Como usar a própolis de 6 formas inusitadas

Maior Menor
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Que própolis é boa para gripe e garganta inflamada você já sabe. Agora, descubra usos surpreendentes deste elixir, segundo o Dr. Mikhael Marques.

Charada: qual é o líquido que protege as colmeias e o corpo humano? É a própolis. A natureza a criou para defender o lugar que as abelhas vivem — e, para cumprir essa função, a fez com uma série de substâncias e nutrientes capazes de melhorar a saúde de forma geral e turbinar o sistema imunológico dos humanos.

Muitas pessoas já conhecem as formas mais comuns de uso, o que inclui gargarejar para dores de garganta e ingerir durante a gripe. No entanto, a própolis tem usos inimagináveis.

Eles são detalhados pelo Dr. Mikhael Marques no programa Saúde Transformadora. Nele, o médico mostra como a natureza nos oferece prevenção e cura — basta conhecimento e um olhar atento.

Como usar a própolis?

De acordo com o especialista, a própolis pode ser usada:

  • Na forma de extrato líquido hidroalcoólico (as famosas gotinhas);
  • como ativo em cosméticos e pomadas;
  • na fórmula de cremes dentais e enxaguantes bucais;
  • como cápsula de suplemento alimentar;
  • pura, sólida, em pedacinhos.

Cada jeito privilegia um benefício. Por exemplo, para melhorar a saúde bucal, vale investir em cremes dentais com própolis.

Agora, conheça alguns dos benefícios inusitados da própolis, de acordo com o Dr. Mikhael Marques e a ciência.

Própolis contra acne

A ação anti-inflamatória e antibacteriana do líquido é capaz de desinflamar a pele e atacar a bactéria responsável pela acne, a Propionibacterium acnes, segundo estudo conduzido na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná.

Para tanto, o Dr. Mikhael Marques recomenda aplicar gel, pomada ou extrato hidroalcoólico de própolis sobre as espinhas inflamadas, uma a três vezes ao dia.

Própolis contra queda de cabelo

Aqui, a indicação é uma mistura poderosa do extrato de própolis com extrato ou gel de babosa e óleo essencial de alecrim. Depois do banho, aplique uma pequena quantidade desse mix no couro cabeludo e massageie bem. Para cada 100 ml de babosa, misture 5 gotas de própolis e 5 gotas do óleo essencial de alecrim.

A própolis é valiosa para a saúde masculina, ajudando no combate à queda de cabelo e até mesmo da hiperplasia prostática benigna (HPB)

Própolis contra hiperplasia prostática benigna (HPB)

A ciência já avança em enxergar neste precioso líquido uma saída para um problema tão comum em homens acima de 50 anos. De acordo com uma pesquisa desenvolvida no Egito, uma substância presente na própolis chamada crisina tem efeito protetor sobre a próstata.

Para tanto, o Dr. Mikhael Marques aconselha tomar 30 gotas de extrato de própolis vermelha, três vezes ao dia.

Própolis contra candidíase

Quando o problema é recorrente, a própolis pode ajudar. Faça um banho de assento uma vez ao dia, por uma semana. Para cada 500ml de água, colocar 20
gotas de própolis.

A ação da própolis, neste caso, vem de suas propriedades antifúngicas — especialmente da versão vermelha, conforme mostrou um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Própolis contra micose de unha

A mesma ação antifúngica que ajuda no combate à candidíase também entra em cena para lidar com mais este incômodo dermatológico.

O recomendado pelo especialista é manipular ou fazer em casa a mistura na seguinte proporção: 95% óleo essencial de melaleuca e 5% própolis. Coloque em um vidro semelhante ao de esmalte e aplique após o banho na unha acometida.

Própolis contra dor nas articulações

O famoso “problema de junta”, que acontece especialmente depois de certa idade, pode ser aliviado com ajuda do extrato de própolis, segundo um estudo publicado no jornal científico International Journal of Molecular Sciences.

Os pesquisadores descobriram que o uso da própolis não apenas reduziu os marcadores da osteoartrite como, ainda, promoveu a produção de colágeno tipo II, o componente majoritário das articulações. Essa relação ainda precisa ser melhor explicada em estudos futuros.

Ficou curioso para conhecer outros usos da própolis e outros produtos das abelhas? Veja aqui outras boas novas que o Dr. Mikahel Marques traz para sua saúde.

Referências:

  • Matsuchita, H; Matsuchita, A. Uso da própolis na prevenção e tratamento da acne vulgar. UNICIÊNCIAS, v. 18, n. 1, p. 19-23, Jun. 2014.
  • BEZERRA, Kévia Katiúcia Santos. Leveduras vaginais e ação antifúngica do extrato de própolis vermelha. 2015. 57f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015.
  • Shoieb SM, Esmat A, Khalifa AE, Abdel-Naim AB. Chrysin attenuates testosterone-induced benign prostate hyperplasia in rats. Food Chem Toxicol. 2018 Jan;111:650-659. doi: 10.1016/j.fct.2017.12.017. Epub 2017 Dec 14. PMID: 29247772.
  • Arias C, Saavedra N, Saavedra K, Alvear M, Cuevas A, Stuchi Maria-Engler S, Abdalla DSP, Salazar LA. Propolis Reduces the Expression of Autophagy-Related Proteins in Chondrocytes under Interleukin-1β Stimulus. Int J Mol Sci. 2019 Aug 1;20(15):3768. doi: 10.3390/ijms20153768. PMID: 31374866; PMCID: PMC6695581.
Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Editora

Conteúdos Relacionados