Esses 5 hábitos da pandemia prejudicam sua próstata

Maior Menor
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Seja para lidar com a ansiedade do isolamento ou como um jeito de se mimar, alguns maus hábitos cresceram durante a pandemia da Covid-19 — e eles são especialmente perigosos para a próstata. Saiba quais são e fuja deles!

1) Pausa nas idas ao médico

Seja para respeitar o isolamento social — com razão — ou usando esse fator como desculpa, muitos homens deixaram de lado as visitas aos seus médicos de confiança, incluindo o urologista.

Então, coloque sua máscara (de preferência uma PFF2) e siga sua rotina de exames para garantir que está tudo ok com sua próstata.

Lembrando que, para o Dr. Alain Dutra, urologista e especialista Jolivi, os famosos exames de toque e biópsia não previnem doenças na próstata — este papel é das mudanças de estilo de vida que ele defende no Programa Próstata Blindada, lançado nesta segunda-feira (14).

Além disso, existem testes mais relevantes para cuidar da sua próstata do que os citados acima. Em casos de suspeita, o Dr. Alain Dutra recomenda exames mais detalhistas, como Doppler e 3D, PCA3 e 4k em caso de PSA elevado. Peça-os ao seu médico antes de iniciar o tratamento.

2) Alcoolismo

Segundo uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o abuso de álcool aumentou durante a pandemia do coronavírus — com destaque para a cervejinha e o vinho, as bebidas favoritas dos confinados, de acordo com o levantamento.

Exagerar na bebida é um perigo para a próstata, podendo tanto aumentar o risco de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), a próstata aumentada, ou mesmo câncer de próstata.

3) Sedentarismo

Parar de ir à academia para se proteger da Covid-19 não significa parar de se mexer. Diversos estudos mostram a relação entre sedentarismo e câncer de próstata. Um deles, publicado no jornal científico Actas Urológicas Españolas, relacionou a falta de exercícios não apenas ao câncer de próstata, mas também à sua agressividade.

“Cada movimento conta, especialmente agora que administramos as restrições da pandemia da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias, com segurança e criatividade”, recomendou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

4) Barriguinha de chope

A falta de exercícios físicos, piora na alimentação e abuso do álcool fizeram a pancinha de muitos homens crescer.

O Dr. Alain Dutra explica que, além de gerarem substâncias inflamatórias, as células de gordura convertem testosterona em estradiol, um dos principais hormônios femininos. Correndo pelo corpo, ele tem um efeito extremamente negativo sobre a próstata, podendo levar ao seu aumento.

5) Tabagismo

Quem é do time que puxa um cigarro para aliviar a ansiedade — algo que se tornou comum diante do estresse do isolamento — precisa tomar cuidado: pessoas que fumam com recorrência têm maior incidência de câncer de próstata fatal e, quanto mais se fuma, maior o risco de morte, de acordo com um estudo publicado no jornal American Journal of Public Health.

Urologista revela como EMAGRECER a próstata [dá para fazer em casa]

Descubra como este método 100% natural ajudou homens maduros como Sérgio G. e Ivan A. a emagrecerem a próstata em menos de 15 DIAS. Você também deseja ter uma Próstata Blindada e pôr um fim ao “pinga-pinga”? Então clique aqui para mais detalhes.

CLIQUE AQUI PARA MAIS DETALHES

Referências:

Loma Linda University Health. Habits brought on by COVID-19 pandemic may increase men’s risk for prostate cancer. Link: https://news.llu.edu/health-wellness/habits-brought-by-covid-19-pandemic-may-increase-men-s-risk-for-prostate-cancer

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Uso de álcool durante a pandemia de COVID-19 na América Latina e no Caribe. Link: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52936/OPASNMHMHCOVID-19200042_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y

Sedentarism and overweight as risk factors for the detection of prostate cancer and its aggressivenes. Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24156935/

O Globo. Sedentarismo causado pela Covid-19 pode vir a causar uma nova pandemia, alerta OMS. Link: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sedentarismo-causado-pela-covid-19-pode-vir-causar-uma-nova-pandemia-alerta-oms-24764864

Smoking as a Risk Factor for Prostate Cancer: A Meta-Analysis of 24 Prospective Cohort Studies. Link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2836346/

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Conteúdos Relacionados