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Comer ovo aumenta o colesterol? Dr. Rondó responde

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Dr. Wilson Rondó

Especialista: Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

27 novembro 2019

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.

Muitas pessoas ainda têm uma grande preocupação com os ovos pelo fato de conter colesterol.

Trata-se de uma bobagem, já que os alimentos mais saudáveis são, na verdade, ricos justamente em colesterol e gordura saturada. Ao contrário do que muitos falam por aí, o alto consumo de ovos na alimentação não tem nenhum efeito nos valores de colesterol do seu perfil lipídico.

Ovo não aumenta colesterol e ainda previne as doenças cardíacas

Segundo estudo de 2015, publicado pela The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de 12 ovos por semana é seguro. Os pesquisadores dividiram 2 grupos de indivíduos obesos com diabetes tipo 2 ou pré-diabéticos: uma parte consumiu 12 ovos por semana, enquanto os outros consumiram menos de 2 ovos no mesmo período e, por incrível que pareça, não se observou nenhuma diferença no colesterol total, LDL colesterol, triglicérides ou controle glicêmico.

Ovo em forma de um coração com duas gemas em uma panela

Você sabia que o ovo não aumenta colesterol e ainda pode ser uma forma de prevenir doenças cardiovasculares?

Outro estudo mostra que o colesterol dos ovos leva ao aumento do HDL colesterol, que ajuda a remover as placas arteriais, uma das características que previne a formação de doença cardíaca.

Com este processo, fica claro que consumir alimentos saudáveis ricos em colesterol não eleva o colesterol.

E repito aqui para ficar bem claro: excesso de colesterol não é mais motivo de preocupação.

O colesterol não é mais motivo de preocupação

Recentemente, as novas diretrizes americanas já assimilaram o conhecimento de que colesterol de fontes naturais na alimentação não compromete a saúde.

Não há mais limite para o colesterol da alimentação e a gema do ovo agora faz parte da lista de fontes sugeridas de proteína.

E o que se considerava maus hábitos alimentares – como consumir carne vermelha, gorduras animais, manteiga, ovos, leite integral, bacon, queijo e linguiça – não tem correlação com níveis de colesterol sanguíneo.

Para você ter uma ideia, quanto mais colesterol nós ingerimos pela dieta, melhor.

Somente cerca de 20% do colesterol sanguíneo vem da sua dieta. O restante é produzido pelo fígado, que o produz porque o seu corpo precisa de colesterol.

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Os ovos têm:

  • 210 mg de colesterol por gema.
  • Importante fonte de antioxidantes e vitaminas A, D, E , K, B6, B12 e folato e 215 mg de colina, um elemento do complexo B.
  • Importante para o desenvolvimento do cérebro e memória
  • Minerais como cobre e cálcio, antioxidantes carotenoides, como luteína e zeaxantina, importantes para a visão.
  • Aminoácidos triptofano e tirosina , importante na proteção cardiovascular e câncer.

Qual tipo de ovo consumir?

Várias maneiras de cozinhar ovos que não aumentam o colesterol. Omelete, cozido, frito, ovos mexidos. Vista superior.

Você sabe qual o tipo e a melhor forma de consumir ovos? Continue lendo

Consuma de preferência ovos de galinhas criadas soltas, pastoreando ao ar livre, pois só assim podem ser consideradas orgânicas, alimentando-se sem o acúmulo de pesticidas dos grãos.

É fácil descobrir as diferenças!

Ovos com gema laranja brilhante são de galinhas criadas ao ar livre pastoreando, e ovos com gema amarelo claro são de galinhas criadas presas em granjas e que não se alimentam de forma natural (forragem, sementes, insetos, plantas verdes e minhocas para a sua alimentação natural).

Qual a melhor forma de consumir ovos?

1ª escolha – pochê ou cozido mole

2ª escolha – frito: nestes casos há redução de 50% dos antioxidantes, pois a gema se oxida pela alta temperatura e pelo contato do ferro presente na clara, o que contribui para inflamação crônica do seu corpo.

3ª escolha – mexido: é o pior deles, já que a oxidação é muito maior.

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Referências bibliográficas:

  • Journal of Nutrition Nov 1990, 120:11S:1433-1436
  • International Journal of Cardiology 2005 Mar 10;99(1):65-70
  • The Journal of Nutrition February 2008, vol. 138 no. 2 272-276
  • American Journal of Clinical Nutrition February 10, 2016
  • TIME February 17, 2016
  • The American Journal of Clinical Nutrition April 2015
Dr. Wilson Rondó

Especialista: Dr. Wilson Rondó

Médico Cirurgião Vascular e Nutrólogo

CRM: CRM 47078/SP

27 novembro 2019

Dr. Wilson Rondó é médico formado em cirurgia vascular e especialista em nutrologia. Em seus 33 anos de profissão, já atendeu 20 mil pessoas. Percorreu diversos países pioneiros na visão integrativa do paciente, como França, Alemanha e Estados Unidos, em busca de respostas para o diabetes e a obesidade.