Cogumelo shitake fortalece a imunidade, diz estudo

Maior Menor
Doutor Victor Sorrentino

Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

8 janeiro 2021

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Hoje quero te falar sobre os poderes de um alimento que, infelizmente, ainda não é tão difundido na culinária popular brasileira.

Na asiática, porém, ele reina absoluto – e tem tudo para “reinar por aqui também”.

Estou falando do cogumelo shitake, um dos mais cultivados no mundo e uma verdadeira iguaria utilizada para fins culinários e medicinais há séculos na cultura asiática.

Repleto de benefícios para a saúde, ele contém sete dos nove aminoácidos e enzimas essenciais ao organismo, além de ser uma boa fonte de minerais (magnésio e potássio) e possuir propriedades antioxidantes e vitaminas (B e D).

Outra ação impressionante desse cogumelo tem relação com a imunidade. E isso vem bem à calhar no momento atual, não é mesmo?

 

Conteúdos relacionados:

 

Shitake aumenta a imunidade e reduz a inflamação

A sua ingestão pode auxiliar muito no sistema imunológico, já que um dos polissacarídeos do shitake (lentinan) estimula e ativa os glóbulos brancos que combatem infecções.

Um estudo realizado no University of Florida Institute of Food and Agricultural Sciences, mostrou que a ingestão diária de cogumelo shitake pode de fato aumentar a imunidade e reduzir a inflamação.

Para isso, foram recrutados 52 adultos saudáveis (entre 21 e 41 anos) que consumiram um extrato seco de shitake por quatro semanas, sendo um porção já definida por dia.

Através de exames de sangue feitos antes e depois do experimento, os pesquisadores observaram que as células T gama delta tiveram um melhor funcionamento e houve uma redução nas proteínas inflamatórias.

Aqui, vale explicar que as células T são os chamados linfócitos T, células de defesa que atuam como “soldados” na proteção do nosso organismo.

Inclusive, estas células são fundamentais para a ativação de respostas antivirais, o que as colocou no centro das pesquisas sobre imunidade e COVID-19.

Agora, voltando ao estudo, olha só que observação interessante: os participantes do estudo tiveram que alterar a dieta antes de iniciar o experimento, restringindo alguns alimentos (chás, suplementos, probióticos, alta ingestão de frutas e legumes), pois os cientistas não queriam iniciar a pesquisa com pessoas que já tivessem o sistema imunológico forte.

Eles também não podiam ser vegetarianos ou veganos e foram proibidos de beber álcool em excesso, ou prejudicariam o sistema imune.

Por isso, o shitake pode ser recomendado sem ressalvas.

Agora, imagine comigo um combo de alimentação saudável (com muito shitake), sono de qualidade, exposição solar adequada e prática de atividade física regular.

São exemplos de ações que você pode colocar em prática hoje mesmo e que podem trazer um reforço importante para a sua imunidade.

E aém de todas essas informações valiosas sobre os benefícios do cogumelo para a saúde, vale lembrar que ele fica uma delícia compondo as mais diversas refeições.

Pode ser refogado com um fio de azeite, compor molhos para carnes saudáveis, dar aquele sabor a mais na salada, servir de recheio para omelete…

É só usar a criatividade.

Pensando nisso, separei uma receita de shitake para você que nunca preparou este cogumelo e gostaria de inovar na cozinha!

shitake-ervas

Receita de cogumelo shitake com ervas do Dr. Victor Sorrentino 

Receita de cogumelo shitake com ervas

Ingredientes:

  • 200 g de cogumelos-de-paris
  • 200 g de cogumelos shiitake
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 6 ramos de salsinha ou cebolinha
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Limpe e corte os cogumelos em fatias grossas. Reserve.

Em uma frigideira, leve o azeite e o alho ao fogo. Quando começar a dourar, junte os cogumelos, o sal e a pimenta, até que eles amoleçam um pouco ou fiquem levemente dourados.

Desligue o fogo, misture a salsinha e sirva. Bom apetite!

Agora que você já conhece um dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, continue lendo os conteúdos da Jolivi para saber mais sobre a medicina natural!

Doutor Victor Sorrentino

Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

8 janeiro 2021

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Conteúdos Relacionados