Buscar

Distancie o iPhone 12 do seu marca-passo; entenda por que e o que blinda seu coração

Maior Menor
Fernanda Mayane

Fernanda Mayane

Você usa algum dispositivo cardíaco implantável (DCI), também conhecido como marca-passo e é usuário de algum produto Apple? Então, com certeza precisa ler essas dicas que, além de curiosas, podem salvar o seu coração. 

Algumas dicas para quem tem marca-passo já são mais conhecidas, como ficar a mais de dois metros do micro-ondas e avisar sobre a sua condição em bancos e aeroportos, mas se você acompanha a tecnologia e todos os lançamentos da Apple, tome cuidado com o seu novo iPhone.

Em 25 janeiro de 2021, a Apple mudou suas normas de segurança advertindo o uso do iPhone 12 em pessoas que usam dispositivos eletrônicos cardíacos implantáveis (DCI).

iPhone 12 com faixas de distancia

 

Isso tudo porque alguns acessórios MagSafe e a linha de iPhones 12 possuem um ímã que pode acabar se tornando prejudicial a esses aparelhos. Em suas normas de segurança, a Apple adverte que o consumidor que possua o aparelho iPhone 12, deve manter uma distância de 15cm entre o celular e o implante, e caso o celular esteja carregando numa base de indução (sem fio) a recomendação é de até 30cm.

Afinal, o que é esse ímã e qual a relação com o dispositivo cardíaco?

A explicação por ser tão prejudicial é que a nova versão da Apple, acompanha de um imã que possui a tecnologia MegSafe. Este ímã se encontra integrado na parte traseira do aparelho, o que permite conectar o cabo de alimentação de uma forma magnética. 

A revista americana Heart Rhyntm explica que um sistema DCI possui uma bateria, capacitadores e um circuito de detecção junto a um eletrodo intracardíaco ou extra cardíaco. 

Estes aparelhos possuem chave embutida (chave reed, sensores de efeito Hall, resistores magnetos sensíveis gigantes ou bobinas) que respondem a um campo magnético aplicado externamente. 

Quando um ímã externo é aplicado a um desfibrilador, a terapia de choque de alta voltagem é suspensa, isso explica a desativação do aparelho em contato com o imã MagSafe.

Esse imã só existe no iPhone?

Não, este imã não está apenas nos aparelhos e acessórios da  Apple, isso porque muitos aparelhos celulares possuem campos magnéticos que podem dar interferência no funcionamento de um marca-passo. 

Um estudo realizado pelo Instituto Vascular e do Coração Hospital Henry Ford, nos EUA, provou que o aparelho iPhone 12 colocado próximo da região esquerda do peito de um paciente interrompeu o funcionamento do seu DCI. Outras pesquisas mostraram que em outros aparelhos o mesmo acontecimento seria semelhante, mas que apenas no iPhone 12 houve um impacto maior.

Proteja seu coração

Se você é usuário de marca-passo, ou conhece alguém que precise usar o aparelho, a prevenção das doenças cardíacas é sempre importante, além do cuidado com esses dispositivos. A Food and Drug Administration (FDA), como se fosse a Anvisa americana, oferece algumas dicas de prevenção para esses usuários;

  • Segurar o celular no ouvido oposto do lado do corpo em que o marca-passo foi implantado;
  • Colocar o aparelho sempre no bolso da calça alternado do dispositivo;
  • Evite colocar um celular ligado próximo ao marca-passo, como deixá-lo no bolso de uma jaqueta que esteja diretamente sobre o implante.

Além disso, cuidar do nosso coração é primordial e também evita problemas futuros, e para isso, existem várias formas naturais para que você possa mantê-lo saudável.

Uma dica de ouro é o uso da coenzima Q10, que atua na manutenção do correto funcionamento do músculo cardíaco, e é essencial para quem sofre de problemas no coração ou deseja evitá-los.

O Dr Carlos Schlischka, que conduz o Protocolo Cardio, sugere que você converse com o seu médico sobre dosagens diárias de 200 mg de coenzima Q10 de preferência, na forma de ubiquinona. 

Além da coenzima Q10, estão no combo de suplementos indicados pelo Dr. Carlos para quem é usuário de marca-passo suplementos como ômega 3, magnésio, vitamina D3 + vitamina K2, resveratrol, vitamina C, vitamina E, l-taurina e zinco.

Fale com o seu médico sobre essas opções.

Para você também preencher o seu carrinho de compras com alimentos que cuidam do seu coração, veja a lista do professor nutricionista funcional Gabriel de Carvalho.

Lista de compras professor Gabriel de Carvalho

 

Referências

 

  • Food and Drug Administration (FDA)
  • Suporte Apple
  • Instituto Vascular e do Coração Hospital Henry Ford
  • Revista HEART RHYNTM 2021

 

[Vazou] O Ranking dos 7 Remédios Mais Letais

Tivemos acesso a um ranking que desmascara os 7 remédios mais perigosos que ameaçam a sua saúde. A chance de você ter pelo menos 4 deles na sua gaveta HOJE é muito grande.

Clique aqui e saiba de tudo agora

 

Fernanda Mayane

Fernanda Mayane

Conteúdos Relacionados