A jornalista fumou AO VIVO! Se você quer parar de fumar, veja esta planta

Maior Menor
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Pega no ato: a jornalista Mônica Waldvogel fumou ao vivo no jornal. Mas tabagismo tem cura, e nós contamos qual planta pode te ajudar a parar de fumar

A jornalista Mônica Waldvogel foi pega no flagra fumando ao vivo durante o jornal “GloboNews em Pauta” nesta quarta-feira (28) de noite.

A cena aconteceu bem ao final do noticioso, quando o apresentador Marcelo Cosme chama os comentaristas para opinarem sobre o que será assunto no dia seguinte.

No Twitter, a jornalista contou que o sinal havia caído e ela não havia percebido que voltou.

Como era de se esperar, o ocorrido logo virou piada na internet.

No entanto, tabagismo é assunto sério. A Organização Mundial da Saúde estima que o cigarro mate mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 7 milhões decorrentes do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão sejam não-fumantes expostos ao fumo passivo.

O tabagismo em si é considerado doença, já que está na seara da dependência. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), fumar pode estar por trás de um sem-número de outras doenças, entre elas:

  • vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);
  • doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias);
  • doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses);
  • úlcera do aparelho digestivo;
  • osteoporose;
  • catarata;
  • impotência sexual no homem;
  • infertilidade na mulher;
  • menopausa precoce;
  • complicações na gravidez.

Entre fumantes e quem traga a fumaça passivamente, a Organização Mundial da Saúde estima que o cigarro mate mais de 8 milhões de pessoas por ano.

Além de todas esses males, a mente também sofre: fumantes estão mais propensos a desenvolver depressão ao longo do tempo, de acordo com o United Kingdom National Health Service (NHS).

Não é por acaso que, ainda de acordo com o Inca, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo no Brasil.

Como parar de fumar com ajuda dessa planta

Felizmente, o número de fumantes no país vem diminuindo significativamente. De acordo com o Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco, do Inca, apenas 12,6% da população brasileira fumava em 2019, contra 34,8% em 1989.

Se você está entre as pessoas que querem largar o cigarro de uma vez por todas, saiba que a ciência vem operando a favor: diversos estudos mostram quais hábitos simples ajudam a cessar o fumo, entre eles praticar atividades físicas, procurar um grupo de apoio e meditar.

A natureza também dá sua força. Uma pesquisa publicada no jornal científico Pharmacometrics mostrou o papel promissor do extrato de aveia verde selvagem.

Resumidamente, ao fumar, se estimula a dopamina, o hormônio do prazer, sendo este o principal estímulo à dependência.

O que os pesquisadores descobriram é que o extrato de aveia verde selvagem tem a mesma ação, o que os levou a testá-la em adultos fumantes. O resultado foi animador: depois de 28 dias, os homens acompanhados tiveram uma redução de 54% no número de cigarros consumidos ao dia.

Essa dica foi dada pelo Dr. Carlos Schlischka, especialista Jolivi, no Dossiê Saúde Essencial. Nele, o médico mostra dicas primordiais para blindar o corpo, inclusive quais remédios fazem tão mal quanto cigarro.

Entre esses medicamentos, conta o Dr. Carlos, estão substâncias que aumentam em 530% o risco de morte e 35% o risco de câncer, igual a um fumante.

Saiba quais são esses remédios e veja outras dicas preciosas do Dr. Carlos Schlischka aqui

Imagem: Reprodução/GloboNews

Referências:

  • Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro e outros produtos derivados de tabaco? Instituto Nacional de Câncer (Inca).
  • Dados e números da prevalência do tabagismo. Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
  • Stopping smoking for your mental health. United Kingdom National Health Service (NHS)
  • Carlos Schlischka. Dossiê Saúde Essencial. Jolivi.
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Conteúdos Relacionados