Goji berry: a grande estrela da alimentação

Maior Menor

Goji Berry: ele é pequenino, de cor avermelhada, mais conhecido por sua forma seca e é o atual queridinho dos adeptos de uma vida saudável e das dietas emagrecedoras.

Segundo minhas pesquisas, este fruto rico em nutrientes é originário do Tibete, na Ásia, já faz parte da rotina alimentar dos povos asiáticos há mais de 6 mil anos. Suas propriedades medicinais são inúmeras.

Ou seja, o goji berry não tem toda esta fama à toa, e a Jolivi vai te contar como você pode utilizá-lo na promoção de uma alimentação saudável para você e sua família.

Riquíssimo em nutrientes

Quando se pensa em vitamina C, por exemplo, logo pensamos na laranja, na acerola e no kiwi, não é?

Pois bem.

O goji berry também é uma excelente fonte desta substância. Contém cerca de 2,5 g de vitamina C a cada 100 g de fruta.

As vitaminas A e E também são encontradas em sua composição, assim como as do Complexo B (B1, B2, B6), que promovem uma ação imunoestimulante. Isso significa que ele reforça as proteções do organismo contra doenças.

Dessa forma, o consumo da fruta pode ajudar a enfraquecer a formação de células cancerígenas e o crescimento de tumores. Para quem está passando por tratamento quimioterápico, por exemplo, o goji berry alivia os efeitos colaterais.

Apesar de sua composição riquíssima em nutrientes, o espaço destinado pelas pesquisas científicas para o goji berry ainda é pífio. Na medicina chinesa, em que a observação dos pacientes é tão importante como a evidência do laboratório, a utilização é bem mais frequente.

Um dos estudos mais importantes,  chamado Observation of the effects of LAK/IL-2 therapy combining with Lycium barbarum polysaccharides (lycium barbarum é o nome científico do goji), a fruta foi incluída na dieta diária de 79 pacientes em tratamento para vários tipos de câncer (melanoma, cólon, pulmão, faringe) e em 75 deles foi observado a regressão do tumor.

goji berry

Componentes exclusivos do goji berry

O nosso sistema imunológico também tende a ficar mais forte com o consumo desta fruta. Isso porque, ela possui 4 tipos exclusivos de polissacarídeos. Significa que ele tem combinações de moléculas exclusivas que resultam, justamente, no fortalecimento das nossas células de defesa.

Um benefício importante do goji berry é sua atuação antioxidante. Muito provavelmente, segundo os estudiosos, este efeito pode retardar o envelhecimento precoce das células, eliminando as sujeiras nocivas chamadas radicais livres. No goji, há presença de 6 carotenoides que cumprem essa função de limpeza:  betacaroteno, luteína, zeaxantina, licopeno, criptoxantina e xantofila.

Estes compostos também preservam a saúde dos olhos, evitando o cansaço visual e prevenindo cataratas e glaucomas. Além disso, o betacaroteno também protege a pele dos efeitos nocivos da radiação solar.

Em 2008, outra pesquisa indica que a fruta é benéfica para o bem-estar geral das pessoas. Segundo os especialistas, foi feito um estudo comparativo com o suco de goji e um placebo. As conclusões, publicadas no Journal of Alternative and Complementary Medicine, indicam que beber 120 ml de suco de goji berry diariamente melhora a disposição, a atividade cerebral e também a digestão.

Seu relatório
Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos sobre saúde natural
Receba Já

*Não vamos distribuir seu e-mail

Muitos minerais

Não para por aí.

O goji berry, caro leitor, é riquíssimo em minerais. Ao todo, são 21, como ferro, selênio, cálcio, fósforo, potássio e o germânio. Este último também é considerado uma importante arma na prevenção do câncer.

Já seus ácidos graxos, responsáveis pela síntese dos nossos hormônios, regulam o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Quem sofre com problemas de impotência sexual e desequilíbrio na próstata, por exemplo, a indicação relatada por profissionais de saúde é que o consumo pode ser benéfico, devido à presença de uma substância chamada beta-sistosterol – que tem propriedades anti-inflamatórias, atuando também contra vírus, fungos e bactérias.

Os estudos ainda identificam que o goji berry pode fazer bem para:

– a circulação sanguínea;

– combate a ansiedade, estresse e doenças autoimunes;

– melhoras na qualidade do sono e da digestão;

– desintoxicação do organismo;

– emagrecimento, pois produz uma sensação de saciedade.

Por tudo isso, fica evidente de que a fruta merece ocupar mais tempo e espaço na medicina tradicional. Não só isso. Uma dica é também introduzir o vermelhinho corretamente na alimentação típica do ocidente.

gojyberry3

Mas, como consumir as bagas de goji berry?

O goji berry é mais facilmente encontrado em sua forma seca. Então, minha sugestão é que os pequeninos podem ser adicionados em preparações diferentes. Tanto em saladas como juntamente de outras frutas, iogurtes e sucos.

Vale lembrar, querido leitor, que introduzir o goji berry em sua dieta não vai fazer nenhum milagre. É preciso combinar suas ações terapêuticas com uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e tudo mais que a Jolivi tem discutido à respeito.

Contraindicações do goji berry

Se você faz uso de medicamentos que visam afinar o sangue e para pressão arterial, está grávida ou é diabético ou hemofílico, converse com o seu médico antes de introduzir o alimento em sua dieta.

Um recado breve…

Se você avalia que mais pessoas podem se beneficiar com estes conteúdos gratuitos, compartilhe.

E para ter mais informações saudáveis, siga a página do Facebook da Jolivi aqui.

Veja também: como turbinar o cérebro consumindo ômega 3?

Insira seu e-mail e receba nossos conteúdos gratuitos sobre saúde natural: