre isso: a expectativa de vida cada vez maior, vendida pelo IBGE, não significa nada se ela não for acompanhada por uma vida com independência, autonomia e vitalidade.

E plantar essa semente que será colhida na “velhice” (entre aspas mesmo porque a palavra é ultrapassada e relativa) começa cedo e com mudança de hábitos de vida que vão manter o cérebro ativo por mais tempo e o corpo livre de doenças.

Saiba mais sobre a primeira solução natural capaz de regredir lapsos de memória, esquecimento e até o Alzheimer

Se exercite agora para se aposentar depois 

O neurocientista Nelson Annunciato, um dos maiores especialistas em cérebro do Brasil, já publicou por aqui um texto falando sobre a importância dos exercícios físicos para manter a mente saudável. Há inúmeros estudos que comprovam isso.

Um estudo realizado pela Hong Kong Polytchnic University, analisou os níveis sanguíneos de BDNF e fatores de estilo de vida relacionados à saúde. O BDNF é uma proteína que ajuda o sistema nervoso central a preservar funções essenciais como a memória. A baixa dessa proteína pode indicar a presença de Alzheimer e Parkinson, por exemplo. 

Oitenta e cinco pessoas responderam um questionário com perguntas sobre o estilo de vida. O resultado? Aqueles que ingeriam frutas regularmente e praticavam exercícios físicos apresentaram maior nível de BDNF. 

É apenas uma das práticas importantes para garantir uma aposentadoria com divertimento, descanso e tempo de qualidade com sua família. E, principalmente, longe dos hospitais. Há inúmeras outras: suplementação de vitaminas e cuidados com a alimentação estão entre elas. 

Mas o primeiro passo é pensar: que aposentadoria você quer? Junte seu dinheiro, faça investimentos, garanta segurança financeira. Mas esteja seguro também de ter condições de aproveitar tudo isso em plenitude no futuro. Combinado?

Conheça a técnica de meditação que pode aliviar o estresse e ansiedade, controlar emoções, acalmar a mente e revigorar seu corpo

Me conte como posso transformar ainda mais a sua saúde!

SOBRE O AUTOR

Jornalista desde 2010, formado pela Universidade São Judas Tadeu. Foi head de conteúdo da Rádio Globo e chefe de reportagem e apresentador da Rádio CBN. Também passou pela TV Globo, CNN Brasil e Editora Abril. Se especializou em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional B3.

Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

6 julho 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Conteúdos Relacionados