Buscar

Cogumelo shitake fortalece a imunidade, diz estudo

Maior Menor
Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

8 janeiro 2021

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Hoje quero te falar sobre os poderes de um alimento que, infelizmente, ainda não é tão difundido na culinária popular brasileira.

Na asiática, porém, ele reina absoluto – e tem tudo para “reinar por aqui também”.

Estou falando do cogumelo shitake, um dos mais cultivados no mundo e uma verdadeira iguaria utilizada para fins culinários e medicinais há séculos na cultura asiática.

Repleto de benefícios para a saúde, ele contém sete dos nove aminoácidos e enzimas essenciais ao organismo, além de ser uma boa fonte de minerais (magnésio e potássio) e possuir propriedades antioxidantes e vitaminas (B e D).

Outra ação impressionante desse cogumelo tem relação com a imunidade. E isso vem bem à calhar no momento atual, não é mesmo?

 

Conteúdos relacionados:

 

Shitake aumenta a imunidade e reduz a inflamação

A sua ingestão pode auxiliar muito no sistema imunológico, já que um dos polissacarídeos do shitake (lentinan) estimula e ativa os glóbulos brancos que combatem infecções.

Um estudo realizado no University of Florida Institute of Food and Agricultural Sciences, mostrou que a ingestão diária de cogumelo shitake pode de fato aumentar a imunidade e reduzir a inflamação.

Para isso, foram recrutados 52 adultos saudáveis (entre 21 e 41 anos) que consumiram um extrato seco de shitake por quatro semanas, sendo um porção já definida por dia.

Através de exames de sangue feitos antes e depois do experimento, os pesquisadores observaram que as células T gama delta tiveram um melhor funcionamento e houve uma redução nas proteínas inflamatórias.

Aqui, vale explicar que as células T são os chamados linfócitos T, células de defesa que atuam como “soldados” na proteção do nosso organismo.

Inclusive, estas células são fundamentais para a ativação de respostas antivirais, o que as colocou no centro das pesquisas sobre imunidade e COVID-19.

Agora, voltando ao estudo, olha só que observação interessante: os participantes do estudo tiveram que alterar a dieta antes de iniciar o experimento, restringindo alguns alimentos (chás, suplementos, probióticos, alta ingestão de frutas e legumes), pois os cientistas não queriam iniciar a pesquisa com pessoas que já tivessem o sistema imunológico forte.

Para jogar fora as pastilhas de Vitamina C…

Agora você pode estar pronto para enfrentar o pico da pandemia com apenas 19 segundos por dia! Basta você tomar a mais nova PÍLULA DA SUPERIMUNIDADE logo depois do seu café da manhã para estar protegido contra vírus, bactérias ou fungos.

Saiba TODOS os detalhes, clicando aqui

Eles também não podiam ser vegetarianos ou veganos e foram proibidos de beber álcool em excesso, ou prejudicariam o sistema imune.

Por isso, o shitake pode ser recomendado sem ressalvas.

Agora, imagine comigo um combo de alimentação saudável (com muito shitake), sono de qualidade, exposição solar adequada e prática de atividade física regular.

São exemplos de ações que você pode colocar em prática hoje mesmo e que podem trazer um reforço importante para a sua imunidade.

E aém de todas essas informações valiosas sobre os benefícios do cogumelo para a saúde, vale lembrar que ele fica uma delícia compondo as mais diversas refeições.

Pode ser refogado com um fio de azeite, compor molhos para carnes saudáveis, dar aquele sabor a mais na salada, servir de recheio para omelete…

É só usar a criatividade.

Pensando nisso, separei uma receita de shitake para você que nunca preparou este cogumelo e gostaria de inovar na cozinha!

shitake-ervas

Receita de cogumelo shitake com ervas do Dr. Victor Sorrentino 

Receita de cogumelo shitake com ervas

Ingredientes:

  • 200 g de cogumelos-de-paris
  • 200 g de cogumelos shiitake
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 6 ramos de salsinha ou cebolinha
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Limpe e corte os cogumelos em fatias grossas. Reserve.

Em uma frigideira, leve o azeite e o alho ao fogo. Quando começar a dourar, junte os cogumelos, o sal e a pimenta, até que eles amoleçam um pouco ou fiquem levemente dourados.

Desligue o fogo, misture a salsinha e sirva. Bom apetite!

Agora que você já conhece um dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, continue lendo os conteúdos da Jolivi para saber mais sobre a medicina natural!

Doutor Victor Sorrentino

Especialista: Doutor Victor Sorrentino

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

8 janeiro 2021

Médico e Autor do livro "Segredos Para Uma Vida Longa"

Conteúdos Relacionados