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Como prevenir Alzheimer: conheça 3 alimentos que ajudam a prevenir a doença

alimentos que ajudam a prevenir o alzheimer: canela, abacate e banana
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Dr. Nelson Annunciato

Especialista: Dr. Nelson Annunciato

Neurocientista

8 maio 2019

Dr. Nelson Annunciato é pós-graduado e especialista em órgãos dos sentidos pelo Departamento de Biologia da UNICAMP; Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pela “Medizinische Universität zu Lübeck” (Universidade Médica de Lübeck, Alemanha); Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica pelo “Kinderzentrum München” (Centro Infantil de Munique, Alemanha).

Não é possível propor um caminho de reversão e prevenção contra o Alzheimer sem passar pela alimentação. Isso porque, as pesquisas científicas comprovam que todos os nutrientes que ingerimos são determinantes para as capacidades cerebrais e podem, de uma ponta a outra, destruir ou reconstruir as funções cognitivas.

A ciência não cansa de trazer diversos argumentos para que a seleção dos alimentos seja o alicerce mais importante para a proteção das suas memórias e para alavancar a potencialidade das suas conexões. A alimentação saudável tem muitos benefícios, como prevenir Alzheimer e outras doenças do cérebro.

Diante de tantas evidências, não é nenhum exagero classificar o Alzheimer e outras formas de demência como doenças nutricionais. E se o seu propósito é blindar o seu cérebro, já adianto: em sua lista de compras do supermercado pode estar a solução para um cérebro sempre lúcido, rápido e produtivo.

Portanto, está na hora de mudar os paradigmas em relação à alimentação e aprender como prevenir Alzheimer. É disso que vamos tratar agora.

Canela despertar o cérebro e prevenir o Alzheimer

Já adiantamos que saber como prevenir Alzheimer depende muito de saber fazer escolhas alimentares. E um dos alimentos poderosos facilmente encontrados nos supermercados é a canela.

Esta especiaria “AntiAlzheimer” é um poderoso antioxidante, fonte de cálcio e de fibras e rica em manganês, oferecendo 22% do valor diário recomendado deste mineral.

O manganês é um mineral essencial para se ter uma função cerebral e nervosa otimizada. Isso porque ele ajuda a metabolizar gordura e carboidratos, regular o açúcar no sangue e absorver cálcio, três funções necessárias para o bom funcionamento da memória.

Além disso, o aroma da canela, além de delicioso, tem potencial fantástico para melhorar a atividade cerebral e prevenir Alzheimer.

Um estudo apresentado na reunião anual de 2004 da Association for Chemoreception Sciences demonstrou melhora na memória, no reconhecimento visual e na velocidade motora em indivíduos submetidos ao aroma da canela. Crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) que receberam aromaterapia com canela juntamente com um processo de reabilitação, tiveram redução significativa dos sintomas.

Em 2011, um grupo de pesquisadores israelenses também demonstrou o poder da canela como forma de combater e prevenir Alzheimer. No experimento, o extrato da especiaria foi capaz de inibir o acúmulo da proteína beta-amiloide, uma substância que indica a morte dos neurônios e a presença do Alzheimer.

Um segredo da Índia

Um estudo da University of California (UCLA) revelou que há uma especiaria indiana que pode ajudá-lo a manter a mente funcionando plenamente e eliminar o perigo do Alzheimer.

Conheça esse tempero e outros alimentos que podem te proteger desta doença.

O consumo de abacate melhora a memória e traz benefícios, tais como prevenir Alzheimer

O abacate é um fruto gorduroso que deve fazer parte da lista de compras de quem busca como prevenir o Alzheimer e blindar as memórias.

O motivo é que a gordura do bem dessa fruta é rica em ômega 3, 6 e 9, além de ser uma das mais eficientes fontes vegetais da Coenzima Q10 e vitamina E importantes antioxidantes que agem nas células do corpo todo.

Além disso, o abacate é rico também em vitamina K e folato, substâncias que ajudam a prevenir coágulos sanguíneos no cérebro, protegendo contra o derrame e auxiliando na melhora da função cognitiva, tanto a memória quanto a concentração.

Dicas para consumir o fruto protetor do cérebro:

  • Com um fio de azeite, complementa e ainda potencializa nutrientes da salada
  • Batido com leite (de arroz ou de inhame) no lanche da tarde, será enriquecido com vitamina B12
abacates

Abacate é um fruto delicioso e poderoso que traz muitos benefícios, como prevenir Alzheimer

Banana turbina funções cognitivas e previne Alzheimer

Por fim, o último alimento prático, saboroso e barato de que vamos falar para que você saiba como prevenir Alzheimer é a banana.

A banana possui quase todos os nutrientes necessários para uma boa saúde: potássio, magnésio, vitamina C e B6. Ainda é excelente fonte de triptofano, um importante agente na formação da serotonina e da dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar

Isso faz com que a banana seja um importante aliado no combate e na prevenção à depressão e à ansiedade e, também, das doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, comumente associadas a estados depressivos.

Pesquisadores verificaram em camundongos os efeitos antidepressivos e antiansiedade, como também melhora na memória, na amostra dos animais que consumiram banana e o extrato da casca. Sim! Da casca.

A casca de banana é muito rica em magnésio,um nutriente essencial para a função cerebral. Por ser de difícil digestão, ao invés de comer, algumas pessoas estão apostando no consumo da casca por meio de chás.

Banana, uma fruta que traz benefícios como prevenir Alzheimer

Saiba como prevenir Alzheimer apostando em chá de casca de banana

Uma hora antes de dormir, deixe as cascas da banana (previamente higienizadas) em uma xícara em água quente. O tempo de infusão é de mais ou menos 5 minutos. Depois, é só beber para ter um sono tranquilo e ficar mais ágil no dia seguinte, blindado contra os esquecimentos das chaves!

Viu como prevenir Alzheimer com alimentos saborosos e baratos que ainda potencializam o seu cérebro?

Lembre-se que um cérebro que funciona faz parte de um corpo humano que funciona. Portanto, além da alimentação balanceada, também faça atividades físicas (especialmente aeróbica), tenha sono de qualidade e pratique atividades sociais e cognitivas estimulantes.

Se você gostou de saber como prevenir Alzheimer, comente e compartilhe com os seus amigos!

Dr. Nelson Annunciato

Especialista: Dr. Nelson Annunciato

Neurocientista

8 maio 2019

Dr. Nelson Annunciato é pós-graduado e especialista em órgãos dos sentidos pelo Departamento de Biologia da UNICAMP; Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pela “Medizinische Universität zu Lübeck” (Universidade Médica de Lübeck, Alemanha); Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica pelo “Kinderzentrum München” (Centro Infantil de Munique, Alemanha).

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