Menopausa: a verdade sobre reposição hormonal e remédios naturais

Maior Menor
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

A menopausa não é o fim da vida da mulher, e nem a reposição hormonal é o único caminho a ser seguido. Médica revela como lidar com a menopausa naturalmente

Nas primeiras ondas de “calorão”, muitas mulheres já ligam o sinal de alerta. Os sintomas iniciais típicos da menopausa não vêm sozinhos: as incertezas e o medo da nova fase também acompanham.

E se tudo mudar? E se a libido sumir? E se o mundo não entender o que você está passando? Como o climatério vai impactar sua relação com as pessoas e consigo mesma?

O novo momento pede uma visita ao ginecologista — e lá vem ela, a reposição hormonal. Essa medida é indicada em diversos casos, especialmente quando a menopausa vem cedo demais.

No entanto, é importante saber que usar hormônios não é a única forma de lidar com os sintomas da menopausa. Aliás, de acordo com a Dra. Denise de Carvalho, médica especialista Jolivi, ela nem é recomendada para mulheres com antecedentes de câncer de mama, ovários, trombose, tabagistas e até mesmo sedentárias.

QUERO CONHECER FORMAS NATURAIS DE ENFRENTAR A MENOPAUSA

A médica que lidou com a menopausa naturalmente

Ao se ver com os típicos sintomas do climatério — que é a fase que antecede a pausa da menstruação em si —, a Dra. Denise Carvalho logo correu para fazer os exames, que confirmaram a nova fase.

Foi quando ela teve a oportunidade de mostrar em seu próprio corpo a utilidade de chás, plantas, óleos essenciais e suplementos para evitar os os fogachos, sono picado, problemas de libido e afins. Tudo de forma natural.

Sem hormônios, sem efeitos colaterais: a médica Denise de Carvalho lida com a própria menopausa com remédios naturais

Este método é melhor explicado no workshop que ela ministrará especialmente para mulheres no climatério, pré-menopausa e pós-menopausa — clique aqui e saiba mais. Porém, com exclusividade, ela entregou um dos ingredientes que não podem faltar na dieta dessas mulheres: a maca peruana.

Menopausa: como aliviar os sintomas com a maca peruana?

Essa raiz é bem conhecida dos homens por sua fama de contribuir com a disposição — inclusive na cama. O que pouco se fala é que ela também é poderosa para mulheres.

A Dra. Denise ensina que a maca peruana atua no aumento da testosterona, que vai além da conhecida função de hormônio masculino: ela também regula a libido feminina. Essa ação leva à melhora da lubrificação vaginal.

Essa raiz também atua no aumento da dopamina, conhecida como o “hormônio do prazer”. Um estudo conduzido pelo Centre for Chronic Disease Prevention and Management, na Austrália, mostrou que a maca peruana não apenas ajudou a regular a pressão como, ainda, melhorou os sintomas de depressão em mulheres pós-menopausa.

Trata-se de um super ingrediente, que atua em conjunto a outras substâncias e hábitos simples para melhorar a qualidade de vida de mulheres que estão passando por essa fase.

Isso significa que existe um mundo de possibilidades para lidar com a menopausa sem perder a libido, disposição e o prazer pela vida. Este é o tema do Workshop Superando a Menopausa, da Dra. Denise de Carvalho. Ela ensinará:

  • O que é climatério e como saber se está na menopausa
  • O que acontece com o corpo antes e depois da menopausa
  • Quais os perigos da reposição hormonal sintética
  • Quais os hormônios essenciais da mulher e como usá-los a seu favor
  • As soluções naturais para amenizar os incômodos da menopausa
  • Como combater: fogachos, desânimo, insônia, perda de libido e secura vaginal

As interessadas podem se inscrever neste link.

QUERO A DISPOSIÇÃO DE ANTES DA MENOPAUSA SEM USAR HORMÔNIOS

Referências:

  • Programa Equilibre Seus Hormônios, Dra. Denise de Carvalho. Jolivi.
  • Stojanovska L, Law C, Lai B, Chung T, Nelson K, Day S, Apostolopoulos V, Haines C. Maca reduces blood pressure and depression, in a pilot study in postmenopausal women. Climacteric. 2015 Feb;18(1):69-78. doi: 10.3109/13697137.2014.929649. Epub 2014 Aug 7. PMID: 24931003.
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Conteúdos Relacionados