O melhor vinho para servir na ceia de Natal

Maior Menor

Vivemos um momento em que nos preocupamos muito com o que comemos. Queremos saber se o alimento é orgânico, se a carne consumida é de animal criado a pasto e por aí vai.

Mas, poucos se preocupam com o que bebem.

Se você gosta de vinho, eu quero falar com você. Essa bebida tão famosa e celebrada mundialmente, precisa ser criteriosamente escolhida porque você precisa enxergá-la para além do seu sabor. É preciso enxergar o vinho e seus poderes terapêuticos também. Portanto, hoje quero dar recomendações do melhor vinho para servir na ceia de Natal e tornar as suas comemorações muito mais alegres, saborosas e saudáveis.

O melhor vinho para servir na ceia de Natal

O grande aliado do vinho é o seu componente resveratrol, um antioxidante que protege o seu coração, melhora a sensação depressiva, diminui o risco de diabetes, aumenta a disposição e prolonga a longevidade. Os vinhos brancos têm uma baixa concentração de resveratrol. Portanto, o melhor vinho para servir na ceia de Natal e para quem busca o efeito terapêutico, o tinto é o mais adequado.

Há diversos estudos que apontam a significância do resveratrol. Eles são incontestáveis. Existem outros tipos de antioxidantes no vinho, e o que é mais sensacional é que a interação entre eles potencializa a sua saúde e bem-estar.

Está gostando desse artigo?
Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos sobre saúde natural
Receba Já

*Não vamos distribuir seu e-mail

A dose ideal da bebida

Muitas pessoas que praticam a chamada dieta keto ou cetogênica me questionam sobre o consumo vinho. Se você bebe uma taça de vinho por dia, seu estado de cetose – quando o seu organismo está produzindo energia por meio dos depósitos de gordura – não será impactado.

Caso você aumente o consumo para duas taças, vai haver um pequeno desequilíbrio neste estado do metabolismo que não mexe em seu resultado final.

O problema é quando você aumenta para três. Aí, sim, o álcool compromete a cetose. Portanto, a dosagem ideal é de uma a duas taças para homens e uma para mulheres. Atenção: não adianta beber nada durante a semana e, no sábado, beber todas. Você vai acabar se agredindo.

Como escolher o melhor vinho para servir na ceia natalina?

Você sabe qual é o melhor vinho para você e sua família? Com inúmeros efeitos terapêuticos?

Nas prateleiras, temos o vinho industrializado, produzido em larga escala, e aqueles feitos de forma mais artesanal, feitos por pequenos produtores. Independentemente de qual você escolher, tenha a certeza de que eles utilizam as técnicas mais naturais possíveis.

o melhor vinho para servir na ceia de natal Resveratrol é um dos principais nutrientes terapêuticos do vinho

Outra boa opção são os vinhos orgânicos, que você encontra no supermercado com essa indicação feita no rótulo. Nestes casos, o problema é que, no Brasil, por conta da burocracia nas questões de importação e rotulação, os preços acabam ficando mais caros. Por isso, alguns produtores preferem não identificar seus produtos como orgânicos. Portanto, ao comprar o seu produto, peça orientação para o vendedor da loja.

O mesmo vai acontecer com os biodinâmicos, que são aqueles produzidos segundo uma filosofia de agricultura que preserva a biodiversidade ao redor da vinícola.

Tudo isso não quer dizer que os vinhos que não se enquadram nessas categorias – orgânicos, biodinâmicos e naturais – não possam ser saudáveis. Tudo depende do produtor. O detalhe importante é evitar vinhos muito baratos porque, dificilmente, ele será de qualidade.

A questão é que vale a pena pagar por um vinho um pouco mais caro porque você vai estar investindo em saúde. E, também, porque você não deve beber grandes quantidades.

Não estou aqui para induzir que você abuse de álcool. Quero apenas apresentar os poderes terapêuticos dos vinhos e ajudar você a escolher o melhor vinho para servir na ceia de Natal.

A melhor uva

De acordo com os estudos que consulto e leio com regularidade, o melhor vinho é aquele com maior concentração de resveratrol e outros antioxidantes, como o Pinot Noir e o Cabernet Sauvignon.

Para facilitar, criei este o Guia do Vinho para você ficar ciente e conseguir escolher o melhor vinho para servir na ceia natalina:

o melhor vinho para servir na ceia de natal

Leia com atenção o Guia do Vinho e escolha o melhor vinho para servir na ceia de natal

Beba com moderação!

Boas festas!

Insira seu e-mail e receba nossos conteúdos gratuitos
sobre saúde natural: