LIBERE JÁ O SEU ACESSO À MAIOR BIBLIOTECA DA SAÚDE NATURAL DO BRASIL
Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.
Eu aposto que você já ouviu falar sobre como os alimentos da dieta mediterrânea são bons para sua saúde.
Essa dieta é baseada na alimentação das pessoas dessa região, em especial o sul da Itália, Espanha, Grécia e países próximos.
Mas você realmente sabe quais os principais ingredientes e como eles vão lhe ajudar?
Confira aqui os principais alimentos da dieta mediterrânea e os seus benefícios!
A região do mediterrâneo é, desde a antiguidade, uma grande produtora de azeite de oliva.
O óleo, extraído das azeitonas, é uma gordura boa, incrível para sua saúde. Contém oleocanthal, substância que tem ação anti-inflamatória e protetora contra câncer, Alzheimer e outras doenças.
O óleo de azeite é uma das gorduras mais saudáveis. Ele tem ação anti-inflamatória e pode até prevenir doenças crônicas, como câncer e Alzheimer!
Tenha sempre certeza de estar consumindo um azeite de oliva de qualidade, extravirgem, só ele terá todas as propriedades mencionadas.
Escolha o azeite certo e certamente conseguirá somente benefícios.
Assim como o azeite, as castanhas são fontes de gorduras que fazem bem para nosso corpo.
Entram nesse grupo, por exemplo, nozes e amêndoas. Elas são ricas em proteínas, minerais e vitaminas. Além disso, possuem polifenóis antioxidantes, como fenóis, flavonoides e ácidos fenólicos.
Uma das bebidas mais antigas da humanidade também é muito apreciada na região.
Quando consumido em moderação, o vinho tinto é um dos melhores alimentos da dieta do mediterrâneo.
Contém resveratrol, uma substância com alta ação anti-inflamatória produzida pelas uvas, sendo potencializada pelo álcool do vinho. Age diretamente protegendo sua saúde cardiovascular e função cerebral.
Sua memória 40 anos mais jovem |
|||
![]() Preste muita atenção na imagem ao lado. Ela esconde o segredo de como é possível ter um cérebro de 32 anos, mesmo aos 78. Para que você comece a ter uma mente mais afiada e ágil, mais foco e clareza durante todo o seu dia e ainda uma memória que nunca falha. Tudo de forma totalmente natural e usando poucos segundos por dia. Para saber mais, basta clicar aqui. |
|||
Um importante ponto da dieta mediterrânea é que ela prega o consumo de poucos carboidratos, e como você deve saber, isso é fundamental para manter uma boa saúde.
Os vegetais, principalmente os folhosos e legumes (aqueles com pouco carboidrato) juntam-se com proteínas e gorduras boas fazendo um time perfeito.
Só faço uma ressalva: grande parte das frutas contém muita frutose, e por isso não devem ser consumidas em excesso. Se fizer questão, use-as com smoothies verdes, combinando-as com as fibras vegetais.
Estando-se à beira do mar, qual o alimento óbvio? É claro, peixes.
Eles contêm uma boa dose de proteína e gorduras saudáveis, principalmente aqueles de águas mais frias. Possuem também o ômega 3, fundamental para seu cérebro. É um nutriente que nosso corpo não produz, e precisa, portanto, ser consumido na alimentação.
Peixe é rico em gorduras boas e é fundamental em uma alimentação saudável
Um problema atual, que certamente não existia há séculos atrás entre os povos daquela região, é a poluição das águas. Com isso, o peixe torna-se um dos alimentos da dieta mediterrânea que tem o risco de estar contaminado.
A dica é que você prefira peixes selvagens, como o salmão do Alasca.
Usar um suplemento de ômega 3 também ajuda. A melhor opção é o óleo de krill, um animal parecido com o camarão. Como é pequeno e vive pouco, tem menos chances de estar contaminado.
Laticínios, como o queijo e o iogurte, geralmente também são usados como alimentos da dieta mediterrânea, embora em menor quantidade. Mas desde já, digo que são ótimos para você.
Quando feitos com leite de animais criados a pasto, são fontes de vitaminas, gorduras boas e proteínas de primeira qualidade.
O iogurte natural, orgânico, é incrível para sua flora intestinal, melhorando a digestão e aumentando sua imunidade contra doenças.
Há outro ingrediente que não é sempre usado na dieta mediterrânea, mas que você pode associar para potencializar seus benefícios. É a carne vermelha de animais criados a pasto.
Ela também é fonte de proteínas, vitaminas e gorduras boas e, junto com os outros alimentos dessa alimentação, vai garantir a você ainda mais saúde.
Então, que tal começar agora a mudar sua alimentação? Se quer mais vitalidade, o caminho é este.