Faça amigos no trabalho. É saudável!

Maior Menor
Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

20 julho 2021

Head de conteúdo da Jolivi

No dia 20 de julho celebra-se o dia do amigo… E a ciência já conhece os benefícios da amizade para a saúde há muito tempo

Na esteira do velho ditado de “onde se ganha o pão…”, tem quem seja ainda mais radical e decida separar seus contatos sociais entre amigos x colegas de trabalho, como separando as pessoas com quem trabalha a uma casta inferior na qual a circulação é restrita: poucos assuntos e pouca intimidade são permitidos.

Hoje, 20 de julho, é celebrado o dia do amigo. Então, quero te convidar a refletir um pouco mais profundamente sobre isso. 

Alguns coaches de carreira que você vai encontrar por aí dirão que o melhor para sua vida profissional é manter os relacionamentos dentro da empresa estritamente corporativos. Como gestor, vou lhe dizer que acho essa visão extremamente ultrapassada. Como um curioso por saúde, digo que manter amigos no trabalho pode ser ótimo para o corpo.

A ciência conhece os benefícios da amizade para a saúde há muito tempo. Um estudo da Universidade de Harvard feito em 1937 mostrou que o fator que mais influencia na saúde de uma pessoa (mais do que itens como riqueza e rotina, por exemplo) são as amizades. 

Uma reportagem da revista Superinteressante em 2018 trouxe um outro estudo, feito na Universidade de Duke, que deu até um número: quatro. É o mínimo de amigos que uma pessoa deve ter para evitar os riscos de uma doença cardíaca. Não está convencido? Mais um último dado: pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chances de chegar aos 80 se tiverem laços de amizade. 

Que saber mais sobre como melhorar sua saúde? Receba hoje mesmo o grande livro da saúde natural na sua casa

No Brasil, grande parte das pessoas profissionalmente ativas trabalha mais de 40 horas por semana, ou seja, passa mais de um terço do dia no trabalho. Considerando que o segundo terço a gente passa dormindo, é seguro dizer que você passa mais tempo com os “colegas de trabalho” do que com várias pessoas da sua família. 

É claro que, para a segurança da sua carreira, as relações criadas no trabalho têm que ter certos cuidados — são relações permeadas por valores extras como a ética profissional ou a isonomia na avaliação de desempenho, por exemplo. Mas não despreze esses laços. Se abrir para relações sinceras num ambiente que, por vezes, pode ser tão hostil, pode lhe dar conforto, segurança e, como já vimos, alguns anos a mais de vida.

Feliz dia do amigo! 

Amigos são fundamentais para a saúde mental; saiba o que o Dr. Nelson Annunciato tem a dizer sobre reversão de casos de ansiedade e depressão

SOBRE O AUTOR

Jornalista desde 2010, formado pela Universidade São Judas Tadeu. Foi head de conteúdo da Rádio Globo e chefe de reportagem e apresentador da Rádio CBN. Também passou pela TV Globo, CNN Brasil e Editora Abril. Se especializou em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional B3.

Avatar

Leopoldo Rosa

Head de conteúdo

20 julho 2021

Head de conteúdo da Jolivi

Conteúdos Relacionados