Dieta Mind: uma nova solução para a sua cabeça

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O que é Dieta Mind? Você sabe?

Leitor, não sei se você acompanha as nossas redes sociais mas recentemente o consultor da Jolivi Dr. Leonardo Aguiar, fez uma live sobre Alzheimer.

A Doença de Alzheimer, leitor, é uma das patologias que mais me causa pavor e medo.

Pela definição da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), ela é conhecida como uma enfermidade incurável que ataca o cérebro e os neurônios, resultando na demência, perda de funções cognitivas e morte das células cerebrais.

Porém, diferente da definição, esse mal tem sim solução e um dos caminhos para reverter a doença é a alimentação.

Durante a transmissão, o Dr. Leo mencionou um estudo sobre “Mind Diet”, em português, dieta da mente, que é possível curar e diminuir a incidência de Alzheimer.

Fiquei encantada com essa notícia e logo em seguida fui pesquisar sobre o assunto.

A dieta foi estudada pela Rush University (EUA), com participação de 923 voluntários e as pessoas que seguiram a dieta a rigor conseguiram baixar em 53% o risco de desenvolver a doença.

Inacreditável, não é?

E além de diminuir o risco de aparecimento de Alzheimer, o hábito mind também traz benefícios para o nosso coração reduzindo a pressão arterial e previne diabetes.

E como funciona essa dieta?

A criadora dessa dieta é a Drª Martha Clare Morris da Rush University.

Com uma evidência do estudo da Mayo Clinic de 2012, comprovando a influência dos alimentos para a cognição e saúde cerebral, a doutora convergiu elemento de duas dietas famosas: DASH e mediterrânea.

Sobre a dieta mediterrânea nós já falamos aqui na Jolivi.

Mas basicamente, é uma alimentação que inclui muito peixe, gorduras boas, grãos integrais e vegetais, uma combinação que fortalece o coração e reduz doenças cardiovasculares e câncer.

Dieta Mind ou DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, em português, uma dieta para evitar a hipertensão) também é uma novidade para mim, leitor.

Eleita pela US New & World Report, publicação americana focado em nutrição, como a melhor alimentação do ano em 2015, foi desenvolvida para controlar a pressão arterial e evitar o uso de remédios.

As pesquisas já mostram que esse estilo alimentar reduz em 14% a chance de hipertensão.

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Os pilares da dieta DASH são: frutas, vegetais e laticínios com baixa concentração de gordura.

Assim, baseado no modo mediterrâneo e DASH, a Drª Martha definiu 10 alimentos que devem ser consumidos diariamente para reduzir o Alzheimer e melhorar a capacidade cognitiva:

– Vegetais verdes folhosos
– Vegetais em geral
– Nozes
– Frutas vermelhas
– Feijão
– Grãos integrais
– Peixe
– Aves
– Azeite de Oliva
– Vinho

Alimentos que devem ser evitados para a  melhoria da sua saúde mental são: as carnes vermelhas, manteiga e margarina, queijo, massas doces, frituras e fast-food.

Muito legal saber que só com a alimentação você pode prevenir o mal de Alzheimer, não é mesmo?

Coma bem e fortaleça a cabeça!

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