Como baixar a pressão alta de forma natural

Maior Menor

Ter pressão alta é como estar diariamente sob a mira de um atirador de elite. Você não percebe sua presença, mas sente que está ameaçado. Uma simples caminhada ou brincadeira com seu neto pode ser interrompida por um infarto fulminante ou um AVC inesperado. Por isso, separamos para você algumas dicas de como controlar a pressão alta naturalmente!

O último registro da Sociedade Brasileira de Hipertensão aponta que a hipertensão é a condição responsável por:

  • 4 em 10 infartos;
  • 80% dos acidentes vasculares cerebrais;
  • 25% dos registros de insuficiências renais graves.

Apesar de sua incidência avassaladora (estima-se que aos 66 anos, 66% das pessoas estão com os níveis pressóricos alterados, índice que sobe para 77% na faixa-etária dos 77 anos), a maioria dos casos de hipertensão NÃO se trata de uma doença em si. 

Mas sim um SINTOMA, por esse motivo o controle da pressão arterial é tão importante. É um sinal de que alguma coisa está errada no seu sistema cardiovascular.

Quando o diagnóstico de pressão alta chega, a maioria dos pacientes fica com a impressão que será hipertenso pelo resto vida e que deverá tomar remédio para sempre. Isso não é verdade. 

Você está se perguntando como controlar a pressão alta naturalmente? Bom, existem muitos casos de hipertensão que podem ser tratados e curados eliminando as causas. Quer ver só?

como controlar a pressão alta naturalmente

Como controlar a pressão alta? Prevenir é o primeiro passo.

As causas ocultas da pressão alta

Deficiência de magnésio e o controle da pressão arterial

O magnésio é um antagonista do cálcio presente no corpo. Enquanto o cálcio enrijece os tecidos, o magnésio os relaxa, tornando-os mais flexíveis e elásticos. Assim, o coração funciona melhor e reduz o risco de problemas cardiovasculares. Consequentemente, os vasos também relaxam, permitindo um melhor fluxo sanguíneo. Se você quer controlar a pressão alta naturalmente, fique de olhos nas causas ocultas.

Como combater pressão alta cuidando do hipotireoidismo

A pessoa com essa condição começa a produzir mucina nas artérias e essa substância vai entupindo os vasos e aumentando a resistência periférica.

Com isso, o coração aumenta a pressão porque o caminho vai ficando mais difícil. Nesse caso, um remédio pode diminuir a pressão desse paciente, mas sem que o problema seja resolvido.

Cuidado com o diabetes

O paciente com diabetes tem resistência insulínica. E a insulina retém sódio, o sódio retém água, o volume de sangue aumenta e aumenta a pressão. Por esse motivo, manter o controle do diabetes é tão necessário, visto que está aliado a maneira de como controlar a pressão alta naturalmente.

Os riscos da desidratação

A falta de água no corpo também pode estar ligada à pressão alta. Ela diminui os fluxos do oxigênio no corpo e pode, inclusive, causar danos ao coração, pois impede que ele desempenhe a sua função corretamente.

Deficiência de vitamina D3

Ela também pode estar atrapalhando seu coração, ficar de olho no nível da vitamina D3 também é um jeito de como controlar a pressão alta naturalmente. Vários estudos já relacionam a falta dela– cuja produção está associada à exposição ao sol – com a insuficiência e outros problemas cardíacos.

Em 2016, a Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, realizou um experimento com 160 pacientes com insuficiência cardíaca e que já estavam sob algum tratamento com inúmeros remédios.

Durante o período de um ano, os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu doses diárias da vitamina, enquanto o segundo tomou um placebo.

O grupo que recebeu as doses de Vitamina D3 apresentou uma melhora considerável na fração de ejeção – quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada batimento. Enquanto o grupo de controle não registrou nenhuma mudança.

Medicamentos que prejudicam no controle da pressão alta

Sim, remédios prescritos também podem ser responsáveis por elevar a pressão, sendo eles:

  • Remédios para a gripe
  • Descongestionante nasal
  • Pílula anticoncepcional
  • Anti-inflamatórios

Percebeu quantas causas podem ocasionar a hipertensão? Quer saber como controlar a pressão alta naturalmente? Então siga nossas dicas, já que, muitas vezes, a preocupação está mais em diminuir os números, sem tratar a causa.

Como controlar a pressão alta naturalmente

Tem dúvidas de como controlar a pressão alta naturalmente? Saiba que o chocolate amargo pode ser seu aliado!

3 soluções de como controlar a pressão alta naturalmente

Para responder a dúvida de como controlar a pressão alta naturalmente, saiba que existem substâncias que podem ajudar no combate à hipertensão, por serem grandes fontes naturais de magnésio, o melhor anti-hipertensivo que existe no mundo.

De acordo com o pesquisador Arnoldo Velloso da Costa – um dos principais estudiosos mundiais sobre este nutriente – 80% da população brasileira é deficiente de Magnésio.

Não bastasse isso, naturalmente, após os 55 anos, as reservas naturais de magnésio do corpo começam a cair. Aos 70 de idade, só absorvemos 2/3 do magnésio que absorvíamos aos 30.

Tal situação coloca na ordem do dia a necessidade de aumentar o consumo deste nutriente.

Alimentos bons para pressão alta: aposte no verde-escuro

Faça o consumo diário, em todas as refeições, de vegetais de cor verde escuro Couve, Brócolis, Couve de Bruxelas, por exemplo, são caracterizados por terem a presença marcante de Mg. Entretanto, de todos eles, o mais rico em magnésio é o espinafre, em cada 100 gramas de espinafre, existem 83g de magnésio.

A dosagem certa de Nozes

Consumir diariamente 5 a 6 unidades de nozes também é outra sugestão de como controlar a pressão alta naturalmente. As pesquisas confirmaram que o uso das nozes e de outras oleaginosas, como avelãs e amêndoas, ajudou a evitar os picos de pressão alta, por serem ricos em ômega 3.

Um chocolate especial

Porém, a melhor e maior fonte natural de magnésio é o cacau, na forma de chocolate amargo. Quem dá o status ao chocolate de superalimento é o cacau.  A presença de leite, açúcar branco refinado, xarope de milho e outras substâncias ANULA o efeito terapêutico deste alimento. Não adianta, portanto, se enganar.

Indico que você consuma, no máximo, 60 gramas de chocolate que tenha teor superior a 75% de cacau.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida de como controlar a pressão alta naturalmente? Conte para nós suas experiência com esse tipo de alimentação saudável!

Veja também: o segredo para baixar a sua pressão está no chocolate

Insira seu e-mail e receba nossos conteúdos gratuitos sobre saúde natural: