‘Cadê o tompero?’ Saiba a quantidade de carboidratos que tem no seu prato

masterchef e carboidratos
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Uma nova temporada do Masterchef, reality gastronômico que é um sucesso nacional, estreia nesta terça-feira (6) e pode trazer inspirações para as cozinhas do Brasil; saiba aqui quais ingredientes são mais saudáveis

 

Nesta terça-feira (6) começa mais uma temporada do Masterchef, o reality show culinário de maior sucesso no Brasil. Entre edições com crianças, chefs profissionais, ex-participantes e alguns outros, o programa volta ao seu formato original, com cozinheiros(as) amadores(as).

Ao longo das semanas, os(as) participantes serão testados(as) por provas temáticas e avaliados pela conhecida bancada, formada pelos renomados chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça, além da estreia da chef Helena Rizzo, que substitui Paola Carosella.

Variando pratos sofisticados, rústicos e caseiros, o Masterchef consegue apresentar muitos alimentos ao público e mostrar a diversidade de possibilidades para prepará-los, o que só aumenta o repertório — já muito rico — da culinária brasileira.

 

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Aqui na Jolivi, também costumamos falar muito sobre alimentos e os nutrientes que eles trazem. Um deles, inclusive, é sempre muito polêmico: o famoso carboidrato.

Quando se fala em carboidratos, comumente se pensa em massas, pães, batatas, alimentos à base de trigo…

Mas você sabia que os carboidratos também estão nas frutas, legumes, verduras e sementes?

Por conta disso, é necessário ficar atento a todo o tipo de alimento e as suas quantidades de carboidratos, já que o excesso do nutriente pode acarretar em  diabetes tipo 2 e contribuir até no desenvolvimento de células cancerígenas.

 

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Na dieta cetogênica, que preza pelo baixo consumo de carboidratos, estima-se que a quantidade diária de carboidratos seja entre 5% e 20% das calorias ingeridas, segundo o especialista Jolivi, Dr. Naif Thadeu.

Então, preparamos uma lista com exemplos de alimentos que têm carboidratos e que talvez você nem saiba. Confira:

*Proporção das frutas: 1 unidade média; dos legumes: 1 xícara; das verduras: 1 xícara; das sementes: 30 g.

FRUTAS

Fonte: FatSecret Click to Flip
Maçã: 19,06g/ Banana: 14,85g/ Laranja: 15,39g/ Abacaxi: 19,58g/ Manga: 28,05g.

LEGUMES

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Feijão Preto: 39,74 g/ Palmito: 6,75 g/ Mandioquinha: 34,04 g/ Abóbora: 3,77 g/ Pepino: 3,78 g

VERDURAS

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Alface: 1,63 g/ Couve: 6,71 g/ Couve-flor: 5,3 g/ Brócolis: 6,04 g/ Agrião: 0,44 g

SEMENTES

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Nozes: 4 g (unidade de 30 g)/ Amêndoas: 7,2 g (unidade de 30 g)/ Castanha do Pará: 4,6 g (unidade de 30 g)/ Amendoim: 6,2 g (unidade de 30 g)/ Pistache: 8,39 g (unidade de 30 g)

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