LIBERE JÁ O SEU ACESSO À MAIOR BIBLIOTECA DA SAÚDE NATURAL DO BRASIL
Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.
Diga-nos qual é o seu sintoma, que responderemos qual cor consumir.
Obviamente que a paleta colorida aqui não faz referência ao seu vestuário e nem sobre suas escolhas de paredes da casa (apesar do estudo da cromoterapia já mostrar alguma eficiência nisso também).
A nossa indicação é sobre os fitoquímicos, substâncias naturais encontradas na casca dos vegetais e das frutas. Elas são responsáveis por dar coloração, aroma, sabor aos alimentos e ainda podem salvar a sua saúde.
As pesquisas apontam que os fitonutrientes ajudam nossas células a se comunicar melhor umas com as outras, são anti-inflamatórios, antioxidantes potentes e decisórias no processo de prevenção e regressão de doenças.
Não seria difícil obter todos esses benefícios indo à feira mais próxima e apostando em um prato colorido. Mas, infelizmente, um trabalho recente publicado na revista científica British Journal of Nutrition mostrou que 87% da população consomem muito menos frutas, legumes e hortaliças do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por isso, preparamos um guia das cores ideais para cada sintoma, a verdadeira dieta arco-íris que projeta benefícios até para a próstata, a “Glândula Masculina”.
As frutas e vegetais avermelhados são ricos em licopeno, pigmento responsável por avermelhar sua fruteira.
Esse fitonutriente popular é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres (“sujeiras” celulares que em excesso têm ação cancerígena).
Justamente por isso, já se sabe que o licopeno é amigo da próstata na briga contra o câncer, além de poder prevenir infecções urinárias e hiperplasia prostática (crescimento anormal, que influencia em sintomas desagradáveis como urina tipo pinga-pinga).
A glândula masculina, inclusive, é a parte do corpo que concentra a maior quantidade de licopeno e estudos da fisiologia mostram que este antioxidante tem ação direcionada aos agentes inflamatórios.
Lista de compras: tomate, goiaba vermelha, melancia, morango, cereja e pimentão vermelho.
Tomate é um dos alimentos vermelhos que pode recuperar a saúde da sua próstata
Os alimentos roxos e pretos contêm uma substância chamada antocianina.
Ela tem propriedades antioxidantes capazes de proteger nossas células contra doenças não transmissíveis, como câncer, acidente vascular cerebral, cardiopatias, e também ajudam a manter a pressão arterial sob controle.
Essas frutas roxas ou azuis são tão poderosas que já são consideradas os alimentos mais saudáveis do mundo.
O mirtilo, um dos mais citados, já é conhecido popularmente como a fruta da longevidade.
A Universidade de Wuyi, na China, em parceria com a Universidade de Rhode Island e a Universidade Salve Regina, ambas dos Estados Unidos, comprovara o efeito anti-glicação do mirtilo e da amora.
A glicação nada mais é que a união de moléculas de glicose com as de proteína e que são responsáveis pelo envelhecimento da nossa pele (como as rugas). Portanto, o açúcar atua diretamente no seu envelhecimento. Enquanto as frutas azuis agem no caminho inverso, antirrugas naturais.
Já as terras canarinho oferecem a jabuticaba.
Um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, comprovou a capacidade antioxidante da casca de jabuticaba, assim como seus ativos na redução da insulina sérica. Fruta boa para diabéticos? Sim, temos!
E você há de concordar comigo: elas são muito saborosas. Difícil achar alguém que não goste.
Lista de compras: mirtilo, ameixa, amora, berinjela, uva, repolho roxo, beterraba, figo, jabuticaba, alcachofra e feijão preto.
Já experimentou a jabuticaba? Ela é uma fruta essencial para os diabéticos!
O carotenoide da cenoura, chamado betacaroteno, é um fitonutriente que todo mundo já ouviu falar que faz bem danado para as vistas.
As frutas e vegetais amarelos ou laranjas são convertidos em vitamina A dentro do nosso organismo, ótima para a saúde da visão e para a prevenção da degeneração macular relacionada à idade.
De brinde, a vitamina C presente nessa lista amarela também fortalece o seu sistema imunológico e tem ação ideal na proteção cardiovascular.
Lista de compras: laranja, mamão, papaia, pêssego, abacaxi, maracujá, cenoura, manga, abóbora e tangerina.
Frutas e vegetais esverdeados contém muitos fitoquímicos saudáveis para nós, entre eles, o Indol-3-CarbiNol, um potente anticâncer.
Além da ação antitumoral, esse nutriente equilibra os hormônios sexuais estrogênio e testosterona, e contribui para o bom funcionamento das glândulas do sistema endócrino da mulher e do homem.
E tem mais!
Os alimentos verdes são ricos em vitamina K, muito importantes para uma circulação sanguínea adequada, e também são fontes seguras de ferro, dando um golpe no seu cansaço e na anemia.
Lista de compras: brócolis, abacate, ervilha, kiwi, alface, abobrinha, acelga, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, chicória, couve, espinafre, limão, rúcula, escarola e manjericão.
Pelo menos no seu prato, o branco está longe de ser uma cor sem graça.
A flavina, nome do fitoquímico que deixa alguns alimentos esbranquiçados, já foi o tema de estudo em uma universidade holandesa.
Os pesquisadores descobriram que quem come frutas e hortaliças de tons claros apresenta menos risco de desenvolver doenças cardíacas e ser pego de surpresa por um acidente vascular cerebral.
Lista de compras: alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha e rabanete.
Existem muitos alimentos coloridos que podem beneficiar o nosso organismo! Saber escolher as cores certas para o seu sintoma pode sim ajudar na sua saúde.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe e comente aqui!
Pode um doce delicioso recuperar a memória? |
|||
![]() Quem poderia imaginar que uma sobremesa deliciosa pudesse esconder um ingrediente capaz de regredir a perda de memória? Nem mesmo os pesquisadores que descobriram o poder dessa iguaria até mesmo em blindar o cérebro do Alzheimer – saiba qual é o doce aqui. |
|||