Dieta Mind: Uma nova solução para o Alzheimer
Leitor, você sabe o que é Dieta Mind?
A Doença de Alzheimer é uma das patologias que mais me causa pavor e medo. Pela definição da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), ela é conhecida como uma enfermidade incurável que ataca o cérebro e os neurônios, resultando na demência, perda de funções cognitivas e morte das células cerebrais.
Porém, diferente da definição, esse mal tem sim solução e um dos caminhos para reverter a doença é a alimentação. E Dr. Nelson Annunciato, neurocientista da Jolivi, me falou sobre “Mind Diet”, em português, dieta da mente, que é possível curar e diminuir a incidência de Alzheimer.
Fiquei encantada com essa notícia e logo em seguida fui pesquisar sobre o assunto.
A dieta foi estudada pela Rush University (EUA), com participação de 923 voluntários e as pessoas que seguiram a dieta a rigor conseguiram baixar em 53% o risco de desenvolver a doença.
Inacreditável, não é?
E além de diminuir o risco de aparecimento de Alzheimer, o hábito mind também traz benefícios para o nosso coração reduzindo a pressão arterial e previne diabetes.
E como funciona Dieta Mind?
A criadora dessa dieta é a Drª Martha Clare Morris da Rush University.
Com uma evidência do estudo da Mayo Clinic de 2012, comprovando a influência dos alimentos para a cognição e saúde cerebral, a doutora convergiu elemento de duas dietas famosas: DASH e mediterrânea.
Veja também: O que é Dieta Mediterrânea?
Mas basicamente, é uma alimentação que inclui muito peixe, gorduras boas, grãos integrais e vegetais, uma combinação que fortalece o coração e reduz doenças cardiovasculares e câncer.
Dieta Mind ou DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, em português, uma dieta para evitar a hipertensão) também é uma novidade para mim, leitor.
Eleita pela US New & World Report, publicação americana focado em nutrição, como a melhor alimentação do ano em 2015, foi desenvolvida para controlar a pressão arterial e evitar o uso de remédios.
As pesquisas já mostram que esse estilo alimentar reduz em 14% a chance de hipertensão.
Os pilares da dieta DASH são: frutas, vegetais e laticínios com baixa concentração de gordura.
Alimentos para seu cérebro
Assim, baseado no modo mediterrâneo e DASH, a Drª Martha definiu 10 alimentos que devem ser consumidos diariamente para reduzir o Alzheimer e melhorar a capacidade cognitiva:
– Vegetais verdes folhosos
– Vegetais em geral
– Nozes
– Frutas vermelhas
– Feijão
– Grãos integrais
– Peixe
– Aves
– Azeite de Oliva
– Vinho
Alimentos que devem ser evitados para a melhoria da sua saúde mental são: as carnes vermelhas, manteiga e margarina, queijo, massas doces, frituras e fast-food.
Muito legal saber que só com a alimentação você pode prevenir o mal de Alzheimer, não é mesmo?
Coma bem e fortaleça a cabeça!
Veja também: 9 de 10 pacientes com Alzheimer reverteram os sintomas com este protocolo