O suco que pode te livrar da constipação
Um ‘laxante’ natural delicioso: experimente o suco de ameixas secas e entenda seus múltiplos benefícios
Só quem já ficou dias sem ir ao banheiro entende o drama de sofrer constipação. Dores fortes abdominais, sensação de inchaço em todo corpo — isso sem contar os gases contínuos — e o sentimento de que não esvaziou completamente o intestino.
Ir ao banheiro não é uma tarefa tão simples para aqueles que sofrem com este problema. E é aí que o desespero começa a bater à porta, e normalmente ele é acompanhado de inúmeras tentativas de alívio sem sucesso, descontadas em laxantes, medicamentos e até receitas fora da curva que podem fazer mal ao seu organismo.
A causa mais comum de constipação está relacionada à baixa ingestão de fibra e isso dificulta a formação de fezes, causando uma série de problemas.
Mas nem tudo está perdido, assim como outros problemas, este também pode ser resolvido com a fonte de benefícios que a natureza pode nos dar, entre elas, está uma fruta saborosíssima.
O remédio para a pressão perfeita 12/8 que custa 42 centavos?
Esqueça a farmácia. O anti-hipertensivo mais eficiente, mais barato e livre de efeitos colaterais pode estar no mercado mais perto da sua casa. Falo de um suco natural, refrescante e que comprovadamente pode baixar sua pressão alta de forma mais segura que os remédios prescritos.
PEGUE AQUI A RECEITA
AMEIXA: a ferramenta que faltava para seu intestino
Seca, suculenta ou até mesmo servida em sobremesas. A ameixa não se limita apenas a uma deliciosa fruta, ela também tem seu papel medicinal
Um estudo publicado em 2011 pela Journal of Medicinal Plants Researchers, destacou inúmeras propriedades benéficas para sua saúde que a ameixa contém. Entre elas estão:
Vitaminas encontradas na ameixa, de acordo com estudo publicado em 2011 pela Journal of Medicinal Plants Researchers.
O seu poder de laxante natural é dado pela quantidade de fibras encontradas na fruta. Consumida in natura ou até mesmo em suco, a ameixa seca possui inúmeros compostos fenólicos (ácidos neoclorogênicos e clorogênicos) que auxiliam na desaceleração e absorção de glicose, promovendo movimentos intestinais.
Um artigo publicado em 2014 pela Alimentary Pharmacology and Therapeutics, aponta que o consumo do suco de ameixas secas, resultou em uma frequência maior de fezes em comparação ao psyllium, que também é altamente indicado pelos especialistas Jolivi para quem sofre desse mal.
Aprenda a receita do seu suco potente
Faça você mesmo o seu próprio suco de ameixas secas. É ideal consumir a quantidade adequada, o livro “Smart Medicine For Healthier Living” sugere uma xícara de água mineral, ½ xícara de suco e 1 colher de sopa de limão, uma vez ao dia antes de dormir.
Receita tirada do livro Smart Medicine For Healthier Living.
Contraindicações
O suco de ameixa é realmente delicioso, mas existem alguns cuidados que devem ser mantidos, de acordo com os especialistas da casa:
- Não beba o suco acompanhado de pratos que contenham repolho, cebola, agrião ou alho, pois podem causar dores no estômago;
- Pré-diabéticos, diabéticos devem evitar o uso do suco e da ameixa seca;
- Para uso em crianças e gestantes o médico precisa ser consultado sobre o uso e quantidades do suco;
- Limite-se a 25 gramas de frutose diária.
Referências
- JABEEN, Qaiser; ASLAM, Naveed (ed.). The pharmacological activities of prunes: The dried plums. Journal Of Medicinal Plants Research. Pakistan, 4 maio 2011.
- SCOTT, Cole (ed.). Systematic review: the effect of prunes on gastrointestinal function. Alimentary Pharmacology And Therapeutics, London, UK,1 ago. 2014.
- Food And Drug Administration, Survey Data on Acrylamide in Food, EUA 9 julho 2019.