Buscar

ESTÁ EM QUARENTENA? A JOLIVI LIBEROU ACESSO GRATUITO À BIBLIOTECA DA SAÚDE NATURAL

Chá para ansiedade e insônia: conheça o melhor calmante natural

um homem sofrendo de insônia
Maior Menor
Daniel Forjaz

Especialista: Daniel Forjaz

Biólogo e Especialista em Fitoterapia Clínica

4 maio 2020

Daniel Forjaz é Biólogo tem se especializado em Fitoterapia Clínica. Trabalha com Plantas Medicinais há mais de 12 anos e tem cuidado de sua saúde e da saúde de sua família apenas utilizando o incrível poder das plantas.

Cloroquina, suco de imunidade, máscaras.

Eu sei que o seu interesse por soluções para nova pandemia está ativado.

Enquanto os números de infectados e mortos pela Covid-19 não param de crescer – e bate recorde no Brasil, uma das armas mais poderosas de gerenciamento do estresse permanece sendo negligenciada.

Por isso, a pedido da Jolivi eu embarquei no projeto de promover a Semana Mente & Bem-Estar. Porque, acredite, não há nada mais perigoso do que deixar o estresse agir e promover uma baixa no sistema imune.

Sim, o estresse cientificamente deixa as suas células de defesa enfraquecidas e, assim, não cumprem o dever de, por exemplo, combaterem um vírus.

Se você acompanha os conteúdos da Jolivi, já deve estar ciente de que a meditação é uma das armas mais poderosas para expulsarem o estresse do seu corpo.

Já eu, biólogo e especializado em Plantas Medicinais, vou compartilhar um chá para ansiedade e insônia, muito comum em Okinawa, o mítico arquipélago japonês onde habita a maior quantidade de pessoas que passaram dos 100 anos de idade.

Você trocaria esse remédio cheio de efeitos colaterais por ISTO? SIIIIIIM!!!

Ervas medicinais

Para cada droga química que enche seu corpo de efeitos colaterais acumulativos, existe uma erva tão eficiente quanto – e que não coloca seu corpo em risco. Veja as provas aqui.

Chá para ansiedade e insônia: conheça a planta Colônia

As lições desses longevos de Okinawa são tão cobiçadas que já viraram livros, documentários e inúmeras reportagens no mundo todo.

Os cientistas já debruçaram sobre suas relações pessoais, hábitos alimentares, trabalho e lazer desses habitantes, mas poucos sabem que entre esses segredos usados está uma belíssima planta ornamental, que serve como tempero e até chá para ansiedade e insônia..

A erva, chamada de getto no Japão, além de promover a longevidade, também é um incrível antioxidante – limpa as impurezas do organismo – e uma poderosa aliada da sua saúde mental.

Felizmente, a planta também é muito popular no Brasil. Por aqui, é conhecida como Colônia.

Seu nome científico é: Alpinia zerumbet.

Planta colônia, mais conhecida como shell ginger nos países estrangeiros e "getto" no Japão

A planta Colônia é um verdadeiro remédio natural para ansiedade e insônia

Como identificar a planta Colônia?

Para saber se há alguma próxima a você, observe: as suas folhas em formato de lança são bem brilhantes, suas flores são bastante perfumadas e formam cachos cor-de-rosa e branco.

Destes cachos podem surgir também flores amarelas e vermelhas. Um espetáculo também aos olhos!

A planta ainda produz rizomas carnudos, muito parecidos com o gengibre – tão parecidos que em alguns países a planta é chamada de shell ginger (gengibre concha).

Há muitas décadas, os habitantes da ilha japonesa usam a Colônia para fazer chás, mas também para dar sabor ao macarrão e envolver bolinhos de arroz. Isso porque a planta é bonita, saborosa e eles sabem o que ela pode fazer pela saúde.

Usos e benefícios da Colônia

Muitas vezes, acreditamos que só medicamentos tarja preta podem nos ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila, mas a solução pode estar em uma colorida e saborosa xícara de chá de Colônia.

Dois estudos diferentes realizados com ratos, um aplicado no Brasil e outro no Japão, atestaram a eficácia.

Nestes estudos, os ratos que usaram Colônia mostraram reações relaxadas em seu comportamento mesmo sendo submetidos à pressão ou situações estressantes.

Outro estudo realizado no Brasil em 2008 avaliou que a planta produz baixa toxicidade, mesmo quando usado em doses elevadas. Ou seja, a Colônia pode ser usada por crianças, jovens e idosos que buscam uma maneira natural de manejar a ansiedade e insônia.

Seu impacto no sono promove uma reorganização do cérebro. Faz com que, literalmente, a área de choque que deixa pronto para fugir ou atacar, fique em equilíbrio.

Com isso, você consegue conduzir os seus impulsos de uma melhor maneira. O relaxamento é sentido, seu organismo não se sente mais em perigo constante e, assim, seu sistema imune pode ficar concentrado realmente em expulsar os germes infecciosos – ou nem deixar que eles entrem.

A Colônia pode ser encontrada em casas de produtos naturais ou farmácia de manipulação, podendo ser usada como chás, tinturas e até óleos essenciais.

Se você optar pelo chá, pode usar tanto as folhas como as flores. A vantagem das flores é que elas deixarão o chá cor-de-rosa e ainda mais perfumado.

Atenção nas quantidades: uma colher de sobremesa de planta picada para cada xícara de chá é o suficiente. Não exagere, tá bem?

Referências acadêmicas:

  • Satou T1, Murakami S, Matsuura M, Hayashi S, Koike K. Anxiolytic effect and tissue distribution of inhaled Alpinia zerumbet essential oil in mice. Nat Prod Commun. 2010 Jan;5(1):143-6.
  • de Araújo FY et al. Central nervous system effects of the essential oil of the leaves of Alpinia zerumbet in mice. J Pharm Pharmacol. 2009 Nov;61(11):1521-7. doi: 10.1211/jpp/61.11.0012.
Daniel Forjaz

Especialista: Daniel Forjaz

Biólogo e Especialista em Fitoterapia Clínica

4 maio 2020

Daniel Forjaz é Biólogo tem se especializado em Fitoterapia Clínica. Trabalha com Plantas Medicinais há mais de 12 anos e tem cuidado de sua saúde e da saúde de sua família apenas utilizando o incrível poder das plantas.

Conteúdos Relacionados