LIBERE JÁ O SEU ACESSO À MAIOR BIBLIOTECA DA SAÚDE NATURAL DO BRASIL
Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.
Você sabia que a hemorróida é uma condição tão comum quanto antiga?
O periódico The New England Journal of Medicine, o jornal de medicina de Harvard, tem em seus registros documentos que fazem alusão às hemorroidas no ano de 1812.
Naquela época, a condição já estava incomodando os franceses, de acordo com a faculdade americana.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2016, 23,9 mil pessoas foram atendidas no SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar o problema.
Agora, estamos aqui para te ajudar a descobrir as origens das hemorroidas – não as históricas, mas suas causas – e te mostrar possibilidades naturais de lidar com esta doença que, além de causar dores e incômodos, traz constrangimento.
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é e como surge a hemorróida.
O canal anal possui um sistema de irrigação de vasos sanguíneos, formando um complexo chamado plexo hemorroidiário.
Entretanto, não existe um sistema de válvulas que possa conter o refluxo do sangue, caso ele se acumule de forma excessiva. Então, quando isso acontece, os vasos se dilatam e acabam formando uma trombose venosa no local. Trocando em miúdos: são varizes na região anal, que fica inchada inflamada e dolorida.
Quem tem hemorroida, geralmente apresenta:
Agora que você também já está atento aos sintomas, quero te explicar quais são as principais causas e fatores predisponentes da hemorroida:
Você sabe qual é a principal diferença entre uma pessoa gorda e magra? Não. Não é a quantidade de calorias. É a quantidade de bactérias EMAGRECEDORAS que devoram a gordura abdominal.
Clique aqui para saber maisExistem algumas táticas para evitar o surgimento das hemorróidas. Entre elas estão:
Caso você comece sentir a dor ou perceba a dilatação das veias, existem algumas alternativas naturais para reduzir esses sintomas. São eles:
As fibras são compostos vegetais presentes nos grãos, verduras, legumes e frutas que não são digeridos pelo nosso organismo. Ou seja, passam quase intactos pelo sistema digestivo e terminam sendo eliminados pelas fezes, o que facilita a excreção sem machucar o canal anal.
Alguns dos principais alimentos fibrosos são:
Considerando que a hemorróida é uma inflamação localizada, o consumo de alimentos com ação anti-inflamatória é uma ótima alternativa para reduzir esses efeitos de forma natural.
Entre eles, você pode acrescentar na sua dieta:
Uma das técnicas mais utilizadas para combater as dores da hemorróida é o banho de assento.
Em uma bacia comum, você pode acrescentar alguns fitoterápicos que vão ajudar a amenizar o inchaço e a dor.
Algumas substâncias naturais que podem ser colocadas na água morna para o banho de assento:
Esta última, inclusive, teve suas propriedades descobertas por meio de estudos feitos em países nórdicos. Natural daquela região, a groselha negra já era usada na Idade Média pela população local, com razões homeopáticas.
A pesquisa da Scottish Crop Research Institute, na Escócia, mostrou que os altos níveis de flavonoides, substância responsável pela coloração vermelha escura da fruta, apresentam fortes estímulos para a circulação sanguínea.
Ou seja: em inflamações hemorroidárias, essa fruta reduz a dor, o inchaço, sangramento e regenera os vasos para sua dilatação normal.
Os óleos essenciais de tea tree, lavanda, cipestre e camomila também podem ser aplicados, mornos, misturados com óleo de coco e colocados no local para reduzir o inchaço e o processo inflamatório local.
Uma das consequências que a falta de água provoca no organismo é a má circulação sanguínea.
Portanto, caso perceba que os sintomas de inflamação na região anal estão aparecendo, aumente a quantidade consumida de água na sua rotina. Tente, ao menos, beber dois litros por dia.
Agora que já conhece tratamentos caseiros para a hemorróida, continue lendo os conteúdos da Jolivi para saber mais sobre medicina natural!
Se você sente dor nos joelhos, nos punhos, no quadril ou em qualquer junta, trago uma proposta: que tal trocar sua articulação desgastada por uma nova em folha? Com apenas 16 segundos do seu dia, você pode ter articulações mais jovens, mais lubrificadas e sem qualquer tipo de dor.
Se você realmente precisa de articulações regeneradas, acesse aqui e saiba mais