O fim do horário de verão não vai acabar com você

Maior Menor

Estamos encaminhando para os últimos dias de fevereiro e, como de costume, o momento de se despedir do horário de verão está chegando.

Se você mora em uma das 11 unidades da Federação afetadas pela alternância da hora, fique ligado.

No finzinho de sábado, quando o relógio der as doze badaladas, indicando a meia-noite do domingo, atrase seu horário em uma hora. Ou seja, acerte a hora para as 23h.

Então, a partir da próxima semana, nada de manhãs escuras e tarde estendidas. Quem acorda cedo, por volta das 6h da manhã, vai poder observar o sol nascendo da janela.

A leve alteração no horário pode causar alguns desconfortos para o seu organismo, principalmente na primeira semana da vigência da nova hora.

Pode ser que, na segunda-feira, seu organismo te acorde antes do despertador.

O mais comum, querido leitor, é que esse descompasso afete sua disposição e te deixe um pouco mais cansado.

Calma! Aos poucos, e com algumas recomendações naturais da Jolivi, o trem do seu organismo vai entrar, novamente, nos eixos.

horário de verão

Fim do horário de verão está chegando!

Como a mudança acontece no período noturno, é natural que o seu sono seja afetado. E eu sei, leitor, que a notícia de uma hora a mais na madrugada (ainda mais em um domingo) cai muito bem, pois ela significa uma hora a mais para dormir (minha irmã vai adorar!).

Mas minha sugestão é usar esta hora bônus para acordar mais cedo no domingo e aproveitar o dia. Afinal, ainda estamos no verão, e os dias têm sido bastante proveitosos para ficarmos ao ar livre, seja praticando atividades físicas como aproveitando a sua cidade.

É comprovado cientificamente que os exercícios físicos liberam na corrente sanguínea as endorfinas, que irão te proporcionar a sensação de prazer e bem-estar.

Além disso, estimulando o seu físico, você vai ter uma noite de sono de mais qualidade, deixando as consequências do fim do horário de verão mais leves na segunda-feira.

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Água neles!

Se você for mesmo se exercitar, não esqueça de se manter hidratado – ainda mais com as altas temperaturas que vêm sendo registradas.

O Dr. Leonardo Aguiar, médico da Jolivi, me contou que beber água ajuda os sistemas de memória a funcionar bem e de forma correta.

Assim, seu desempenho intelectual na segunda-feira não será tão afetado.

Disciplina do sono

Eu vou confessar que eu adoro estender as minhas horas de sono nos fins de semana. Adoro passar a madrugada de sábado assistindo séries (uma hora a mais para mim significa mais um episódio nas minhas maratonas) e não ter hora para sair da cama no domingo.

Mas os especialistas da Jolivi me convenceram a ser mais disciplinada com o meu sono. E eu sinto muito a diferença! Eles me disseram para eu tentar acordar e dormir sempre no mesmo horário.

E dessa forma, um relógio biológico ajustadinho, ajuda na liberação do cortisol pela manhã e da melatonina à noite, promovendo o equilíbrio essencial para o seu corpo dormir e acordar bem.

Veja também: As estratégias para uma boa noite de sono

horário de verão

Mais energia

Amêndoas, nozes e castanhas fazem parte de um grupo que podemos chamar de melhores amigos. Eles têm as gorduras do bem.

Então, neste período de adaptação (e nos outros dias também, claro), você pode investir no consumo destes alimentos.

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Eles são ricos em vitaminas E, A e C, além do selênio. Isso significa que eles são ótimos para as articulações e protegem o corpo de um processo típico do envelhecimento, que é a oxidação. Eles são antioxidantes.

Eu e a editora-chefe da Jolivi – Fernanda Aranda – comemos nozes e castanhas do Pará com frequência aqui no escritório. Já virou um novo hábito.

Então…

Ajuste seu relógio e prepare seu organismo para uma boa adaptação para o novo horário.

Espero que tenha gostado das dicas.

Veja também: Não consegue dormir? Você precisa ler este relatório!

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