Quer receber conteúdo exclusivo e gratuito "os 6 Principais Nutrientes"?

* Não vamos distribuir seu e-mail

Os benefícios do Cogumelo do Sol (Agaricus) no tratamento do câncer

Maior Menor
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

27 setembro 2019

Redação Jolivi.

Há aproximadamente 30 anos, pesquisadores começaram a investigar uma peculiaridade médica entre a população de Piedade, município brasileiro situado no estado de São Paulo.

Os moradores dessa pequena comunidade próxima à capital do Estado possuíam uma saúde extraordinariamente boa: eles adoeciam pouco e suas vidas eram incomumente longas. As pessoas de fora começaram a perguntar o que estava aumentando a imunidade e o tempo de vida dessa pequena comunidade. Em sua busca por respostas, os pesquisadores encontraram o cogumelo do sol.

Dependendo da versão da história, quem solucionou a questão foram dois pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia ou Taktoshi Furumoto, um fazendeiro japonês que vivia no Brasil.

Ele (ou eles) encontrou um pequeno cogumelo silvestre que os nativos comiam regularmente por acreditarem que trazia boa saúde. Era popularmente conhecido como “Cogumelo dos deuses” ou “Cogumelo do Sol”.

Independentemente de quem fez a descoberta, foram os pesquisadores japoneses (médicos da Universidade de Tóquio e do Centro Nacional de Câncer do Japão) que realizaram os testes farmacológicos. Eles relataram que o cogumelo, que recebeu o nome científico de Agaricus Blazei Murill (ABM), poderia ser um potente fortalecedor de imunidade e combatente do câncer.

O curioso elo entre sexo… e câncer

Foi descoberto um elo chocante entre sexo e câncer, que está colocando a vida de homens e mulheres com mais de 60 anos em risco.

Saiba aqui se você não está fazendo ISSO nas suas noites de amor.

Cogumelo do Sol aumenta a imunidade para proteger do câncer

Nos últimos anos, os pesquisadores confirmaram que o Cogumelo do Sol ou Agaricus contém uma variedade de componentes que promovem a saúde: vitaminas B1 e B2, niacina, fósforo, ferro, cálcio, proteína, aminoácidos e ergosterol (que se transforma em vitamina D2 no cogumelo seco).

E o mais importante: os pesquisadores descobriram que o Cogumelo do Sol contém grandes quantidades de polissacarídeos ativos – carboidratos complexos, mais comumente encontrados em alimentos como trigo, arroz e batatas – que estimulam o sistema imunológico a combater doenças virais e bacterianas.

Em diversos estudos, foi demonstrado que o Agaricus estimulou o sistema imunológico dos animais e impediu o crescimento de tumores.

O alimento que desacelera o crescimento do tumor

Na Escola de Medicina da Universidade de Ehime no Japão, pesquisadores testaram o impacto do Cogumelo do Sol ou Agaricus em tumores.

Vinte dias de tratamento com certos extratos (800 mg/kg ao dia por via oral) desaceleram, entre 80% e 90% o crescimento do tumor em ratos com câncer. Os pesquisadores determinaram que o agente desacelerador do tumor era o ergosterol, um álcool esteroide que ocorre naturalmente no esporão de trigo e na levedura de cerveja.

Um segundo experimento foi realizado, aplicando doses orais de ergosterol (entre 100 e 800 mg/kg) diariamente em ratos com tumores, por período de 20 dias.

Cogumelos do sol ou agaricus secos sobre a mesa de madeira

Cogumelo do Sol ou Agaricus: um alimento com poderes nutricionais para expulsar as células cancerígenas do corpo

O tratamento reduziu significativamente o crescimento das células malignas de forma dose-dependente, isto é, o efeito e a eficácia da substância é diretamente proporcional à dose. Ratos que receberam as maiores doses tiveram 85,5% menos crescimento de tumor do que ratos que receberam placebos.

No entanto, o ergosterol não destruiu as células de câncer diretamente. Em vez disso, ele inibiu o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos dentro do tumor – um processo que pode interromper e, até mesmo, reverter seu crescimento.

O tratamento também trouxe outro benefício: depois de 20 dias, nenhum dos ratos sofria os efeitos colaterais tipicamente causados pela quimioterapia.

Onde encontrar o Cogumelo do Sol?

Infelizmente, ter acesso a cogumelos Agaricus é difícil. Por décadas, produtor falharam no cultivo deste cogumelo silvestre, porque ele costuma crescer em condições extremas de intensa luz do sol, umidade de, em média, 80% e temperaturas que alcançam 38ºC durante o dia e que caem para 20ºC durante a noite.

No entanto, algumas empresas de suplemento começaram a produzir comprimidos de Cogumelo do Sol (que são sucesso de vendas no Japão). Nenhum teste clínico foi publicado sobre esses suplementos – todos os estudos publicados tratam do extrato do alimento. Os suplementos geralmente contêm cogumelos inteiros que foram congelados e transformados em pó.

Por isso, o impacto exato da suplementação com Agaricus não é conhecido, mas as experiências citadas nos deixam menos céticos.

Os benefícios do Cogumelo do Sol ou Agaricus é uma novidade para você? Compartilhe conosco a sua experiência e deixe nos comentários algum assunto que você gostaria de encontrar por aqui.

[Exemplar Grátis] As 67 Curas Naturais Reveladas

Tudo o que a Indústria Farmacêutica vem te escondendo sobre curas naturais foi finalmente revelado.

Está tudo nas 400 páginas do Atlas da Saúde Natural. São 67 soluções para prevenir, tratar e até reverter Pressão Alta, Diabetes, Impotência e Alzheimer sem remédios.

Apenas aqui você consegue pegar seu exemplar físico gratuito (garanta o seu antes que acabe o estoque).

Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

27 setembro 2019

Redação Jolivi.