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A dieta arco-íris para proteger a próstata

obesogênicas frutas alimentos
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Carlos Schlischka

Especialista: Carlos Schlischka

Médico Especialista em Saúde Integrativa

CRM: 14.558/SP

25 setembro 2019

Dr. Carlos Schlischka é formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, tem mestrado pela USP-RP e quase 35 anos de prática clínica. Especialista em Medicina Regenerativa e Acupuntura, além de um grande estudioso nos campos da Nutrição e da Fitoterapia

Diga-nos qual é o seu sintoma, que responderemos qual cor consumir.

Obviamente que a paleta colorida aqui não faz referência ao seu vestuário e nem sobre suas escolhas de paredes da casa (apesar do estudo da cromoterapia já mostrar alguma eficiência nisso também).

A nossa indicação é sobre os fitoquímicos, substâncias naturais encontradas na casca dos vegetais e das frutas. Elas são responsáveis por dar coloração, aroma, sabor aos alimentos e ainda podem salvar a sua saúde.

As pesquisas apontam que os fitonutrientes ajudam nossas células a se comunicar melhor umas com as outras, são anti-inflamatórios, antioxidantes potentes e decisórias no processo de prevenção e regressão de doenças.

Não seria difícil obter todos esses benefícios indo à feira mais próxima e apostando em um prato colorido. Mas, infelizmente, um trabalho recente publicado na revista científica British Journal of Nutrition mostrou que 87% da população consomem muito menos frutas, legumes e hortaliças do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por isso, preparamos um guia das cores ideais para cada sintoma, a verdadeira dieta arco-íris que projeta benefícios até para a próstata, a “Glândula Masculina”.

Vermelho, ideal para as próstatas vulneráveis

As frutas e vegetais avermelhados são ricos em licopeno, pigmento responsável por avermelhar sua fruteira.

Esse fitonutriente popular é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres (“sujeiras” celulares que em excesso têm ação cancerígena).

Justamente por isso, já se sabe que o licopeno é amigo da próstata na briga contra o câncer, além de poder prevenir infecções urinárias e hiperplasia prostática (crescimento anormal, que influencia em sintomas desagradáveis como urina tipo pinga-pinga).

A glândula masculina, inclusive, é a parte do corpo que concentra a maior quantidade de licopeno e estudos da fisiologia mostram que este antioxidante tem ação direcionada aos agentes inflamatórios.

Lista de compras: tomate, goiaba vermelha, melancia, morango, cereja e pimentão vermelho.

Tomate é um dos alimentos vermelhos que pode recuperar a saúde da sua próstata

Roxo, ideal para diabéticos e um antirrugas natural

Os alimentos roxos e pretos contêm uma substância chamada antocianina.

Ela tem propriedades antioxidantes capazes de proteger nossas células contra doenças não transmissíveis, como câncer, acidente vascular cerebral, cardiopatias, e também ajudam a manter a pressão arterial sob controle.

Essas frutas roxas ou azuis são tão poderosas que já são consideradas os alimentos mais saudáveis do mundo.

O mirtilo, um dos mais citados, já é conhecido popularmente como a fruta da longevidade.

A Universidade de Wuyi, na China, em parceria com a Universidade de Rhode Island e a Universidade Salve Regina, ambas dos Estados Unidos, comprovara o efeito anti-glicação do mirtilo e da amora.

A glicação nada mais é que a união de moléculas de glicose com as de proteína e que são responsáveis pelo envelhecimento da nossa pele (como as rugas). Portanto, o açúcar atua diretamente no seu envelhecimento. Enquanto as frutas azuis agem no caminho inverso, antirrugas naturais.

Já as terras canarinho oferecem a jabuticaba.

Um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, comprovou a capacidade antioxidante da casca de jabuticaba, assim como seus ativos na redução da insulina sérica. Fruta boa para diabéticos? Sim, temos!

E você há de concordar comigo: elas são muito saborosas. Difícil achar alguém que não goste.

Lista de compras: mirtilo, ameixa, amora, berinjela, uva, repolho roxo, beterraba, figo, jabuticaba, alcachofra e feijão preto.

Jabuticabas sobre a mesa

Já experimentou a jabuticaba? Ela é uma fruta essencial para os diabéticos!

Laranja, ideal para recuperar as vistas cansadas

O carotenoide da cenoura, chamado betacaroteno, é um fitonutriente que todo mundo já ouviu falar que faz bem danado para as vistas.

As frutas e vegetais amarelos ou laranjas são convertidos em vitamina A dentro do nosso organismo, ótima para a saúde da visão e para a prevenção da degeneração macular relacionada à idade.

De brinde, a vitamina C presente nessa lista amarela também fortalece o seu sistema imunológico e tem ação ideal na proteção cardiovascular.

Lista de compras: laranja, mamão, papaia, pêssego, abacaxi, maracujá, cenoura, manga, abóbora e tangerina.

Verde, ideal para ação antitumoral e fortalecimento do corpo

Frutas e vegetais esverdeados contém muitos fitoquímicos saudáveis para nós, entre eles, o Indol-3-CarbiNol, um potente anticâncer.

Além da ação antitumoral, esse nutriente equilibra os hormônios sexuais estrogênio e testosterona, e contribui para o bom funcionamento das glândulas do sistema endócrino da mulher e do homem.

E tem mais!

Os alimentos verdes são ricos em vitamina K, muito importantes para uma circulação sanguínea adequada, e também são fontes seguras de ferro, dando um golpe no seu cansaço e na anemia.

Lista de compras: brócolis, abacate, ervilha, kiwi, alface, abobrinha, acelga, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, chicória, couve, espinafre, limão, rúcula, escarola e manjericão.

Branco, ideal para recuperar coração e cérebro cansados

Pelo menos no seu prato, o branco está longe de ser uma cor sem graça.

A flavina, nome do fitoquímico que deixa alguns alimentos esbranquiçados, já foi o tema de estudo em uma universidade holandesa.

Os pesquisadores descobriram que quem come frutas e hortaliças de tons claros apresenta menos risco de desenvolver doenças cardíacas e ser pego de surpresa por um acidente vascular cerebral.

Lista de comprasalho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha e rabanete.

Existem muitos alimentos coloridos que podem beneficiar o nosso organismo! Saber escolher as cores certas para o seu sintoma pode sim ajudar na sua saúde.

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Quem poderia imaginar que uma sobremesa deliciosa pudesse esconder um ingrediente capaz de regredir a perda de memória?

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Carlos Schlischka

Especialista: Carlos Schlischka

Médico Especialista em Saúde Integrativa

CRM: 14.558/SP

25 setembro 2019

Dr. Carlos Schlischka é formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, tem mestrado pela USP-RP e quase 35 anos de prática clínica. Especialista em Medicina Regenerativa e Acupuntura, além de um grande estudioso nos campos da Nutrição e da Fitoterapia