O suco que pode te livrar da constipação

Maior Menor
Fernanda Mayane

Fernanda Mayane

8 junho 2021

Redatora

Um ‘laxante’ natural delicioso: experimente o suco de ameixas secas e entenda seus múltiplos benefícios

 

Só quem já ficou dias sem ir ao banheiro entende o drama de sofrer constipação. Dores fortes abdominais, sensação de inchaço em todo corpo —  isso sem contar os gases contínuos —  e o sentimento de que não esvaziou completamente o intestino.

Ir ao banheiro não é uma tarefa tão simples para aqueles que sofrem com este problema. E é aí que o desespero começa a bater à porta, e normalmente ele é acompanhado de inúmeras tentativas de alívio sem sucesso, descontadas em laxantes, medicamentos e até receitas fora da curva que podem fazer mal ao seu organismo.

A causa mais comum de constipação está relacionada à baixa ingestão de fibra e isso dificulta a formação de fezes, causando uma série de problemas.

Mas nem tudo está perdido, assim como outros problemas, este também  pode ser resolvido com a fonte de benefícios que a natureza pode nos dar, entre elas, está uma fruta saborosíssima.

 

O remédio para a pressão perfeita 12/8 que custa 42 centavos?

Esqueça a farmácia. O anti-hipertensivo mais eficiente, mais barato e livre de efeitos colaterais pode estar no mercado mais perto da sua casa. Falo de um suco natural, refrescante e que comprovadamente pode baixar sua pressão alta de forma mais segura que os remédios prescritos.

PEGUE AQUI A RECEITA

 

AMEIXA: a ferramenta que faltava para seu intestino

Seca, suculenta ou até mesmo servida em sobremesas. A ameixa não se limita apenas a uma deliciosa fruta, ela também tem seu papel medicinal 

Um estudo publicado em 2011 pela Journal of Medicinal Plants Researchers, destacou inúmeras propriedades benéficas para sua saúde que a ameixa contém. Entre elas estão:

Vitaminas encontradas na ameixa, de acordo com estudo publicado em 2011 pela Journal of Medicinal Plants Researchers.

O seu poder de laxante natural é dado pela quantidade de fibras encontradas na fruta. Consumida in natura ou até mesmo em suco, a ameixa seca possui inúmeros compostos fenólicos (ácidos neoclorogênicos e clorogênicos) que auxiliam na desaceleração e absorção de glicose, promovendo movimentos intestinais. 

Um artigo publicado em 2014 pela Alimentary Pharmacology and Therapeutics, aponta que o consumo do suco de ameixas secas, resultou em uma frequência maior de fezes em comparação ao psyllium, que também é altamente indicado pelos especialistas Jolivi para quem sofre desse mal.

 

Aprenda a receita do seu suco potente

Faça você mesmo o seu próprio suco de ameixas secas. É ideal consumir a quantidade adequada, o livro “Smart Medicine For Healthier Living” sugere uma xícara de água mineral, ½  xícara de suco e 1 colher de sopa de limão, uma vez ao dia antes de dormir.

Receita tirada do livro Smart Medicine For Healthier Living.

 

Contraindicações

O suco de ameixa é realmente delicioso, mas existem alguns cuidados que devem ser mantidos, de acordo com os especialistas da casa:

  • Não beba o suco acompanhado de pratos que contenham repolho, cebola, agrião ou alho, pois podem causar dores no estômago;
  • Pré-diabéticos, diabéticos devem evitar o uso do suco e da ameixa seca; 
  • Para uso em crianças e gestantes o médico precisa ser consultado sobre o uso e quantidades do suco;
  • Limite-se a 25 gramas de frutose diária.

Referências

  • JABEEN, Qaiser; ASLAM, Naveed (ed.). The pharmacological activities of prunes: The dried plums. Journal Of Medicinal Plants Research. Pakistan, 4 maio 2011.
  • SCOTT, Cole (ed.). Systematic review: the effect of prunes on gastrointestinal function. Alimentary Pharmacology And Therapeutics, London, UK,1 ago. 2014.
  • Food And Drug Administration, Survey Data on Acrylamide in Food, EUA 9 julho 2019.

 

 

 

Fernanda Mayane

Fernanda Mayane

8 junho 2021

Redatora

Conteúdos Relacionados