Buscar

O ‘Zoom’ está deixando as pessoas doentes?

Maior Menor
Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

30 junho 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Medo de algo dar errado na conexão de internet e de falar em público, dificuldade de interpretar gestos e tom de voz de outras pessoas e até mesmo o excesso de chamadas são alguns dos motivos que têm deixado as pessoas mais ansiosas

Não tem mistério. A resposta para a pergunta do título é sim. Uma pesquisa feita no Reino Unido com mais de duas mil pessoas que estão trabalhando de casa apontou que 73% já sofreram algum tipo de “ansiedade do zoom”. 

No Brasil, bastou uma pesquisa rápida no Twitter para que eu pudesse ver relatos preocupantes sobre o mesmo assunto. Veja:

Se você não sofre de ansiedade, pode se perguntar a razão disso tudo. Fui conversar com algumas pessoas que passam por isso para entender. O medo de algo dar errado na conexão de internet, de falar em público com todas aquelas carinhas te observando de forma direta, a dificuldade de interpretar gestos e tom de voz de outras pessoas e até mesmo o excesso de chamadas (e aquelas que podem começar de surpresa) são alguns dos motivos relatados.

As videochamadas acabaram se tornando um mal necessário durante o teletrabalho, mas devem seguir — embora com menos frequência — quando a vida voltar ao “normal”. Isso porque algumas empresas agora contratam pessoas de fora da cidade-sede e outras devem manter sistemas híbridos de trabalho.

Combater a ansiedade do Zoom (ou qualquer que seja a plataforma de videochamadas) é questão urgente porque não vai passar sozinho. 

Apague a depressão e a ansiedade ativando o seu cérebro oculto. O Dr. Nelson Annunciato ensina como

O primeiro passo é o entendimento de que mais pessoas estão no mesmo barco que você. A ansiedade, como apontou a pesquisa e os relatos que vimos acima, não são exclusividade de uma ou outra pessoa. Mas há outras formas:

  • Medite. A prática pode ajudar você a desenvolver a atenção plena. Com atenção total à chamada, a chance de você sentir-se inseguro para responder a uma pergunta ou fazer uma interação cai porque você está 100% presente naquela conversa.
  • Feche outras guias do seu computador. Quanto mais possibilidades de distração e interrupções você tiver durante a chamada, mais ansioso vai ficar para que ela acabe logo e menos atenção vai conseguir dedicar a ela.
  • Desligue a câmera eventualmente. Se não puder, feche o “quadradinho” com a sua imagem. Ficar olhando para si mesmo vai te fazer ficar procurando defeitos — na aparência, na postura, na roupa — e te deixará ansioso e sem foco.
  • Compartilhe suas preocupações e ansiedades. As pessoas precisam saber o quanto as chamadas te deixam desconfortável. Assim, se algo errado acontecer, elas vão entender.

Aposte nos chás: sim, eles podem representar uma boa alternativa para o controle da ansiedade. Já que você está em casa, pode tomar seu chá ao longo do dia. Segundo a nutricionista Lara Gabriela Cerqueira, especialista da Jolivi, as melhores opções para a ansiedade são a passiflora e a ashwagandha, ambas com propriedades calmantes e que combatem a insônia e o estresse.

Quer adormecer em questão de minutos, dormir a noite inteira e acordar revigorado? Aprenda a ligar o “modo sono” no seu cérebro

Temos um monte de novos hábitos em formação ao mesmo tempo por causa da realidade em que estamos vivendo hoje. Aprender a lidar com elas de forma natural e — no caso do trabalho — de forma clara e transparente é a chave para fazer desse momento o mais saudável possível.

Me conte como posso transformar ainda mais a sua saúde!

Mande um email para contato@jolivi.com.br


SOBRE O AUTOR

Jornalista desde 2010, formado pela Universidade São Judas Tadeu. Foi head de conteúdo da Rádio Globo e chefe de reportagem e apresentador da Rádio CBN. Também passou pela TV Globo, CNN Brasil e Editora Abril. Se especializou em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional B3.

Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

30 junho 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Conteúdos Relacionados