Buscar

Nobel de Medicina: ‘Vocês precisam ouvir a verdade sobre como parar essa pandemia’

Maior Menor
Pedro Bezerra Souza

Pedro Bezerra Souza

9 abril 2021

Editor

Em entrevista à JOLIVI, o britânico Sir Richard J. Roberts critica como o Brasil lida com a pandemia e pede que brasileiros ouçam a ciência 

Na semana em que o Brasil atingiu a marca de 4 mil mortes por dia, o vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, Sir Richard J. Roberts fez um alerta sobre os cuidados com a pandemia no Brasil. Em entrevista à repórter Bruna Buzzo, da JOLIVI, o britânico de 78 anos é enfático: “usem máscaras, façam distanciamento e não ouçam o presidente”.

O biólogo molecular venceu o Nobel em 1993 e é reconhecido por desafiar paradigmas e a indústria farmacêutica a respeito do tratamento do câncer. “Não querem curar o câncer porque não é um bom negócio”, pontua.

Quando o assunto é a pandemia, Sir Richard é defensor da distribuição de vacinas o quanto antes e a todas as populações. “Nós precisamos providenciar um jeito de levar a vacina para o máximo de pessoas possível e no menor tempo possível”, afirma. 

O especialista defendeu que a única maneira de combater a Covid-19 diretamente sem as vacinas é por meio do uso de máscara e que isso não pode ser abandonado. 

“A tratativa oficial do Brasil no modo de lidar com a pandemia está matando pessoas e isso não é certo. Não é justo. Vocês precisam ouvir a verdade sobre como parar essa pandemia. Não é se comportando como o governo vem mostrando. Escutem os médicos”, diz. 

O Reino Unido, onde nasceu o Sir Richard, já vacinou quase 32 milhões de pessoas. Lá, o registro médio atual é de 100 mortes por dia.

 


A indústria farmacêutica não quer curar o câncer

Outro ponto muito mencionado pelo estudioso foi o combate ao câncer. 

“Os tratamentos contra o câncer e demais maneiras alternativas precisam enxergar a individualidade de cada paciente para que, assim, atuem na causa do surgimento de cada câncer específico. Dessa forma, os acompanhamentos serão cada vez mais eficazes”, opinou Richard.

Ficou curioso para saber mais?

A íntegra da entrevista do Richard J. Roberts estará em breve no documentário A Verdade Sobre o Câncer , produzido pela JOLIVI. 

Pedro Bezerra Souza

Pedro Bezerra Souza

9 abril 2021

Editor

Conteúdos Relacionados