Como aliviar os sintomas da menopausa naturalmente?
Seja pelos seus sintomas nada agradáveis ou pela carga emocional, a menopausa ainda é um grande tabu na sociedade do século XXI.
O fato de o teu período reprodutivo ter acabado não coloca em sua frente um limite intransponível, te dizendo, o tempo todo, que você não tem mais idade para fazer certas coisas. Pelo contrário, é possível viver no envelhecimento e continuar produtiva, ativa, interessante e bonita. Você vai continuar a ser você mesma.
Quero te ajudar a compreender que o preconceito com a menopausa pode te impedir de viver grandes momentos. Eu batalho para que você se desfaça dessas amarras.
Então, leitora, encare essa fase como a sua libertação. Como a grande chance de viver mais e melhor, fazendo com que o seu corpo corresponda à carga de maturidade que você conquistou.
Você vai menopausar, sim. É biológico. Mas não precisa sofrer.
Conteúdos relacionados
- Conheça 6 nutrientes que ajudam a rejuvenescer: Coenzima Q10, Vitamina A e outros
- Meditação ajuda a fortalecer a imunidade e é eficaz no controle emocional
- A fonte da sua libido está no intestino
O que é menopausa? Quais são os sintomas?
Lá no início da adolescência, você ficou menstruada pela primeira vez. Esse evento biológico recebe o nome de menarca. Desde então, todos os meses, você vivenciou oscilações hormonais, sentiu desconfortos físicos, cólicas, variações de humor, inchaços. Gastou dinheiro com absorventes, pílulas anticoncepcionais, preservativos e remédios analgésicos.
A partir dos 35 anos – em realidade, essa idade pode variar bastante –, geralmente, os primeiros sintomas começaram a surgir. Os calorões, a dificuldade de concentração, as alterações de sono e a falta de qualidade dele.
Esse momento é denominado climatério. E, então, as menstruações começam a diminuir o seu fluxo, a não aparecerem em determinados meses… e a última menstruação recebe o nome de menopausa.
O conjunto de sintomas consequentes das tuas últimas menstruações são frutos da deficiência de um hormônio importante, que tem sua produção aumentada na segunda metade dos ciclos menstruais: a progesterona.
Sim, é a falta da progesterona que causa a sintomatologia da menopausa e que acaba prejudicando a produção de outros hormônios como o cortisol e a testosterona. E, de pouquinho em pouquinho, a libido desaparece, a energia sucumbe, as rugas aparecem, o cansaço domina.
Menopausa e as doenças crônicas
É preciso ficar atento à menopausa porque ela te deixa mais predisposta às doenças crônicas.
Alguns exames como de pressão arterial, colesterol e glicemia podem se alterar e, se não receberem os cuidados necessários, segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde Pública (PNS), podem te trazer estes diagnósticos:
- A hipertensão;
- Os problemas crônicos de coluna;
- A depressão;
- A artrite;
- O diabetes;
- E as doenças cardiovasculares.
A menopausa dá abertura para surgimento de doenças crônicas
Por que, então, nesta fase da vida, você está no alvo delas?
Com as oscilações hormonais provocadas pela falta de progesterona, o teu organismo diminui o arsenal de defesa antiestresse. Ou seja, o corpo usufrui de menos formas de adaptação ao estresse, abrindo as portas para a pressão subir, o diabetes aparecer e os quilos extrapolarem.
Para melhorar, a combinação de três ações práticas e naturais vai diminuir consideravelmente o potencial de as doenças crônicas aparecerem e do teu organismo ser um poço de inflamação.
São elas:
- A realização de atividade física
- A mudança na alimentação
- A melhora na qualidade do sono
Como reduzir os calores da menopausa naturalmente?
Os calores da menopausa chegam de repente e te dão a sensação de que você está pegando fogo. Podem aparecer nos momentos menos propícios ou ainda durante madrugada, prejudicando ainda mais a qualidade do teu sono.
Os fogachos, conhecidos popularmente como calorões, acontecem devido à uma secreção errática de óxido nítrico no teu organismo.
Portanto, a minha recomendação é que você consuma alimentos que provoquem secreções mais saudáveis dessa substância, como:
- A beterraba– sempre cozidas para retirar os antinutrientes e em forma de saladas ou mesmo em sucos.
- A amora – pode ser o consumo da fruta ou um chá com as folhas dela.
- A pitaia – que é rica em flavonoides e ajudam a minimizar os calores.
Amora, beterraba e pitaia são alimentos que podem ajudar a aliviar os fogachos naturalmente!
Os alimentos que ajudam a recuperar a estabilidade emocional
Outro efeito resultante da queda da produção de progesterona é variabilidade emocional. Isso justifica aquela sensação de TPM constante, os momentos de tristeza e irritação e a falta de ânimo até mesmo para as tarefas mais simples.
Vale lembrar que os hormônios envolvidos nesse mecanismo têm como base o colesterol. Então, consuma alimentos que forneçam uma quantidade ideal dessa substância para manter a produção ativa.
Meus preferidos são óleo de coco, abacate, óleo de abacate, óleo de linhaça, azeite de oliva, gema de ovo e castanhas.
Alternativas naturais para aumentar a lubrificação vaginal
A falta de lubrificação pode deixar o ato sexual mais dificultoso e dolorido. Para esse momento, recomendo que você use:
- Pomadas naturais;
- Óleos ozonizados;
- Óleo de coco (pode ser, sim, o sem cheiro), que ainda previne infecções vaginais de repetição, melhorando o pH da sua região íntima.
Você gostou das minhas dicas sobre a menopausa? É importante que esteja preparada e bem informada para cuidar da saúde e eu estarei sempre aqui para te guiar.
Compartilhe e comente aqui embaixo se esse conteúdo te ajudou de alguma forma.
A Pílula do Rejuvenescimento Celular |
|||
Estudos comprovam: é possível, sim, reverter o envelhecimento em cada célula do seu corpo com esta Pílula do Rejuvenescimento Celular. Basta uma dose por dia para conquistar coração, cérebro e energia renovados. Se você tem mais de 50, garanta sua Pílula hoje. |
|||