Buscar

Mito ou verdade: desodorante pode causar câncer de mama

Maior Menor
Denise de Carvalho

Especialista: Denise de Carvalho

Médica e Especialista em Gastroenterologia

CRM: 14.558/SP

9 outubro 2020

Médica e Especialista em Gastroenterologia formada na PUC de Campinas em 1998, com especialização em Gastroenterologia pelo hospital Clínic de Barcelona, Cirurgia e Endoscopia Digestiva pela USP. Atua com Medicina Baseada na Individualidade, com olhar sobre o paciente (mente e corpo) e não somente na doença. Também é idealizadora do COINEMA - 1º Congresso Internacional de Emagrecimento On-line.

Você sabia que os seus cosméticos são cancerígenos, tóxicos e que podem até acelerar o envelhecimento? Um destes produtos que merece máxima atenção e que você deve substituir é o desodorante.

Só neste “inocente” produto podemos encontrar substâncias como triclosan (bactericida), parabenos (conservantes) e alumínio (que bloqueia o suor).

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico BMC, feito pela cientista Dra. Philippa Darbre – que, segundo a plataforma PubMed, tem mais de 20 estudos realizados nesta temática – o uso destes produtos pode estar por trás do aumento de um tipo de câncer de mama, por exemplo.

Veja só.

A relação entre o aumento de casos de câncer de mama e a utilização do desodorante antitranspirante

A partir da década de 1990, o número de cânceres de mama no quadrante externo superior (aquele mais próximo da axila) passou a representar 61% de todos os diagnósticos.

Antes dessa data, esses tumores configuravam 31% do total.

Já um outro artigo científico, desta vez realizado pelo Departamento de Medicina do Saint Joseph Hospital-Resurrection Health Care, em Chicago, nos Estados Unidos, afirma que a incidência de câncer de mama sugere, sim, causas advindas do estilo de vida.

[Revelada] A arma escondida por Hitler pode matar as células cancerígenas

Durante a II Guerra Mundial, um brilhante cientista alemão teria conseguido o impossível: uma forma de matar as células cancerígenas. Veja aqui todas as provas.

Dos hábitos mais comuns são o uso de desodorantes, antitranspirantes e também a constante depilação, que acaba com a barreira de proteção dos pelos.

Neste estudo, 437 mulheres diagnosticadas com câncer nas mamas tiveram seus hábitos de higiene nas axilas avaliados.

A frequência e o início precoce do uso de desodorantes, antitranspirantes e depilação foram associados a uma idade mais precoce do diagnóstico de câncer de mama.

Os cientistas concluíram que a combinação desses elementos pode desempenhar um papel na incidência de câncer de mama.

O alumínio aumenta ainda mais o risco do câncer de mama

A Dra. Philippa Daarbre, que citei anteriormente, publicou uma revisão científica das evidências que vinculam a exposição humana ao alumínio ao câncer de mama.

De acordo com o estudo, o alumínio já foi encontrado e medido em uma variedade de estruturas mamárias humanas em níveis mais altos do que no soro sanguíneo.

As evidências experimentais encontradas na literatura médica sugerem que as concentrações de alumínio no tecido podem influenciar negativamente as células epiteliais da mama.

desodorante de diversas marcas

Os estudos relacionam a utilização de desodorantes e o aumento de casos de câncer

A pesquisa ainda alerta que a presença de alumínio na mama humana altera o microambiente da mama, provocando respostas inflamatórias e alterações na motilidade das células.

Vá até o seu desodorante e olhe no rótulo. Posso apostar meu mindinho que lá estará o Alumínio (vai lá ver e me conte nos comentários).

O que fazer então? Investir em um desodorante natural!

Como fazer um desodorante natural?

Atualmente, no mercado, existe uma variedade de desodorantes que dizem ser sem todos esses elementos químicos e nocivos.

Mas você também pode usar outras opções caseiras como:

  1. Bicarbonato de sódio: caso você não apresente alergias ao bicarbonato de sódio, use nas axilas, polvilhando. Você pode aplicar usando os dedos mesmo ou ainda um pincel grande de maquiagem.
  2. Bicarbonato de sódio + leite de magnésio + óleo essencial + água: Em uma embalagem de spray vazia dessas que vendem em farmácias, misture 5 gotinhas de óleo essencial da sua preferência (como o de alecrim) com meio copo (mais ou menos 100 ml) de leite de magnésio. Depois de chacoalhar, misture um pouco de água e… pronto!

Obviamente, só mudar o desodorante não é a única forma de afastar o câncer. Mas é um bom começo, não acha?

Uma bactéria que come gordura abdominal?!

Cientistas americanos comprovam: há algo diferente no corpo dos magros que está em FALTA no corpo dos obesos (e que pode te ajudar a eliminar os quilos extras).

Falo das bactérias EMAGRECEDORAS, que podem devorar a gordura abdominal. Clique aqui para saber mais.

Denise de Carvalho

Especialista: Denise de Carvalho

Médica e Especialista em Gastroenterologia

CRM: 14.558/SP

9 outubro 2020

Médica e Especialista em Gastroenterologia formada na PUC de Campinas em 1998, com especialização em Gastroenterologia pelo hospital Clínic de Barcelona, Cirurgia e Endoscopia Digestiva pela USP. Atua com Medicina Baseada na Individualidade, com olhar sobre o paciente (mente e corpo) e não somente na doença. Também é idealizadora do COINEMA - 1º Congresso Internacional de Emagrecimento On-line.

Conteúdos Relacionados