Buscar

Como ômega 3 pode turbinar meu cérebro? Conheça o DHA

ômega 3
Maior Menor
Dr. Nelson Annunciato

Especialista: Dr. Nelson Annunciato

Neurocientista

27 março 2020

Dr. Nelson Annunciato é pós-graduado e especialista em órgãos dos sentidos pelo Departamento de Biologia da UNICAMP; Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pela “Medizinische Universität zu Lübeck” (Universidade Médica de Lübeck, Alemanha); Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica pelo “Kinderzentrum München” (Centro Infantil de Munique, Alemanha).

Quando o assunto é memória e cérebro,  o ômega 3 merece destaque.

Por ser extremamente importante para os neurônios, a deficiência dele no cérebro está diretamente ligado às doenças neurológicas, como Alzheimer, Parkinson, perda de cognição, depressão, autismo e até mesmo dificuldade de aprendizagem.

Mas você deve estar se perguntando: por que o ômega 3 é tão importante para o sistema nervoso? Como ômega 3 pode turbinar meu cérebro?

O que é DHA? Qual a sua importância?

Para que o nosso cérebro funcione a todo vapor, nós precisamos de uma gordura essencial, chamada de DHA (ácido docosahexaenoico), um dos ácidos graxos do ômega 3 e um grande nutriente dos neurônios.

O DHA potencializa o desempenho cerebral e cognitivo, fortifica a memória, trata enxaqueca, Alzheimer, demência e depressão. Ele também estabiliza a membrana dos neurônios e aumenta a arborização dendrítica, a formação de espículas dendríticas e o número de sinapses.

Sua memória 40 anos mais jovem

Preste muita atenção na imagem ao lado.

Ela esconde o segredo de como é possível ter um cérebro de 32 anos, mesmo aos 78.

Para que você comece a ter uma mente mais afiada e ágil, mais foco e clareza durante todo o seu dia e ainda uma memória que nunca falha.

Tudo de forma totalmente natural e usando poucos segundos por dia. Para saber mais, basta clicar aqui.

Conheça os benefícios do DHA

Melhora a circulação cerebral

Uma pesquisa realizada pela Northumbria University, do Reino Unido, observou que o consumo semanal de peixes ricos em ômega 3, melhora a circulação cerebral e diminui os riscos de demência ao envelhecer.

Reduz estresse dos neurônios

Uma outra pesquisa, da Universidade de Peterburgo e publicada na revista ASD Neuro, qualificou o tratamento com DHA para a redução do estresse neuronal e melhora da patologia celular após danos cerebrais traumáticos.

Ter esta gordura da mais alta qualidade no nosso dia a dia ajuda, portanto, na melhora da nossa memória e até da cognição.

Um antidepressivo natural

Um estudo da Universidade de Siena e publicado no European Journal of Clinical Investigation acompanhou 33 pessoas com suplementação de 4g de óleo de peixe por dia por 35 dias.

Depois desse período, os pacientes apresentaram melhora no humor, vigor, redução de raiva, ansiedade, fadiga, depressão e confusão mental.

Por meio de eletromiografia (teste que avalia problemas nervosos) também detectaram melhora na atenção e reação dos pacientes.

A falta de DHA dificulta a fluidez das atividades das membranas das células nervosas e a produção de neurotransmissores importantes para a manutenção do humor e do vigor.

Um estudo conduzido e publicado em 2017, pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Melbourne, na Austrália, sugere que o DHA proporciona benefícios adicionais aos pacientes com quadros de depressão leve a moderada.

suplementos de ômega 3

Não consegue consumir alimentos ricos em ômega 3? A suplementação pode ser uma solução!

Como fazer a suplementação de DHA?

De acordo com uma revisão de estudos científicos publicada no JAMA (Journal of the American Medical Association) em 2017, a suplementação com altas doses de DHA pode ser uma abordagem promissora para diminuir a incidência da Doença de Alzheimer.

Portanto, se você não consegue adquirir o ácido graxo por meio da alimentação, com a ingestão de peixes, linhaça ou chia, a minha sugestão é consumir 500 mg/ dia de DHA, em cápsulas oleaginosas, juntamente com o almoço.

Para suplementar, procure sempre pelas cápsulas que sejam isentas de metais e com selo IFOS, um indicador da qualidade dos suplementos.

[VÍDEO] Como ter um cérebro 29 anos mais jovem

O neurocientista Dr. Nelson Annunciato ensina a rejuvenescer o seu cérebro para aumentar em 95 por cento sua memória, turbinar seu foco e raciocínio.

Quer um cérebro até 29 anos mais jovem? Então assista aqui.

Dr. Nelson Annunciato

Especialista: Dr. Nelson Annunciato

Neurocientista

27 março 2020

Dr. Nelson Annunciato é pós-graduado e especialista em órgãos dos sentidos pelo Departamento de Biologia da UNICAMP; Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pela “Medizinische Universität zu Lübeck” (Universidade Médica de Lübeck, Alemanha); Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica pelo “Kinderzentrum München” (Centro Infantil de Munique, Alemanha).

Conteúdos Relacionados