Como se preparar para o frio dos próximos dias?

Maior Menor
Fernanda Mayane

Fernanda Mayane

27 julho 2021

Redatora

Massa de ar frio que se aproxima do Brasil pode ser a mais intensa do século; especialistas explicam como se prevenir de possíveis gripes e aumentar sua imunidade

Nos últimos dias os noticiários têm nos alertado sobre uma  massa polar que está ingressando no Brasil a partir desta quarta-feira (28).  Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, pode ser a massa mais fria registrada no século, com alta probabilidade de neve no sul do país.

Mudanças bruscas de temperatura, exigem um cuidado extra na nossa saúde, pois nossas vias respiratórias possuem o papel de filtrar o ar e, para isso, elas se adaptam à temperatura ambiente. 

Entretanto, quando há mudanças repentinas,  a umidade do ar cai e isso provoca o ressecamento das nossas mucosas, o que compromete  a proteção natural do nariz. Além disso, desprotegidas, elas podem ser a porta de entrada de vírus e bactérias causadores de gripes. 

Para mantermos nosso sistema imune e protegido durante este período, convocamos três especialistas da Jolivi, com três dicas naturais para turbinar seu sistema imunológico.

#1: O suco da imunidade por Dr Wilson Rondó

Conheça também o método do Dr. Rondó para perder até 10 quilos em 25 dias fazendo suas células de gordura comerem a si mesmas

#2: Um remédio poderoso vindo das abelhas por Dr Mikhael Marques

Verde, vermelha ou marrom. A própolis tem poderes medicinais incríveis para nossa saúde, e claro que pedi algumas dicas para o médico especialista no assunto, o Dr.Mikhael Marques. 

O médico conta que os componentes da própolis, possuem efeito inibitório das vias aéreas, combatendo problemas respiratórios e prevenindo infecções virais. Entre estes componentes estão um combo para imunidade, contendo vitaminas B1, B2, B6, vitamina C e E e minerais como magnésio, cálcio, potássio, sódio, cobre, zinco, manganês e ferro.

A própolis pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Suas formas de uso podem variar entre gotas no chá, na água, consumo direto ou até mesmo em suplementação, aconselho que entenda sua dose correta junto ao seu médico.

#3: O chá que turbina a imunidade, por Lara Gabriela 

O gengibre é uma especiaria comum e também uma planta medicinal muito utilizada pela antiga medicina chinesa, por possuir atividade antiviral, anti-inflamatória e potencializadora da imunidade.

Segundo a professora Lara Gabriela Cerqueira, nutricionista especializada em fitoterapia da Jolivi, o gengibre também é um potente termogênico, que pode nos ajudar a ficar com o corpo mais “quente” durante os dias de frio.. 

Chá de gengibre da Lara Gabriela

Ingredientes

√ 180 ml de água

√ 2 a 3 cm de raiz de gengibre

Coloque de 2 a 3 cm de raiz de gengibre em uma panela com 180 ml de água e deixe ferver por 5 minutos, desligue e deixe em infusão por mais 10 minutos. Coe, espere amornar e beba até 3 vezes por dia.

A nutricionista também apresenta uma série de plantas medicinais que funcionam melhor que drogas

Atenção: é importante lembrar que estamos no meio de uma pandemia e que os sintomas da Covid-19 podem se assemelhar aos da gripe. Por isso, esteja atento à sua saúde e, mediante sintomas de coronavírus, procure atendimento médico.

Referências:

  • SOUZA, Maisa Pereira de. SÃO PAULO e MATO GROSSO DO SUL: PREVISÃO DE FRIO INTENSO NOS PRÓXIMOS DIAS. 2021. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/noticias/s%C3%A3o-paulo-e-mato-grosso-do-sul-previs%C3%A3o-de-frio-intenso-nos-pr%C3%B3ximos-dias. Acesso em: 27 jul. 2021.
  • Khanal P, Duyu T, Patil BM, Dey YN, Pasha I, Wanjari M, Gurav SS, Maity A. Network pharmacology of AYUSH recommended immune-boosting medicinal plants against COVID-19. J Ayurveda Integr Med. 2020 Nov 25. doi: 10.1016/j.jaim.2020.11.004. Epub ahead of print. PMID: 33250601; PMCID: PMC7687402.
  • Berretta AA, Silveira MAD, Cóndor Capcha JM, De Jong D. Propolis and its potential against SARS-CoV-2 infection mechanisms and COVID-19 disease: Running title: Propolis against SARS-CoV-2 infection and COVID-19. Biomed Pharmacother. 2020 Nov;131:110622. doi: 10.1016/j.biopha.2020.110622. Epub 2020 Aug 17. PMID: 32890967; PMCID: PMC7430291.

 

 

Fernanda Mayane

Fernanda Mayane

27 julho 2021

Redatora

Conteúdos Relacionados