Buscar

Bulletproof coffee: o que é, benefícios e receita

Maior Menor
Dr. Nelson Annunciato

Especialista: Dr. Nelson Annunciato

Neurocientista

1 setembro 2020

Dr. Nelson Annunciato é pós-graduado e especialista em órgãos dos sentidos pelo Departamento de Biologia da UNICAMP; Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pela “Medizinische Universität zu Lübeck” (Universidade Médica de Lübeck, Alemanha); Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica pelo “Kinderzentrum München” (Centro Infantil de Munique, Alemanha).

O bulletproof coffee (café à prova de bala, em tradução livre) é uma bebida cremosa que mistura café com manteiga ghee, óleo de coco e azeite de oliva e é famoso pelo potencial benéfico.

De origem tibetana e bastante popular na região, o consumo em países ocidentais, como Brasil e Estados Unidos, é relativamente recente. Por isso, ainda não existem estudos específicos sobre o bulletproof coffee.

Por que, então, eu indico o seu consumo?

Porque os efeitos positivos após o consumo observados em gurus e pacientes são consistentes e as informações e estudos sobre os ingredientes – principalmente, o óleo de coco e o azeite de oliva – também dão o aval necessário para sustentar a minha orientação.

Tanto o óleo de coco quanto a manteiga ghee e o azeite de oliva são alimentos ricos em gorduras boas, o alimento preferido do seu corpo.

 

Conteúdos relacionados:

 

Os benefícios do Bulletproof coffee

O azeite de oliva traz potencial anti-inflamatório

Presente no óleo de oliva, o oleocanthal é um excelente antioxidante e anti-inflamatório.

O azeite de oliva para seu café deve ser extravirgem (o primeiro óleo que sai das oliveiras) e pensado a frio para que não contenha gordura trans.

Para saber, então, se o produto que você vem comprando para a sua família é de boa qualidade, faça o teste: prove uma colher de sopa de óleo de oliva e tente sentir a “picada”. Caso não a sinta, o seu azeite não é de tão boa qualidade.

O óleo de coco protege o seu cérebro

Em uma pesquisa simples no PubMed, a plataforma de busca de pesquisas científicas da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, é possível encontrar mais de 2.000 artigos científicos diferentes sobre o óleo de coco.

Os triglicérides de cadeia média ajudam a formar a bainha de mielina, uma “capinha” que envolve o axônio (parte do neurônio que conduz os impulsos elétricos entre os corpos celulares, ou seja, de um neurônio para outro).

Quando essa capinha se forma e se mantém estável, o neurônio consegue se comunicar com muito mais eficácia com outro porque a velocidade de transporte é maior e as conexões acontecem mais rapidamente de uma célula nervosa para outra.

Óleo de coco, um dos alimentos que ajudam na prevenção do câncer

O óleo de coco é um poderoso antivirótico, antibacteriano e antifúngico

O óleo de coco é uma gordura de cadeia média transportada, via veia porta, diretamente do intestino para o fígado, onde se transformam em energia. Eles não são depositados em células adiposas, ou seja, são incapazes de promover ganho de peso. Pelo contrário, eles são termogênicos e contribuem para o aumento do metabolismo basal.

Esse superalimento também é rico em ácido láurico, que constitui 47% de seus índices de ácidos graxos. Em contato com o estômago, o ácido láurico se transforma em monolaurina, um poderoso antivirótico, antibacteriano e antifúngico, que não gera resistência bacteriana e nem efeito colateral.

Uma bactéria que come gordura abdominal?!

Cientistas americanos comprovam: há algo diferente no corpo dos magros que está em FALTA no corpo dos obesos (e que pode te ajudar a eliminar os quilos extras).

Falo das bactérias EMAGRECEDORAS, que podem devorar a gordura abdominal. Clique aqui para saber mais.

Aliado a isso, o óleo de coco é reconhecidamente um potente anti-inflamatório, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL, sem alterar os níveis de colesterol, na maioria dos inúmeros estudos onde o perfil lipídico foi avaliado.

Esses e outros benefícios são comprovados em artigos e na literatura científica médica, que destacam sua ação na prevenção e no tratamento de patologias como Doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, obesidade e infecções.

Manteiga ghee blinda a sua imunidade

Bastante tradicional na culinária e terapia ayurvédica, a manteiga ghee, conhecida também como manteiga clarificada, é utilizada como remédio contra inflamações gastrointestinais e problemas de imunidade.

Bulletproof coffee pode ser consumido por qualquer pessoa?

A probabilidade de todas as pessoas que inserirem em suas rotinas o bulletproof coffee sentirem seus efeitos benéficos é bastante grande. Vale lembrar que cada indivíduo é único e que sempre é preciso lembrar dessa questão.

A bebida é ideal para quem pratica a dieta cetogênica e o jejum intermitente porque ela não interrompe a cetose, pois não altera o seu índice glicêmico.

Bulletproof coffee é uma ótima bebida para complementar a sua dieta cetogênica

Caso você não faça o jejum intermitente, a indicação é que você não substitua totalmente seu café da manhã pelo bulletproof coffee. Alie o poder da bebida com outras combinações saudáveis, como:

  • Ovos mexidos, feitos com óleo de coco e temperados com cúrcuma e sal rosa de Himalaia
  • Abacate sem açúcar
  • Panqueca de ovos com banana e creme de amendoim sem açúcar

A receita de Bulletproof coffee

Ingredientes: 1 banana; 1 ovo; canela à gosto; manteiga ghee à gosto; óleo de coco à gosto; azeite de oliva à gosto; creme de amendoim à gosto.

Modo de fazer: Amasse uma banana e quebre o ovo dentro do mesmo recipiente. Bata tudo junto com um garfo. Acrescente a canela à gosto. Unte uma frigideira com um pouco de manteiga ghee ou óleo de coco. Despeje a mistura na frigideira, tampe e deixe em fogo baixo por 4 minutos. Destampe, vire a panqueca e deixe por mais 1 minuto e meio. Coloque a panqueca no prato, acrescente o creme de amendoim e bom apetite!

Derreta até 10 quilos em 25 dias

Esqueça as dietas restritivas, os exercícios extenuantes e os remédios para emagrecer.

Este método de apenas 2 passos simples pode fazer você perder até 10 quilos em 25 dias, fazendo suas células de gordura comerem a si mesmas.

Saiba aqui como fazer suas células de gordura se autodestruírem.

Dr. Nelson Annunciato

Especialista: Dr. Nelson Annunciato

Neurocientista

1 setembro 2020

Dr. Nelson Annunciato é pós-graduado e especialista em órgãos dos sentidos pelo Departamento de Biologia da UNICAMP; Doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pela “Medizinische Universität zu Lübeck” (Universidade Médica de Lübeck, Alemanha); Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica pelo “Kinderzentrum München” (Centro Infantil de Munique, Alemanha).

Conteúdos Relacionados