Buscar

ESTÁ EM QUARENTENA? A JOLIVI LIBEROU ACESSO GRATUITO À BIBLIOTECA DA SAÚDE NATURAL

Vitamina D reduz risco de infecção pelo coronavírus, diz estudo italiano

Maior Menor
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

31 março 2020

Redação Jolivi.

A Jolivi sempre fala sobre os poderes que os nutrientes e as plantas medicinais (quando combinados com bons hábitos de vida) têm em restaurar a nossa saúde e as nossas defesas naturais.

Não poderia ser diferente com o coronavírus.

Em janeiro, quando o vírus Sars-Cov-2, causador da doença COVID-19, nem havia chegado por aqui, o médico e maior pesquisador da vitamina D3, Dr. Cícero Coimbra, alertou que este hormônio poderia preparar nosso sistema imunológico para enfrentar a pandemia que estava por vir – e que vem ceifando vidas em todo o mundo.

Em nenhum momento ele falou sobre cura. Dr. Cícero explicou como essa vitamina, produzida após o contato do sol com a pele, é capaz de despertar a nossa imunidade e fazer com que os nossos agentes de defesa ataquem qualquer invasor, seja um vírus (como o COVID-19), um germe ou uma bactéria.

Pois bem.

Dr. Cícero Coimbra, neurologista, pesquisador da Unifesp e autoridade mundial no assunto, foi taxado de “fake news“. Rótulo pregado até mesmo por instituições governamentais.

Só que apenas 60 dias depois dessa declaração do Dr. Coimbra, os jornais noticiaram que dois médicos italianos estão avaliando os impactos da deficiência de vitamina D na saúde dos pacientes com coronavírus.

print do estudo italiano diz que Vitamina D reduz risco de infecção pelo coronavírus

Como a Vitamina D ajuda na prevenção do coronavírus?

Se você acompanha os conteúdos da Jolivi, provavelmente já ouviu falar sobre a importância da vitamina D3.

Ela é exemplo de soldado que não pode faltar em hipótese nenhuma no seu exército natural e os baixos níveis de vitamina D no organismo estão diretamente relacionados a:

  • Casos mais graves de câncer de próstata;
  • Redução da testosterona;
  • Diagnóstico de disfunção do miocárdio, com mortes por insuficiência cardíaca e por morte súbita cardíaca;
  • Riscos 3,69 superiores de pneumonia em pessoas acima de 65 anos;
  • Risco aumentado de toda e qualquer infecção viral.

E no caso do coronavírus, os cientistas italianos defendem que os níveis adequados de vitamina D3 são tão importantes como as medidas de higiene e proteção que já vem sendo tomadas.

25 segundos e seus exames normais

Se você sente que seu coração está dando sinais de pane e precisa controlar o colesterol, o triglicérides e a pressão arterial…

… a resposta pode estar nesta pílula que contém uma poderosa substância vinda dos mares gelados do Pacífico.

Bastam 25 segundos por dia para sentir todos os benefícios. Descubra como aqui.

O estudo assinado por Dr.Giancarlo Isaia e Dr. Enzo Medico (Vitamin D Supplementation Could Prevent and Treat Influenza, Coronavirus, and Pneumonia Infectionspropõe que a vitamina D3 não é a cura para essa doença tão desconhecida, mas pode ser uma ferramenta essencial para o combate e também para reduzir os fatores de risco, como hipertensão e diabetes, que aumentam a vulnerabilidade.

Além disso, já existem evidências científicas embasando que a vitamina D contribui para a redução do risco de infecções respiratórias de origem viral (até mesmo vírus do tipo influenza) e tem a capacidade de até neutralizar os danos nos pulmões causados pela hiperinflamação que o coronavírus provoca.

Por isso, a recomendação é que as pessoas já infectadas pelo COVID19, seus familiares, profissionais de saúde, idosos e todos que não se expõem adequadamente à luz do sol, devem SIM suplementar vitamina D3.

Uma mão segurando a pílula de vitamina d

Quer se prevenir contra o coronavírus? Aumente os seus níveis de Vitamina D3

Como aumentar os níveis de Vitamina D?

Para aumentar os níveis de Vitamina D, há três principais formas:

A exposição ao sol

De acordo com a cor de sua pele e local onde mora, uma exposição ao sol de 15 a 20 minutos diários, entre 10h e 14h, são suficientes. E é importante que você esteja com cerca de 80% do corpo desnudo e não utilize proteção solar.

Neste curto período de exposição, seu corpo irá produzir cerca de 10.000 UI de D3.

Portanto, nas condições particulares em que você pega sol, calcule o tempo necessário que você leva para ficar com a pele meio roseada ou avermelhada (conhecida como uma dose eritematosa mínima).

Depois, sem aplicar o protetor solar, exponha braços, pernas e tronco (se possível) por, aproximadamente, 50% do tempo calculado. E caso você deseje continuar exposto ao sol após o tempo estipulado, é importante utilizar um filtro solar que realmente consiga proteger a sua pele.

Vitamina D por meio da alimentação

Além da exposição solar, é possível obter um pouco da vitamina D por meio da alimentação.

  • Gema de ovo: 20 UI/gema
  • Leite: 100 UI/200 ml
  • Salmão selvagem: 600 UI/100 g
  • Cogumelos desidratados no Sol: 1600 UI/100 g

Só por curiosidade, a exposição solar de 15 minutos pode oferecer de 10 a 20 mil UI, dependendo de uma série de fatores.

A suplementação de vitamina D

A Diante dos últimos fatos, a Associação Dietética Britânica (BDA) já colocou entre as suas recomendações contra o coronavírus que a população busque suplementar vitamina D3, especialmente nas estações sem sol.

As autoridades britânicas sugerem a suplementação de 400 UI de vitamina D por dia, uma dose baixa de acordo com os especialistas, mas já sinaliza uma mudança de paradigmas.

Para maiores nomes em saúde integrativa do país, como o Dr. Cícero Coimbra, Dr. Victor Sorrentino e Dra. Denise De Carvalho, é impossível alcançar bons níveis de vitamina D apenas com essa dose.

Para eles, a indicação média de dosagem é 5 mil UI por dia, sempre com respaldo do profissional de saúde que te acompanha.

Portanto, dose os seus níveis sanguíneos do nutriente: embora nos digam que valores acima de 20 ng/mL são aceitáveis, para passar o outono e o inverno longe das doenças respiratórias é importante estar com níveis sanguíneos acima de 50 ng/mL.

É urgente que você discuta isso com seu médico de confiança. Vitamina D3 nunca foi ou será uma fake news.

Pílula do Homem: O real alívio da próstata

Você já ouviu falar dessa substância natural que lhe dá um jato forte para que você possa esvaziar a sua bexiga por completo?

Com apenas duas doses por dia, você recupera suas noites de sono e de prazer e ainda se protege do câncer de próstata.

Saiba aqui qual é esta pílula que vem causando furor entre médicos e pesquisadores europeus.

Referências bibliográficas:

  • Brown CJ, Akaichi F. Vitamin D deficiency and posterior subcapsular cataract. Clin Ophthalmol. 2015;9:1093–1098. Published 2015 Jun 16. doi:10.2147/OPTH.S84790;
  • Clin Cancer Res. 2014 May 1; 20(9): 2289–2299;
  • Pilz S, März W, Wellnitz B, et al. Association of vitamin D deficiency with heart failure and sudden cardiac death in a large cross-sectional study of patients referred for coronary angiography. J Clin Endocrinol Metab. 2008;93(10):3927–3935;
  • Int J Gen Med. 2017; 10: 423–429;
  • Grant, W.B.; Lahore, H.; McDonnell, S.L.; Baggerly, C.A.; French, C.B.; Aliano, J.L.; Bhattoa, H.P. Vitamin D Supplementation Could Prevent and Treat Influenza, Coronavirus, and Pneumonia Infections. Preprints 2020, 202003023
Redação Jolivi

Especialista: Redação Jolivi

31 março 2020

Redação Jolivi.

Conteúdos Relacionados