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Saiba por que dormir bem pode emagrecer

Maior Menor
Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

28 fevereiro 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Você sabia dormir bem pode emagrecer e que um sono reparador é determinante para normalizar os seus exames?

Felizmente, hoje já se sabe que dormir bem é tão – ou mais – importante do que a dieta para queimar os quilos que te adoecem e te deixam mais próximo do infarto, AVC, pressão alta e dores crônicas.

Digo isso porque quando você aprende a dormir direito, um fenômeno mágico dentro de do seu organismo ocorre:

  • A leptina, o hormônio da saciedade, é despertada
  • O hormônio da fome, a grelina, por sua vez, silenciado

E vou te explicar por que isso é tão importante… e ainda te dar algumas recomendações para dormir melhor – simples e naturais.

Vamos lá.

Dormir bem pode emagrecer porque estimula a leptina

Quando nos deitamos para dormir, o sistema endócrino mexe seus pauzinhos para liberar e inibir, respectivamente, dois hormônios: a leptina e a grelina.

Imagina uma gangorra.

Enquanto a leptina está no alto, a grelina está lá embaixo, e vice-versa. E o que cada um desses hormônios faz?

É muito simples: a leptina é o hormônio da saciedade e é ela quem diz ao cérebro que você está satisfeito e com energia, para que ele não dispare aquele “alarme da fome”.

A leptina, portanto, aumenta quando dormimos, tudo para respeitar o descanso sagrado do corpo.

A grelina, por sua vez, funciona de forma inversa: por se tratar de “hormônio da fome”, ela avisa o cérebro que seu estômago está vazio e precisa de alimento, ou melhor, de energia. Aí a barriga ronca e dá aquele desconforto, sabe?

[VÍDEO] Emagrecer facilmente como aos 20 anos… depois dos 40?

Neste vídeo, a Dra. Denise de Carvalho ensina a derreter 8, 10 ou 20 quilos facilmente, em qualquer idade.

O segredo? Despertar o Hormônio Acelerador de Metabolismo. Assista clicando aqui.

Como a energia gasta durante o sono é muito menor do que quando estamos acordados, a grelina tende a diminuir durante o repouso.

Quem está com o sono em dia, acorda se sentindo bem e disposto, com fôlego para começar as primeiras tarefas.

Quando não há o descanso, porém, esses hormônios ficam completamente desregulados.

A leptina, que dá saciedade, diminui; a grelina, que é o alerta da fome, aumenta.

Então, você já acorda faminto e querendo comer tudo o que há pela frente, mesmo que não precise dessas calorias todas.

Quem dorme mal, come mais

Só para você ter uma ideia, segundo a National Sleep Foundation, aqueles que não descansam direito costumam ingerir 300 calorias A MAIS no dia seguinte, além de abusar de tudo aquilo que é ruim para o nosso organismo: pãozinho, salgado de padaria, achocolatado, doces e por aí vai.

Você já acordou sentindo essa fome de porcaria? É provável, então, que você tenha dormido muito pouco.

Um estudo publicado no Journal of Sleep Research, conduzido por pesquisadores da Universidade de Luebeck, na Alemanha, também atestou isso.

Homens saudáveis participaram do experimento no laboratório da Universidade por três noites.

Eles seguiram três protocolos diferentes: 7h completas de sono; 4,5 horas completas de sono; e, na última noite, privação de sono total (ou seja, eles não dormiram).

Os pesquisadores descobriram que, na noite de privação de sono, os participantes apresentaram um aumento de 10% de grelina no plasma sanguíneo, em comparação à noite em que dormiram 7h consecutivas.

O resultado? Todos os participantes que passaram uma noite em claro se sentiam esfomeados após o término da experiência.

Mulher idosa tentando ter uma boa noite de sono

Você sabia que pessoas que sofrem de insônia tendem sentir mais fome?

Outro estudo, dessa vez do University Hospitals of Cleveland, nos EUA, acompanhou os hábitos de cerca de 60 mil mulheres ao longo de 16 anos, em relação à dieta, peso, sono, entre outros.

Todas estavam saudáveis e nenhuma era obesa.

Ao fim do estudo, pesquisadores descobriram que aquelas mulheres que dormiam apenas 5h –– ou menos –– tinham um risco 15% maior se tornarem obesas, em comparação às que dormiam pelo menos 7h.

Em 16 anos, algumas das mulheres que dormiram poucas horas chegaram a ganhar cerca de 13 quilos.

É chocante, eu sei.

Por isso, vá mais cedo para a cama, torne o seu quarto um ambiente relaxante, evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir e faça de tudo isso uma REGRA, não uma exceção.

Dois chás melhores que soníferos: camomila e valeriana

Nem pense em tomar indutores de sono e remédios que podem ser mais perigosos do que cigarros.

Naqueles dias mais difíceis de pegar sono, gosto de preparar uma xícara bem quente de chá de camomila ou valeriana.

O chá de camomila é muito bacana porque conta com um antioxidante chamado apigenina, que se liga a receptores no cérebro e ajuda a diminuir a ansiedade, facilitando o ato de adormecer.

Já a valeriana, que também pode ser consumida em forma de chá, é responsável pelo aumento dos níveis de um neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico (GABA). Este, em níveis mais altos, promove sonolência.

Escolha a sua erva, coloque uma pequena quantidade (como uma colher de sobremesa) em um infusor específico para chá e mergulhe-o numa xícara de água quente por 5 minutos.

Seu cérebro e seu corpo (e a balança) irão te agradecer!

e tantas drogas estavam ferindo meu estômago e levando um quadro de gastrite.

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Estudos comprovam: é possível, sim, reverter o envelhecimento em cada célula do seu corpo com esta Pílula do Rejuvenescimento Celular.

Basta uma dose por dia para conquistar coração, cérebro e energia renovados. Se você tem mais de 50, garanta sua Pílula hoje.

Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

28 fevereiro 2020

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

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