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Dor No Joelho — Saiba Quais As Principais Causas + 3 Movimentos Para Alívio da Dor

dor no joelho
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Redação Jolivi

Redação Jolivi

11 janeiro 2021

Redação Jolivi.

Qual a primeira coisa que você faria se não tivesse mais dor no joelho? 

Esse incômodo nas articulações impede muitas pessoas de realizar as atividades mais cotidianas com facilidade, como subir escadas, brincar com as crianças da família, limpar a casa, ou seja, viver como gostaria se torna uma missão impossível. 

Quem sofre desse mal sabe como é. Fisioterapia, massagens, yoga, musculação. É um aperta dali, contorce daqui… E a dor não passa.  

A questão é que o joelho, assim como outras partes do corpo, não funciona sozinho. O que precisamos aceitar de uma vez por todas é que seu corpo todo é uma engrenagem. Uma peça não funciona sem a outra. Ou seja, aquele incômodo nas articulações é o indicador de que ele está sobrecarregado, independentemente do seu peso. 

Já parou para pensar dessa forma? Será que seus hábitos diários, como alimentação, sono, excesso de poluentes e tóxicos, falta de nutrientes, movimentos repetitivos não estão contribuindo para que essas articulações sintam que estão carregando mais do que realmente aguentam?

Continue lendo este artigo para entender o que pode estar causando e conhecer algumas dicas de movimentos para aliviar a tensão. 

O que causa a dor no joelho?

Segundo a pesquisa lançada em 2019, “Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos”, pela empresa Pés Sem Dor, 60% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dor no joelho. O relatório também mostra que a situação tende a se agravar em mulheres.

Reduzir essa condição a questões de peso ou lesões por prática de atividades físicas significa não prestar atenção em sintomas que podem indicar problemas mais sérios em relação ao seu corpo. 

Confira algumas das causas mais comuns:

Artrite

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que, em geral, tem a raiz nos maus hábitos. Algumas das ações prejudiciais que geram esse tipo de doença e, consequentemente, ocasionam na dor no joelho, são:

  • tabagismo;
  • álcool;
  • alto consumo de glúten e leite;
  • falta de sol.

Artrose

Apesar de ter sido considerada uma parte do processo natural do envelhecimento, a artrose, na verdade, é uma consequência de diversos fatores, como é o caso de:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • hipotireoidismo;
  • sedentarismo;
  • traumas articulares.

Tendinite

A tendinite trata-se da inflamação nos tendões, que são fibras que funcionam como cordas. Ou seja, eles fazem a ligação de um músculo ao outro, “amarrando-os” entre si. 

Sua principal causa é o esforço nas articulações de forma repetitiva, extensiva e inadequada, o que causa inflamação. Sabe aquele hábito de passar horas e horas preso ao celular com a cabeça baixa e dedos das mãos rígidos?

Então… isso pode causar dor em lugares que você nem imagina. Lembre-se que como seu corpo é uma engrenagem. O que você faz no pescoço pode se refletir lá no seu dedão do pé. 

Movimentos que aliviam a dor no joelho

Como você deve ter percebido, a má alimentação junto ao sedentarismo são grandes vilões para o surgimento de dores, como a do joelho.. Para aliviar a tensão, então, é importante não apenas pensar em uma dieta rica em anti-inflamatórios naturais, mas também buscar se movimentar.

É válido ressaltar que, quando se trata de estimular a movimentação do corpo, essa atividade deve sempre ser feita da forma certa. Afinal, os esforços inadequados, ao invés de melhorar, podem acabar prejudicando a saúde das suas articulações. E não é isso que você quer, certo?

Outro ponto a ser retomado é em relação ao joelho não ser um agente solitário. Ele é uma parte de um todo e, para trabalhar nessa dor, é preciso entender o seu corpo. Ressaltamos que a forma como você se movimenta da cintura para cima também pode influenciar na sobrecarga que o joelho recebe.

Por exemplo: o uso das suas costelas, da coluna e da pélvis de forma correta acabam equilibrando a sua estrutura corporal, de modo que nem tudo recai sobre as articulações.

Além disso, antes de começar cada tipo de exercício, é essencial seguir estes quatro passos:

  1. ir com calma e devagar;
  2. fazer movimentos pequenos e suaves;
  3. relaxar o máximo possível;
  4. descansar por alguns segundos antes de ir para o próximo.

Com isso em mente, veja só três movimentos para aliviar a sua dor no joelho!

Movimento número 1

Antes de começar, sente-se em uma cadeira ou banco que permita que os seus pés toquem o chão por completo. 

Deixe os braços caídos para as laterais do corpo, deslize e volte com o seu tronco para cima e para baixo, começando pela direita. A cada movimento, perceba que, no lado direito, as costelas estão se fechando, enquanto no esquerdo elas se abrem.

movimento dor no joelho

Movimento número 2

Pare, faça uma pausa com as mãos sobre as coxas e volte ao exercício. Dessa vez, faça uma pequena rotação com o tronco.

Leve a mão esquerda para o lado direito e comece a deslizar o corpo, indo e voltando para cima e para baixo.

Não tente levar os braços muito para baixo, o movimento deve ser leve e não esforçar muito.

movimento dor nos joelhos

Movimento número 3

Levante seu braço esquerdo e passe-o por cima da cabeça, de modo que a sua mão encoste na orelha direita.

Repita o movimento número um, mas com o braço nessa posição.

movimentos para dor no joelho

Descanse e repita

Depois de terminar esses três movimentos, levante-se e caminhe um pouco pela sala. Sinta como está a tensão no seu joelho direito e se você sente que ele está menos sobrecarregado.

Sente-se novamente e repita o processo do lado esquerdo.

Agora que já conhece as principais causas e como aliviar a dor no joelho, continue acompanhando o blog da Jolivi!

Redação Jolivi

Redação Jolivi

11 janeiro 2021

Redação Jolivi.

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