Buscar

Hibisco — Conheça 6 Benefícios Desta Flor Para a Sua Saúde

hibisco
Maior Menor
Avatar

agencia.mestre

Você sabia que o hibisco  começou a ser utilizado para a criação de poderosos afrodisíacos?

É isso mesmo! Essa flor originária do norte da África é o ingrediente principal de muitos rituais ancestrais para o amor.

Mas essa não é a única forma de encontrar os registros sobre essa planta na história. A infusão também foi muito utilizada no continente africano para melhorar a hidratação e sensação de refrescância. 

Com isso, foram desenvolvidas bebidas tradicionais para muitas culturas. Por exemplo: no Egito antigo foi criado o karkadé, muito consumido pelos faraós, enquanto na África Ocidental, em especial no Senegal, foi criado o bissap.

Interessante, né? Porém, também é possível identificar usos milenares da flor com o objetivo de curar algum problema de saúde. É o caso da medicina tradicional indiana — a ayurveda —, que descobriu em suas pétalas um poderoso diurético.

Outras culturas que desenvolveram conhecimentos fitoterápicos também encontraram outros benefícios para o hibisco, indo da melhora da tosse à diminuição da pressão arterial.

E, com o passar dos séculos, a ciência e a medicina conseguiram comprovar que muitas dessas utilizações, de fato, faziam sentido.

Continue lendo para entender como essa flor pode ajudar a melhorar sua saúde!

Como usar o hibisco para melhorar a saúde?

O hibisco é o nome dado para uma família de flores. Ao todo, são mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo, sendo que, aqui no Brasil, a mais encontrada é a Hibiscus sabdariffa — conhecida também como vinagreira.

A planta é a principal base da popular Água de Jamaica. Também é muito utilizada em chás, doces e bebidas que almejam ter coloração rosada e gosto frutado. 

Além disso, existem muitas outras formas de como a flor pode trazer benefícios para o seu corpo, sabia? Veja só alguns casos em que é recomendado aumentar o seu consumo!

1. Diabetes

Sabe aquele famoso problema com os altos índices de glicose no sangue? Quem tem diabetes do tipo II pode contar com a ajuda do chá de hibisco.

Um estudo feito no México analisou voluntários diabéticos que consumiram essa planta. O resultado foi bastante positivo, já que a flor ajudou no controle dos níveis de açúcar e, ainda, melhorou a resposta do corpo à insulina.

2. Menopausa

A menopausa é aquele período em que muitas mulheres começam a sentir mudanças em seu corpo por conta do término do ciclo fértil. Os famosos fogachos que ocorrem durante o climatério, porém, podem ser reduzidos com a fitoterapia.

Isso mesmo! O tratamento natural traz grandes benefícios e um forte aliado é o hibisco. Isso porque ele é rico em isoflavonas. Essa substância estimula os receptores estrogênicos no sistema cardiovascular, além de prevenir a osteoporose no período pós-menopausa.

Aliás, para quem ainda menstrua, as propriedades também servem para aliviar os sintomas da TPM e das cólicas. Perfeito, né?

3. Colesterol

Uma pesquisa publicada no Journal of Traditional and Complementary Medicine mostra que aqueles que consumiram o chá de hibisco tiveram redução nos níveis de colesterol.

Essa mesma isoflavona que mencionamos antes é uma das responsáveis por essa melhora no sistema circulatório, sabia? Ela atua na produção do “colesterol bom” (HDL), dá resistência à parede vascular e agiliza a eliminação do “colesterol ruim” (LDL) que está sendo produzido em excesso, o que prejudica a sua saúde.

4. Pressão alta

O chá do extrato de hibisco tem eficiente ação na redução da pressão arterial, sendo, portanto, um importante aliado na saúde cardiovascular.

Em um estudo, pacientes diabéticos com hipertensão leve e que beberam o chá de hibisco tiveram a sua pressão reduzida, enquanto os que bebiam chá preto tiveram sua pressão elevada.

Os chás de ervas (outras que não os chás verde ou preto) também apresentam uma ação relevante no tratamento para a pressão arterial.

O ideal é tomar três porções de 240ml de chá de Hibisco. Os resultados, segundo o estudo, já surgem nas primeiras 6 semanas.

Outro benefício da substância é que ele é um anticoagulante natural e inibe a ocorrência de trombose (coagulação). Isso porque a flor é rica em antocianinas, substâncias que aumentam a dilatação, o que faz  reduzir o risco de doenças como hipertensão, infarto e AVC.

5. Câncer

Cientistas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, descobriram que a flor é uma forte aliada no tratamento do câncer de cólon. 

O estudo foi divulgado no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição e foi capaz de identificar um atraso no processo de desenvolvimento da doença.

6. Emagrecimento

Você já deve ter ouvido falar que chá de hibisco é bom para perder aqueles quilinhos extras, não é mesmo? Isso acontece porque ele age de forma poderosa no sistema digestivo.

Além de facilitar o processo de digestão em si, também combate a retenção de líquidos e  aumenta a atuação dos ácidos biliares (agentes do metabolismo no fígado). Por fim, ainda regulam o intestino.

Quer conhecer mais plantas como o hibisco que promovem o tratamento natural de diversos problemas do corpo e melhoram a sua saúde? Conheça o clube de assinaturas da Jolivi e receba conteúdos de especialistas em medicina natural!

Referencia: 

 

Avatar

agencia.mestre

Conteúdos Relacionados