Os benefícios do treino HIIT

Maior Menor

Quantas vezes você já começou a academia e parou? Ou ainda: nunca começou porque acha, ou mesmo porque disseram pra ti que musculação não é para a sua idade?

Se você se identificou em alguma das situações acima, quero te dizer que você está errado.

Digo isso porque conheço pessoas de 14 a 89 anos que comprovam: a musculação, a HIIT é a melhor forma de conquistar e manter a supersaúde.

Se você não gosta, ou achou chato, pode ser que tenha treinado de forma errada.

E hoje vou te ajudar a encontrar formas de começar o seu treino. Assim garantirá que a sua saúde seja superior a 100 por cento.

Os exercícios mais completos para você superar as doenças e se preparar para quando elas chegarem, são os contra resistência. É o famoso HIIT (high-intensity interval training). Exercícios HIIT ou exercícios intervalados são aqueles que você busca o máximo da sua capacidade, intercalados com descanso ou com práticas de menor intensidade.

Está gostando desse artigo?
Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos sobre saúde natural
Receba Já

*Não vamos distribuir seu e-mail

O que é HIIT?

Para visualizar, pense em uma esteira. Você se aquece por 4 minutos. Depois corre o máximo que conseguir por 30 segundos. Reveza com 90 segundos de descanso, até completar 20 minutos de treino na esteira.

Ou mesmo na bicicleta ergométrica. Essa alternativa é ótima para fortalecer o seu corpo.

Mas, para que você possa enfrentar esses desafios para a sua saúde, é preciso escutar o que o teu corpo tem a dizer.

Estudos científicos já apontam que a musculação e o HIIT são fundamentais para a conquista da boa saúde e prevenção de complicações quando as doenças aparecem.

Uma revisão publicada pela revista científica JAMA em novembro do ano passado reconheceu as evidências que mostram que a prática de exercícios de 1 a 3 vezes por semana resultam em uma forte cardioproteção.

Isso significa que a prática de exercícios pode ser a primeira defesa na redução de complicações em casos de doenças que afetam o sistema cardiovascular, como Acidente Vascular Cerebral. A revisão lembra que o condicionamento cardíaco promovido por meio da prática de HIIT garante uma proteção dos danos de um infarto, por exemplo.

E a atividade física que traz mais benefícios à proteção do seu corpo é, definitivamente, a musculação.

Benefícios que vão além da cardioproteção (sobre isso, falaremos em breve).

Indico também, antes da musculação, fazer pilates, RPG, hidroginástica. Mas estes exercícios, que também protegem o seu coração, devem ser tratados por você apenas como um primeiro passo antes da musculação.

HIIT musculação, corrida

Antes de começar HIIT…

Você deve fazer musculação, independentemente da sua idade. Eu, por exemplo, comecei depois dos meus 40 anos. Já se passaram mais de 20 e a minha capacidade cardíaca é muito melhor do que naquela época.

Mas, para que você dê início aos seus exercícios, quero te deixar algumas recomendações importantes.

A primeira delas é, consulte o seu cardiologista e peça a ele um eletrocardiograma de esforço. Se você não tem um cardiologista na sua cidade, consulte-se com o seu médico de rotina.

De milhares de pessoas que acompanham o meu trabalho, apenas duas pessoas não passaram neste teste e precisaram ir direto para a mesa de cirurgia.

É este exame que te dirá se você poderá começar a praticar exercícios de esforço.

Geralmente, as cidades contam com uma infinidade de academias e você pode encontrar a sua preferida.

É importante que você sempre comece com um peso baixo e que converse com o seu corpo sempre que decidir aumentar o peso. O seu corpo sempre entenderá mais de você do que o instrutor da academia.

Agora, se você não tem uma academia na sua cidade, também é possível praticar esses exercícios.

Uma dica é adquirir conjuntos de halteres. Há conjuntos que custam a partir de 100 reais e vêm com pesos diferentes. Você pode utilizá-los para expandir seus treinos.

Eu sugiro que você faça musculação 3 vezes por semana. É você que vai entender e adequar a sua rotina, entender o seu condicionamento físico.

Quanto ao HIIT, que é o exercício intervalado, a ideia é que ele seja feito duas vezes por semana, mas nunca em dois dias seguidos.

Eu te desejo uma supersaúde!

hiit card uronal supersaúde

Insira seu e-mail e receba nossos conteúdos gratuitos sobre saúde natural: