As estratégias para uma boa noite de sono

Maior Menor

Te convido para uma reflexão marcada pelo sono, insônia, ressaca, cansaço pós-feriado.

Vamos lá. Se investigássemos a fundo os acidentes de trânsito, as brigas que terminam de maneira trágica, as operações médicas que não deram certo, os negócios que naufragaram, quase sempre,

vamos encontrar um dos envolvidos extremamente cansado.

Pode apostar.

E eu já fui traída por causa dele, o cansaço.

Especialmente depois da maternidade, em que as noites ficaram mais longas e os dias bem mais curtos diante de tantas coisas para fazer, eu comecei a viver regida por uma estafa dilacerante.

O pior é que existe algo sobre o cansaço que ninguém costuma dizer.

É sobre a tal traição que ele nos prega.

Porque quando estamos em situação de cansaço crônico, o descanso noturno é totalmente comprometido.

E é exatamente neste ciclo formado por estafa + insônia que o cérebro é acionado para reagir de duas formas:

  • Estocando energia para dar conta de toda a privação de descanso (e para o organismo, gente, estocar energia é sinônimo de armazenar gordura, viu?);
  • Estimular o nosso paladar a procurar alimentos extremamente doces e reconfortantes, visando também a nossa sobrevivência à exaustão. (por isso que quando a gente dorme mal ou estamos extremamente estressados vem aquela vontade louca de comer chocolate, sabe?).

Você se sente cansado o tempo todo?

– Não tem disposição para fazer exercícios, nem mesmo uma simples caminhada?

– E até mesmo a vontade de satisfazer o outro na cama já não é mais a mesma?

Se os seus exames de sangue não apontam nada errado, o “culpado” da falta de vigor é outro.

Descubra aqui qual é o real vilão do cansaço constante e como voltar a ter disposição e prazer com UMA simples mudança.

Veja também: a REAL razão do seu cansaço, dores e falta de vigor

Não adianta nada

O que quero dizer é que a privação de sono é sim um problema de saúde pública, que interfere diretamente no nosso cérebro (especialmente na capacidade de decidir), nos nossos batimentos cardíacos e em todos os órgãos do nosso corpo.

Então, deveria estar no plano de atendimento de todos os profissionais de saúde, independentemente da área de atuação, nos ajudar a desenvolver uma boa capacidade de sono.

Aprendi com o nosso médico e consultor Dr. Leonardo Aguiar que não é possível vencer a obesidade, controlar o diabetes e sair do sedentarismo se você não eliminar a fadiga.

Simplesmente NÃO ADIANTA fazer dieta ou privação calórica uma vez que você está em uma situação entendida como de risco pelas suas funções cerebrais.

Este foi um dos princípios chave utilizados pelo Dr. Léo para desenvolver um programa de gerenciamento de qualidade de vida, que é necessário para o controle e prevenção de QUALQUER DOENÇA CRÔNICA.

Drª Denise Carreiro, nossa nutricionista e comandante do programa Remédio Natural, me explicou que um corpo em situação de fadiga é um organismo inflamado.

Ou seja, significa que ali existe uma atuação constante das células para ficarem de sobreaviso e atacarem o inimigo.

Este “sobressalto celular”, repetido diariamente, acaba desencadeando processos em cadeia que culminam nas “ites”.

Oi?

“Bronquite, rinite, estomatite, gastrite, dermatite e por aí vai”, explica Denise.

A questão é que não há como chegar ao descanso se a gente não repensar a alimentação.

Especialmente quando os estudos sobre a fisiologia da Drª Denise mostram que atualmente DOIS tipos de ALIMENTOS muito consumidos exigem muito do organismo no processo de digestão.

Este consumo exagerado e demasiado de glúten e caseína são extremamente pró-inflamatórios, dificultam o sono e a folga necessária para que as células voltem a operar em harmonia.

As estratégias para um bom sono

Se você entende que é traído pelo cansaço e não consegue descansar todas as noites, aqui vão as recomendações:

Sequestre o celular antes de dormir

O celular conectado é a forma de te privar do descanso. Ele funciona como uma espécie de cordão umbilical com as áreas da sua vida que precisam ficar fora da cama: família, trabalho, redes sociais, amigos, notícias.

De acordo com o que aprendi com o Dr. Carlos Schlischka, é natural que durante o sono, vivenciemos alguns despertares.

Em situação de equilíbrio, isso é rápido e quase não percebemos.

Mas, com a relação tão íntima com os celulares, nossas mãos são atraídas feito imã para as redes sociais, celular e aplicativos em plena madrugada.

O que era para ser “uma olhadinha rápida”, se torna prolongado e, num piscar de olhos, nem sentimos o quanto de energia dispersamos com nada tão importante assim para aquela hora não é mesmo?

O sono fica entrecortado e, mesmo que você passe 8 horas “dormindo”, a qualidade vai para o ralo.

Troque o café por chá de passiflora

Outro segredo que agrega qualidade para o meu sono atende pelo nome de chá.

Sou uma bebedora de café. Aprendi que todas as vezes que o meu paladar pede muita cafeína é porque preciso de descanso.

Chás de passiflora (maracujá) e a camomila são ótimos e dão uma acalmada mesmo.

Reduza a quantidade de cafeína e invista nas ervas que nos ajudam a relaxar.

Sem remedinhos e com vitaminas

Bom, antes de me despedir não poderia deixar de falar sobre os perigos do uso descontrolado de medicações para dormir.

Estes remedinhos caíram no gosto da população e perdi as contas de quantos amigos queridos passaram a usar.

A questão toda é que eles só tapam o sol com a peneira. E nem são eficientes para atacar a verdadeira causa da sua insônia.

Sem contar que eles causam dependência e podem criar um ciclo viciante em sua rotina.

Leve este assunto para o seu médico de confiança.

Fale com ele sobre a Melatonina e Vitamina D, que são substâncias naturais e poderosas para te ajudar a dormir melhor.

Bônus: Uma noite perdida, um dia de saúde perdido

Um recado breve…

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Veja também: Encontre as saídas efetivas para a saúde do seu cérebro

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