LIBERE JÁ O SEU ACESSO À MAIOR BIBLIOTECA DA SAÚDE NATURAL DO BRASIL
Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.
Hoje quero te falar sobre os poderes de um alimento que, infelizmente, ainda não é tão difundido na culinária popular brasileira.
Na asiática, porém, ele reina absoluto – e tem tudo para “reinar por aqui também”.
Estou falando do cogumelo shitake, um dos mais cultivados no mundo e uma verdadeira iguaria utilizada para fins culinários e medicinais há séculos na cultura asiática.
Repleto de benefícios para a saúde, ele contém sete dos nove aminoácidos e enzimas essenciais ao organismo, além de ser uma boa fonte de minerais (magnésio e potássio) e possuir propriedades antioxidantes e vitaminas (B e D).
Outra ação impressionante desse cogumelo tem relação com a imunidade. E isso vem bem à calhar no momento atual, não é mesmo?
Conteúdos relacionados:
A sua ingestão pode auxiliar muito no sistema imunológico, já que um dos polissacarídeos do shitake (lentinan) estimula e ativa os glóbulos brancos que combatem infecções.
Um estudo realizado no University of Florida Institute of Food and Agricultural Sciences, mostrou que a ingestão diária de cogumelo shitake pode de fato aumentar a imunidade e reduzir a inflamação.
Para isso, foram recrutados 52 adultos saudáveis (entre 21 e 41 anos) que consumiram um extrato seco de shitake por quatro semanas, sendo um porção já definida por dia.
Através de exames de sangue feitos antes e depois do experimento, os pesquisadores observaram que as células T gama delta tiveram um melhor funcionamento e houve uma redução nas proteínas inflamatórias.
Aqui, vale explicar que as células T são os chamados linfócitos T, células de defesa que atuam como “soldados” na proteção do nosso organismo.
Inclusive, estas células são fundamentais para a ativação de respostas antivirais, o que as colocou no centro das pesquisas sobre imunidade e COVID-19.
Agora, voltando ao estudo, olha só que observação interessante: os participantes do estudo tiveram que alterar a dieta antes de iniciar o experimento, restringindo alguns alimentos (chás, suplementos, probióticos, alta ingestão de frutas e legumes), pois os cientistas não queriam iniciar a pesquisa com pessoas que já tivessem o sistema imunológico forte.
Eles também não podiam ser vegetarianos ou veganos e foram proibidos de beber álcool em excesso, ou prejudicariam o sistema imune.
Por isso, o shitake pode ser recomendado sem ressalvas.
Agora, imagine comigo um combo de alimentação saudável (com muito shitake), sono de qualidade, exposição solar adequada e prática de atividade física regular.
São exemplos de ações que você pode colocar em prática hoje mesmo e que podem trazer um reforço importante para a sua imunidade.
E aém de todas essas informações valiosas sobre os benefícios do cogumelo para a saúde, vale lembrar que ele fica uma delícia compondo as mais diversas refeições.
Pode ser refogado com um fio de azeite, compor molhos para carnes saudáveis, dar aquele sabor a mais na salada, servir de recheio para omelete…
É só usar a criatividade.
Pensando nisso, separei uma receita de shitake para você que nunca preparou este cogumelo e gostaria de inovar na cozinha!
Receita de cogumelo shitake com ervas do Dr. Victor Sorrentino
Receita de cogumelo shitake com ervas
Ingredientes:
Modo de preparo:
Limpe e corte os cogumelos em fatias grossas. Reserve.
Em uma frigideira, leve o azeite e o alho ao fogo. Quando começar a dourar, junte os cogumelos, o sal e a pimenta, até que eles amoleçam um pouco ou fiquem levemente dourados.
Desligue o fogo, misture a salsinha e sirva. Bom apetite!
Agora que você já conhece um dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, continue lendo os conteúdos da Jolivi para saber mais sobre a medicina natural!