Como aumentar a imunidade: conheça os suplementos mais indicados
O que você está fazendo nesse período de quarentena? Lavando as suas mãos com água e sabão por 20 segundos? Evitando aglomerações?
Aqui na Jolivi, estamos pesquisando muito sobre o combate mundial ao novo coronavírus e acompanhando o que os maiores especialistas em medicina integrativa vêm ensinando neste momento, principalmente sobre imunidade.
Óbvio que os estudos e possibilidades sobre o coronavírus ainda são muito embrionário, mas o fato é que as epidemias anteriores podem nos ensinar.
E é olhando para elas que os especialistas da Jolivi reforçam que a melhor resposta para combater vírus e bactérias ainda é ter um sistema imunológico forte.
Isso porque, quando estamos com a imunidade baixa, aumentam as nossas chances de contrair gripes, resfriados e outras doenças mais graves, como o câncer.
As causas para o declínio é multifatorial, mas a chave está na nutrição e no intestino, o órgão principal que contribui com o sistema imune.
Pensando nisso, separamos aqui informações sobre como aumentar a imunidade e quatro suplementos mais indicados. Confira:
[Vazou] O Ranking dos 7 Remédios Mais Letais |
|||
Tivemos acesso a um ranking que desmascara os 7 remédios mais perigosos que ameaçam a sua saúde. A chance de você ter pelo menos 4 deles na sua gaveta HOJE é muito grande. Saiba de tudo agora. |
Os suplementos mais indicados para aumentar a imunidade
Muitas pessoas procuram melhorar a alimentação pensando em como aumentar a imunidade. Entretanto, é comum que encontrem dificuldades tanto na inclusão dos alimentos recomendados na rotina quanto na absorção efetiva dos nutrientes.
Por isso, a suplementação acaba sendo um caminho necessário para a maioria da população.
Ter um organismo mais equilibrado e com nutrientes essenciais que auxiliam o corpo como um todo é vital para responder a questão sobre como aumentar a imunidade e, além disso, essas práticas podem prevenir gripes e resfriados.
É importante, no entanto, que você discuta com o seu médico qual a dosagem indicada para as substâncias que vamos discutir aqui.
A Jolivi não apoia a automedicação e a interrupção do tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Continuamos este artigo listando os suplementos mais indicados quando pensamos em como aumentar a imunidade.
Vitamina D3, um antibiótico natural
Você sabia que todas as células que fazem parte do nosso sistema imunológico têm receptores para a vitamina D3?
Por isso, quando suplementamos o nutriente, fortalecemos as células de defesa e ajudamos o organismo a combater todo tipo de infecção.
A vitamina, além de anti-inflamatória, também tem ação antibiótica e antifúngico.
Para suplementar: consumir D3 com magnésio aumenta a absorção de ambos, sendo ideal para fortalecer o sistema imunológico. As dosagens podem variar entre 5 mil UI e 10 mil UI por dia.
Vitamina C faz os leucócitos funcionarem
A vitamina C é necessária para o funcionamento dos leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos.
Eles agem como soldados expulsando agentes agressores que se aproximam do nosso organismo, como vírus e bactérias.
Estudos recentes mostram que a ingestão regular de vitamina C, que também leva o nome de ácido ascórbico, ajuda a reduzir a duração dos sintomas do resfriado.
Para suplementar: quando falamos em suplementação, a maioria dos especialistas concorda que 100 mg ao dia já podem trazer benefícios para a imunidade.
Quer saber como aumentar a imunidade? Faça a suplementação e consuma alimentos ricos em vitamina C!
Chlorella expulsa do corpo quem te adoece
Chlorella abastece o corpo com os nutrientes necessários para alavancar o sistema imunológico e contém propriedades anti-inflamatórias.
Os orientais são os maiores consumidores de algas do mundo. Por lá, mais especificamente em Seul, na Coreia do Sul, pesquisadores comprovaram que o uso da chlorella realmente aumentou a imunidade.
Outro benefício do consumo da chlorella é de que ela seria capaz de matar células cancerígenas, em um processo conhecido como apoptose, graças ao seu poder antioxidante.
Para suplementar: o consumo indicado de chlorella pode variar de acordo com cada necessidade individual, e a dosagem recomendada para adultos saudáveis é de aproximadamente 3 gramas por dia.
Vitamina B12 acorda o sistema imune
A vitamina B12, também chamada de cobalamina desempenha um papel importante na produção de glóbulos brancos e das células T, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico.
O principal sintoma da deficiência deste nutriente é o cansaço (nos EUA, 40% da população não têm dose ideal).
Conseguimos obter boas fontes dessa vitamina consumindo produtos de origem animal, como carnes ovos, mariscos e laticínios, o que prejudica e muito a saúde de veganos e vegetarianos.
Para suplementar: quando pensamos em suplementação, a metilcobalamina, forma ativa da B12, é a melhor escolha. A deficiência pode ser atestada por um exame de sangue.
Referências bibliográficas:
- https://www.cochrane.org/CD000980/ARI_vitamin-c-for-preventingand-treating-the-common-cold
- https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2018/09/10/beneficios-e-aplicacoes-da-chlorella.aspx
- https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2018/05/07/chlorella-boosts-immune-function.aspx
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20128656
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21340229
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10209501